segunda-feira, 9 de junho de 2008

UEFA Euro 2008 – Jogos do Dia – 09/06

Romênia 0x0 França

A partida que abriu o chamado “grupo da morte” foi a pior da Euro até aqui. Romenos e franceses fizeram um jogo bem modorrento, sem grandes oportunidades de gol e sem muita intenção de se arriscar a sofrer um contra ataque. Na segunda etapa a França ainda ameaçou mais, mas o sistema defensivo da Romênia provou estar afiado.

Romênia: Lobont; Contra, Tamas, Goian e Rat; Cocis (Codrea), Radoi (Dica) e Chivu; Nicolita, Niculae e Mutu (M. Niculae).
França: Coupet; Sagnol, Thuram, Gallas e Abidal; Ribery, Toulalan, Makelele e Malouda; Anelka (Gomis) e Benzema (Nasri).
Melhor em Campo da UEFA: Makelele (FRA)
Cartões Amarelos: Contra, Goian, Niculae (ROM) e Sagnol (FRA).
Estádio: Letzigrund, Zurich, Suíça
Árbitro: Manuel Mejuto González (ESP)

Holanda 3x0 Itália

Para fazer o contraste com o primeiro jogo, a partida que fechou a primeira rodada do Grupo C foi a melhor da Euro até aqui. Holanda e Itália protagonizaram um jogo de gente grande, com opções táticas e técnicas de encher os olhos de quem gosta de futebol. O resultado pode dar a impressão de um massacre holandês, mas não foi isso que aconteceu. As duas equipes jogavam de igual para igual até que a arbitragem errou e não marcou um impedimento claríssimo no gol de Nistelrooy. Quando ainda tentava assimilar o golpe, a Holanda ampliou. No segundo tempo, a Itália foi para cima, teve muito mais chances, mas em um contra-ataque mortal, a Orange fechou uma vitória fantástica, que pode dar uma moral incrível para a equipe de Van Basten na seqüência da competição.

Holanda: Van der Sar; Ooijer, Boulahrouz (Heitinga), Mathijsen e Van Bronckhorst; Kuyt (Afellay), De Jong, Van der Vaart, Engelaar e Sneijder; Van Nistelrooy (Van Persie).
Itália: Buffon; Panucci, Barzagli, Materazzi (Grosso) e Zambrotta; Ambrosini, Pirlo e Gattuso; Camoranesi (Cassano), Toni e Di Natale (Del Piero).
Melhor em Campo da UEFA: Sneijer (HOL)
Cartões Amarelos: De Jong (HOL), Zambrotta, Gattuso e Toni (ITA).
Gols: Van Nistelrooy (HOL) aos 26, Sneijer (HOL) aos 31 do 1º tempo e Van Bronckhorst (HOL) aos 34 do 2º tempo.
Estádio: Stade de Suisse, Berna, Suíça
Árbitro: Peter Fröjdfeldt (SUÉ)

Classificação Grupo C
1º - Holanda – 3 pontos
2º - França – 1 ponto, 0 de saldo
Romênia – 1 ponto, 0 de saldo
4º - Itália – 0 ponto

Rafael Porto

2 comentários:

Anônimo disse...

Não pude ver todo o jogo, mas o pouco que ví, gostei muito do time holandes, me surpreendeu na forma de jogar. Bons nomes todos sabemos que eles têm, mas se continuarem a jogar assim, um dos dois "favoritos" do grupo vai cair...e a Laranja vai em frente. Tomara

Anônimo disse...

Só uma pequena correção no texto. O gol de Nistelrooy foi legal. A UEFA e a FIFA esclareceram que um jogador que está fora do campo só não conta para efeito de impedimento se tiver sido autorizado pelo árbitro, o que não aconteceu com Panucci.
Então, CARIMBA que o gol foi legal!