sábado, 21 de junho de 2008

UEFA Euro 2008 – Quartas-de-Final

Croácia 1x1 Turquia (1x3 nos pênaltis)

Um jogo horroroso e um final espetacular. Só o futebol é capaz de produzir uma anomalia como essa. O primeiro tempo até apresentou um futebol aceitável. A Croácia manteve o esquema que fez 100% de aproveitamento na primeira fase, com Kranjcar jogando atrás do único atacante, Olic, e apostando na movimentação incansável do excelente Modric. Já a Turquia inovou, dando mais liberdade para os laterais apoiarem o ataque. A mudança fez diferença, já que o lateral-direito Hamit Altintop é talvez o melhor atleta turco. Mas as duas equipes, apesar de muita vontade e dedição, pouco apresentaram em termos de técnica. Na segunda etapa o jogo piorou muito, e ficou extremamente truncado, com a bola presa no meio de campo. Com o resultado final em 0x0 ao final dos 90 minutos, o jogo foi para a prorrogação. E na primeira parte do tempo extra, o que se viu foi uma blitz turca. Os otomanos foram para cima apostando na mesma arma que os levou às quartas-de-final, a raça. Mas mesmo assim, o jogo continuava com cara de decisão nos pênaltis. No segundo tempo essa cara persistiu, e quando tudo indicava as penalidades, aos 13 minutos Modric cruzou, Rustu saiu mal do gol, e Klasnic fez 1 a 0. Festa croata, classificação garantida. Mas a Turquia, novamente, não deixou de acreditar. E Rustu, que minutos antes assumia o papel de vilão, lançou a bola para área, e Senturk acertou um lindo chute para empatar o jogo, nos descontos da prorrogação. Depois disso, enquanto os turcos se empolgaram, os croatas se desesperaram. E nos pênaltis, como é bastante comum, o craque do jogo falhou. Modric desperdiçou a primeira cobrança croata, Arda Turam marcou, Srna empatou, Senturk colocou a Turquia na frente, Rakitic também errou, Altintop fez 3x1 e Rustu assumiu de vez o papel de herói ao pegar o último chute dos balcânicos, de Petric, selando uma improvável classificação turca para as semifinais, onde enfrenta a Alemanha. E vai precisar de muita força de vontade e garra para superar o cansaço e os desfalques na partida. Mas dessa Turquia, já não é mais possível duvidar.

Croácia: Pletikosa; Corluka, R. Kovac, Simunic e Pranjic; Srna, Modric, N. Kovac e Rakitic; Kranjcar (Petric) e Olic (Klasnic).
Turquia: Rüstü Reçber; Hamit Altintop, Gökhan Zan, Emre Asik e Hakan Balta; Sabri Sarioglu, Mehmet Topal (Semih Sentürk), Tuncay Sanli e Arda Turam; Kazim Kazim (Ugur Boral) e Nihat Kahveci (Gökdeniz Karadeniz).
Melhor em Campo da UEFA: Hamit Altintop (TUR).
Cartões Amarelos: Arda Turam, Emre Asik, Tuncay Sanli e Ugur Boral (TUR).
Gols: Klasnic (CRO) aos 14 min e Semih Sentürk (TUR) aos 16 min do 2º tempo da prorrogação. Estádio: Ernst Happel, Viena, Suíça.
Árbitro: Roberto Rosetti (ITÁ).

Rafael Porto

Nenhum comentário: