quinta-feira, 15 de maio de 2008

Zenit St. Petersburg

E não é que o Zenit conquistou o título da Copa UEFA? E não foi aquele título meia-boca não. Os caras fizeram uma campanha irretocável, e muita gente se surpreendeu com o time russo. Por isso, vamos relembrar a campanha dos campeões da segunda competição européia.
O Zenit entrou na Copa UEFA na Segunda Fase Preliminar, depois de ficar em 4o lugar no Campeonato Russo de 2006. Eliminou o Zlaté Moravce, da Eslováquia, com uma placar agregado de 5 a 0. Na primeira fase, eliminou o Standard Liége, que se não é um gigante europeu, acabaria a temporada com o título belga. O placar somado das duas partidas foi de 4 a 1.
Na Fase de Grupos o Zenit ficou na Chave A, ao lado de Everton, da Inglaterra, Nuremberg, da Alemanha, AZ, da Holanda, e Larissa, da Grécia. Foi o momento de maior oscilação na campanha. O time azul da Rússia empatou em casa por 1 a 1 com o AZ, venceu o Larissa fora por 3 a 2, voltou a empatar em casa, dessa vez com o Nuremberg em 2 a 2, e perdeu fora para o Everton por 1 a 0. Se classificou em terceiro lugar, beneficiado pelo regulamento esquisito da competição.
Na fase seguinte começou a espetacular arrancada do time de São Petersburgo. Contra o Villarreal, time que desbancou o Barcelona no Campeonato Espanhol, o Zenit se classificou pelos gol marcado fora de casa. Venceu na Rússia por 1 a 0, e perdeu na Espanha por 2 a 1.
Nas oitavas-de-final, contra o Olympique de Marselha, mais uma classificação pelos gols como visitante. Perdeu na França por 3 a 1, e venceu na Rússia por 2 a 0. Lembrando que o Olympique estava na Liga dos Campeões, onde inclusive chegou a vencer o Liverpool.
Na fase seguinte, as quartas-de-final, é que o Zenit realmente mostrou que não estava para brincadeira. Contra a boa equipe do Bayer Leverkusen, os russos enfiaram 4 a 1 na Alemanha, e aí até puderam perder por 1 a 0 na Rússia.
Na semifinais o Zenit entrou para a história e se colocou como favorito ao título. Diante do gigantesco Bayern de Munique, time bilionário e mega-hiper-super-favorito ao título, um empate em 1 a 1 na Alemanha, e uma surra de 4 a 0 na Rússia.
Na final, disputada no City of Manchester Stadium, casa do Manchester City, o Zenit fez bonito e venceu o Glasgow Rangers por 2 a 0. Assim, depois de dois anos com o Sevilla, a taça da Copa UEFA volta para a Rússia, onde esteve em 2004/05, quando o CSKA venceu o Sporting Lisboa na final.
Além dessa campanha fantástica, deixando para trás equipes muito mais famosas, o Zenit também emplacou o artilheiro da competição. Pavel Progrebnyak fez 10 gols, e ao lado de Luca Toni, foi o goleador do torneio.
Parabéns ao Zenit, que mostrou que um time russo pode se dar bem mesmo sem contratar um caminhão de brasileiros. E atenção, porque ano que vem eles estão garantidos na Fase de Grupos da Liga dos Campeões, já que conquistaram o Campeonato Russo em 2007.
Rafael Porto

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao Zenit, que se mostrou uma grata surpresa e cresceu na hora certa dentro da competição. O time promete fazer bonito na próxima Champions, só espero que não se empolgue com tanto dinheiro e contrate um monte de branco ruim de bola e enganador.
Obs: Se o Rangers levasse, eu cortava meus pulsos! HAHAHAHAA