quarta-feira, 18 de junho de 2008

UEFA Euro 2008 – Jogos do Dia – 17/06

Holanda 2x0 Romênia

A Holanda, já classificada em 1o lugar no Grupo C, foi a campo com apenas dois jogadores titulares. Como a Romênia dependia apenas de si mesma para se classificar, se esperava um domínio dos romenos na partida. No primeiro tempo isso até se confirmou, principalmente com chutes da fora da área dos balcânicos. Mas na segunda etapa, quando a Holanda abriu o placar, a Romênia mostrou nervosismo para ir atrás do resultado. No fim do jogo, quando o desânimo já havia tomado conta do time adversário, a Orange fez o segundo e garantiu os 100% de aproveitamento. Agora, os comandados de Marco Van Basten enfrentam o vencedor de Rússia x Suécia nas quartas-de-final. A Romênia se despede, mas deixa uma boa impressão, e merece conquistar uma vaga para o Mundial de 2010.

Holanda: Stekelenburg; Boulahrouz (Melchiot), Heitinga, Bouma e De Cler; Van Persie, Engelaar, Afellay, De Zeeuw e Robben (Kuyt); Huntelaar (Hesselink).
Romênia: Lobont; Contra, Ghionea, Tamas e Rat; Nicolita (Petre), Cocis, Chivu, Codrea (Dica) e Mutu; M. Niculae (D. Niculae).
Melhor em Campo da UEFA: Van Persie (HOL).
Cartão Amarelo: Chivu (ROM).
Gols: Huntelaar (HOL) aos 9 e Van Persie (HOL) aos 42 do 2º tempo.
Estádio: Stade de Suisse, Berna, Suíça.
Árbitro: Massimo Busacca (SUÍ).

França 0x2 Itália

Os dois finalistas da última Copa do Mundo se reencontrando em uma competição de 1o nível. E os dois com chances de morrer abraçados, caso a Romênia vencesse a Holanda. A Itália veio para jogar italianamente, sempre preocupada com a defesa, e apostando em um meio campo estranho, com Pirlo, De Rossi e Perrotta atuando em posições diferentes das quais estão acostumados. No ataque, Cassano tinha a missão de municiar Toni. Já a França veio com a promissora dupla Henry e Benzema no ataque, o que dava esperança de uma atuação melhor do que as anteriores. O problema é que Ribery se machucou ainda no começo do jogo, e os Bleus perderam muito com a saída dele. Além disso, o técnico francês, Raymond Domenech, resolveu escalar Abidal como zagueiro, o que absolutamente não deu certo, já que ele fez um pênalti e acabou sendo expulso. A Itália está classificada para a próxima fase, onde enfrenta a Espanha. Já a França se despede melancolicamente, assim como na Copa de 2002.

França: Coupet; Clerc, Gallas, Abidal e Evra; Govou (Anelka), Toulalan, Makelele e Ribery (Nasri) (Boumsong); Benzema e Henry.
Itália: Buffon; Zambrotta, Panucci, Chiellini e Grosso; Pirlo (Ambrosini), De Rossi, Gattuso (Aquilani) e Perrotta (Camoranesi); Toni e Cassano.
Melhor em Campo da UEFA: De Rossi (ITA).
Cartões Amarelos: Govou, Henry, Evra, Boumsong (FRA), Chiellini, Gattuso e Pirlo (ITA).
Cartão Vermelho: Abidal (FRA).
Gols: Pirlo (ITA) de pênalti aos 25 do 1º tempo e De Rossi (ITA) aos 17 do 2º tempo.
Estádio: Letzigrund, Zurich, Suíça.
Árbitro: Lubos Michel (ESL).

Classificação Final Grupo C

1º - Holanda – 9 pontos
2º - Itália – 4 pontos
3º - Romênia – 2 pontos
4º - França – 1 ponto.

Rafael Porto

Um comentário:

Anônimo disse...

Yugs, daw nabasahan ko naman ni sa iban nga blog?