sexta-feira, 23 de maio de 2008

La Liga 2007/08 – Resumo da Temporada

O ano começou promissor para o futebol espanhol. O Real Madrid, como sempre, trouxe um caminhão de reforços mediáticos. O Barcelona contratou Thierry Henry. Vários times medianos pareciam ter condições de incomodar. Valencia, Atlético de Madrid, Sevilla, Racing Santander, Espanyol, Zaragoza e Villarreal prometiam uma briga boa na ponta. A abertura da temporada reforçou a idéia com a vitória do Sevilla sobre o Real Madrid na Supercopa da Espanha. Na Supercopa da UEFA os andaluzes não tiveram sorte, mas o adversário era o Milan.
Mas quando a Liga Española começou as coisas se mostraram bem diferentes. O Real Madrid sempre foi superior, mas em poucos momentos da temporada se mostrou realmente forte. Tanto que na Liga dos Campeões caiu novamente nas oitavas-de-final. O Barcelona teve um desempenho ridículo. Muita confusão nos bastidores, péssimos resultados dentro de casa, e amareladas homéricas quando tinha chances de encostar no rival. De positivo só o surgimento de Bojan, que mostrou personalidade, decidindo quando os astros estavam sumidos. Apesar de semifinalista na Europa, os blaugranas ficaram devendo.
O Atlético de Madrid, apesar de toda as contratações, derrapou muito, e por pouco não ficou de fora da Liga dos Campeões da próxima temporada. O Sevilla acabou não conseguindo conciliar Liga dos Campeões com campeonato nacional, mas fez um excelente segundo turno.
O Valencia foi a maior decepção do ano. Mesmo com um elenco muito forte, que é a base da Seleção Espanhola, os Ches foram extremamente apáticos. Na Liga dos Campeões ficaram com o último lugar de um grupo fraco, atrás de Schalke 04 e Rosenborg. Acabam o ano premiados, injustamente, com uma vaga na Copa UEFA, graças ao título da Copa do Rei.
Destaque especial para Villarreal, vice-campeão com méritos. O Submarino Amarelo voltou a provar que é um time em crescimento, e que pode brilhar sem Riquelme. O Racing Santander também fez bonito, principalmente em casa, transformando as partidas no Estádio El Sardinero em um inferno para os rivais. E parabéns ao Getafe, que além do vice-campeonato na Copa do Rei, ainda chegou às quartas-de-final da Copa UEFA, quase eliminando o poderoso Bayern de Munique.
Lá embaixo na tabela, o rebaixamento do Zaragoza deve ser lamentado. São times médios e tradicionais como esse que dão graça aos torneios nacionais na Europa.
Campeão: Real Madrid
Vaga na Fase de Grupos da Liga dos Campeões: Real Madrid e Villarreal
Vaga na 3a Preliminar da Liga dos Campeões: Barcelona e Atlético de Madrid
Campeão da Copa do Rei: Valencia
Vaga na 1ª Fase da Copa da UEFA: Sevilla, Racing Santader e Valencia
Vaga na 3a Fase da Copa Intertoto: Deportivo La Coruña

Campeão da Supercopa da Espanha: Sevilla
Rebaixados: Zaragoza, Murcia e Levante
Artilheiro: Dani Güiza (Mallorca) - 27 gols