segunda-feira, 12 de maio de 2008

Campeonato Brasileiro 2008

Começou a temporada 2008 no futebol brasileiro. Estaduais? Fala sério! Me diz o que Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras acham de conquistarem o Estadual e tomarem bomba na Libertadores/Copa do Brasil?
Todo mundo sabe que o Brasileirão não é exatamente um exemplo de bom campeonato. Falta qualidade técnica e tática, falta organização, falta público, falta dinheiro. Mas sobra diversão. Então vamos lá, uma rápida apresentação dos 20 clubes que jogam a Série A esse ano, por ordem alfabética.

ATLÉTICO-MG
- O Atlético começou o ano de forma promissora, com a empolgação pelo centenário do clube e a utilização de vários jovens atletas de futuro. O problema é que levou uma surra do Cruzeiro, o que pode fazer a diretoria tomar decisões precipitadas. A injustificável contratação de Petkovic também mostra que o Galo ainda não está pronto para sonhar mais alto.
Expectativa: Lutar pela Copa Sul-Americana
Destaque: Danilinho (meia/atacante)

ATLÉTICO-PR
- Depois de um começo arrasador de um estadual muito fraco e que não serve de parâmetro, a derrota para o rival na final pode abalar ainda mais um time que já parece abalado. Se fizer valer o fator casa como em alguns anos anteriores, pode brigar por uma posição mediana na tabela, mas se começar mal como nos dois últimos anos, vai brigar pra não cair. Está na hora da diretoria esquecer a infra-estrutura e pensar em resultados.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento
Destaque: Netinho (lateral-esquerdo/meia)

BOTAFOGO
- O Botafogo tem um time muito competente para os padrões brasileiros, e tem condições de fazer uma boa campanha. O problema é que o alvinegro é um time que entra em crise muito fácil, e pode se perder depois de qualquer derrota. Com o vice-campeonato estadual, isso parece ter diminuído, o que é um bom sinal para o time de Cuca, um dos técnicos mais promissores do país. O ponto negativo é a presença de Carlos Alberto.
Expectativa: Lutar pela Libertadores da América
Destaque: Wellington Paulista (atacante)

CORITIBA
- O alviverde paranaense parece estar no caminho certo. Tem um bom treinador, conseguiu segurar os principais jogadores até agora, e contratou destaques de times com boa campanha no Campeonato Paulista. Mesmo assim é a primeira temporada na Série A depois de dois anos, e o time pode sentir a diferença de competitividade.
Expectativa: Lutar pela Copa Sul-Americana
Destaque: Keirrison (atacante)

CRUZEIRO
- Guardadas as devidas proporções, o Cruzeiro lembra muito o Arsenal. Tem um time muito rápido, com excelente toque de bola, com o ataque como principal ponto positivo. E também jovem demais. A inexperiência dos atletas da Raposa pode acabar se fazendo sentir em uma competição longa e difícil como o Brasileirão. Mesmo assim, é um dos melhores times do país, e o técnico Adílson Batista vem surpreendendo positivamente.
Expectativa: Lutar pelo título
Destaque: Marcelo Moreno (atacante)

FIGUEIRENSE
- O Figueirense já está na Série A há algum tempo. Muito dessa constância se deve à boa estrutura do clube. Em 2008 a história deve ser parecida, porque jogadores e técnico (Galo) o Figueira não tem para justificar uma grande campanha. Se não surgir uma novidade como a dupla Cícero e Soares, a temporada deve ser apática pelos lados de Floripa.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento.
Destaque: Cleiton Xavier (meia)

FLAMENGO
- A dolorosa eliminação na Copa Libertadores da América precisa servir de lição para o Flamengo. O clube tem um dos melhores elencos do país, uma torcida apaixonada, e um técnico promissor (Caio Júnior). O problema é que o rubro-negro carioca tem uma tendência forte a embarcar nos oba-obas da imprensa. Isso pode fazer o time achar que é melhor do realmente é, e aí as coisas se complicam.
Expectativa: Lutar pelo título
Destaque: Ibson (meia)

FLUMINENSE
- O dinheiro da Unimed e a grata surpresa que é o técnico Renato Gaúcho são os trunfos do Fluminense. O Tricolor das Laranjeiras já fez uma excelente temporada em 2007, mesmo depois do título da Copa do Brasil. Esse ano, com boas contratações (esqueça Gustavo Nery, ele já foi embora) e a manutenção dos destaques, é favorito ao título.
Expectativa: Lutar pelo título.
Destaque: Thiago Neves (meia)

GOIÁS
- O técnico Vadão acumula fracassos em clubes de todos os cantos do país. O cara vive da fama de ter montado o Carrossel Caipira, time do Mogi Mirim que revelou Rivaldo. Mas isso foi em 1991. Somando isso com um time fraquinho, a temporada tem tudo para ser trágica para os Esmeraldinos.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento
Destaque: Paulo Baier (lateral-direito/meia)

GRÊMIO
- A diretoria começou mal o ano, mandando o técnico Vagner Mancini embora depois de seis jogos, e sem nenhuma derrota. Eliminado na mesma semana do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil, Celso Roth já começa o Brasileirão com a corda no pescoço, o que é sempre perigoso. E depender de Roger, que joga quando tem vontade, é de chorar.
Expectativa: Lutar pela Copa Sul-Americana
Destaque: Roger (meia)

INTERNACIONAL
- Na Copa do Brasil o Inter segue o principal favorito. E no Brasileirão não é diferente. O Colorado tem um elenco forte, e o melhor ataque do Brasil, com Fernandão e Nilmar. Com mais de 60 mil sócios e casa cheia em todos os jogos em Porto Alegre, é um dos principais favoritos ao caneco. E o meia Alex, que comeu a bola no Gaúchão, vai poder provar que é mesmo um craque.
Expectativa: Lutar pelo título
Destaque: Fernandão (atacante)

IPATINGA
- O Tigre do Vale do Aço foi rebaixado no Campeonato Mineiro. O Tigre do Vale do Aço foi rebaixado no Campeonato Mineiro. O Tigre do Vale do Aço foi rebaixado no Campeonato Mineiro. Pronto, está resumido o que se espera do Ipatinga. Vai tentar não ser pior que o América de Natal do ano passado.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento.
Destaque: Augusto Recife (volante)

NÁUTICO
- Não teve nem chance de mostrar alguma coisa no Estadual, tamanha foi a superioridade do Sport. E isso é um mau sinal, já que a Série A é muito mais complicada que o Pernambucano. A espetacular reação do ano passado mostra que com a ajuda da torcida o Timbu pode surpreender, mas o raio não costuma cair duas vezes no mesmo lugar.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento.
Destaque: Geraldo (meia)

PALMEIRAS
- A parceria com a Traffic trouxe bons jogadores e um bom técnico para o Verdão. No futuro, o Palmeiras pode ter problemas, como teve quando a Parmalat saiu, e como o Santos teve quando Luxemburgo saiu. Mas a curto prazo, o campeão paulista deve fazer sua fanática e exigente torcida muito feliz.
Expectativa: Lutar pelo título.
Destaque: Valdivia (meia)

PORTUGUESA
- A Lusa talvez seja um dos times mais simpáticos do Brasil. O problema é que times simpáticos geralmente não fazem mal a ninguém. E esse parece ser o caso da Portuguesa. Recém chegada da Série B, a equipe deve cumprir campanha discreta na primeira divisão. Se conseguir segurar o excelente Diogo, pode sonhar com mais um ano entre os grandes.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento.
Destaque: Diogo (meia/atacante)

SANTOS
- O Santos de 2008 tinha tudo para se dar mal. Sem dinheiro, a diretoria apostou em jovens das categorias de base e trouxe estrangeiros desconhecidos. Mas depois de tropeços no Paulistão, o técnico Emerson Leão conseguiu arrumar o time. Mesmo assim não parece ser o suficiente para uma boa campanha.
Expectativa: Lutar pela Copa Sul-Americana.
Destaque: Kleber Pereira (atacante)

SÃO PAULO
- Bicampeão brasileiro, o São Paulo entra naturalmente como um dos favoritos ao título. O futebol inconstante dos primeiros meses de 2008 preocupa, mas é preciso lembrar que ano passado o Tricolor também só embalou durante o Brasileirão. O maior problema é que o time mudou o jeito de jogar por causa de Adriano, e o cara já está de malas prontas para ir embora. Ou seja, o jeito de jogar vai ter que mudar de novo.
Expectativa: Lutar pelo título.
Destaque: Adriano (atacante)

SPORT
- O Leão da Ilha do Retiro sobrou no Campeonato Pernambucano, eliminou o Palmeiras na Copa do Brasil e complicou o Internacional no primeiro jogo. Com o apoio da torcida, o Sport pode ser uma das principais surpresas do Brasileirão, mas depende de má campanha de outras equipes para sonhar mais alto.
Expectativa: Lutar pela Copa Sul-Americana
Destaque: Carlinhos Bala (atacante)

VASCO
- Já faz algum tempo que a expectativa sobre o Vasco é sempre a mesma: lutar contra o rebaixamento. Mas o time de São Januário sempre dá um jeitinho de fazer “algo mais”, e escapa sem maiores problemas da degola. Esse ano o time continua fraco, mas continua com cara de meio da tabela. Por isso, deve continuar na mesma.
Expectativa: Lutar pela Copa Sul-Americana.
Destaque: Leandro Amaral (atacante)

VITÓRIA
- A equipe do rubro-negro baiano é formado por jogadores veteranos e atletas emprestados por equipes medianas do Brasil. Apesar do título estadual, o Vitória deve ter problemas no seu retorno à Série A. A pressão da torcida no estádio Barradão pode ajudar, mas é difícil acreditar em uma boa campanha.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento
Destaque: Ramon (meia)
Pedro Júnior e Rafael Porto

6 comentários:

Anônimo disse...

Entrei inumeras vezes aqui, mas nao tive coragem de comentar sobre o post, achei muita bobagem escrita, me desculpe a sinceridade, mas enfim...mas o destaque foi a suspensao de Joao Felipe!

Anônimo disse...

Se você não disser quais são as bobagens, o seu comentário não tem valor algum! Desculpe a sinceridade.

Anônimo disse...

O Sérgio ficou triste que a gente falou mal do Atlético.
Aliás, o Waitakere goleou o Kossa FC por 5 a 0 e é campeão da Oceania. Está garantido no Mundial de Clubes, ao lado do Pachuca, do México.

Anônimo disse...

Eu imaginei isso também, mas não quero acreditar...por isso perguntei.

Anônimo disse...

Flamengo brigar pelo titulo, botafogo em busca de uma vaga na libertadoreres, fluminense brigar pelo titulo...me desculpe! de repente isso ate esteja em papeis, em nomes, com algumas boas contratacoes, alguns nomes grandes no elenco, mas nao concordo!!! ainda mais que nunca acreditei na credibilidade do futebol carioca! nao quis ofender, mas so nao concordo! nao usei as melhores palavras para o meu ultimo comentario, sempre cometo erro com as palavras hehehe.

Do Atletico, coloco ele como uma grande duvida, nos ultimamos anos nunca tivemos um belo time e fizemos algumas boas conquistas e ate grandes recuperacoes nas ultimas competicoes...enfim! que venha o campeonato

Anônimo disse...

Opiniões devidamente colocadas, agora sim eu digo: Graças a Deus que cada um tem a sua.