quinta-feira, 29 de maio de 2008

Premier League 2007/08 – Resumo da Temporada

Mais um ano histórico para o futebol inglês. Além ter os dois finalistas da Liga dos Campeões, além de um semifinalista, a Inglaterra teve mais uma vez o melhor campeonato nacional da temporada européia. A Premier League foi disputadíssima desde a primeira rodada, e três times tiveram momentos diferentes em que deram pinta que conquistariam a taça.
O primeiro deles foi o Arsenal. O time do técnico Arsène Wenger começou a temporada arrasador, sem sentir falta de Thierry Henry, e mostrando ao mundo o talento do espanhol Cesc Fabregas. Parecia que finalmente as revelações dos Gunners tinham amadurecido. Mas no segundo turno o fôlego acabou, e a inexperiência do grupo pesou. O Arsenal acabou na terceira posição, mas tem um time que pode fazer muito bonito no futuro.
O Manchester United foi um caso a parte. Os Red Devils jogaram o melhor futebol do mundo em 2007/08, e foram premiados com o título nacional e continental. Alex Ferguson trouxe reforços escolhidos a dedo, e Cristiano Ronaldo foi um monstro, quebrando o recorde de gols marcados em uma mesma temporada com a camisa do United.
O Chelsea começou a temporada vacilando muito. Tanto que o português José Mourinho foi embora logo no começo do ano. O israelense Avram Grant chegou, muito mais por ser amigo do dono dos Blues do que por méritos como treinador. Mas não é que o time se encontrou na segunda metade da competição? O Chelsea tirou uma diferença de 11 pontos que o Manchester tinha, e só perdeu o título na última rodada.
Já o Liverpool decepcionou. Tudo bem que mais uma vez os Reds chegaram longe na Liga dos Campeões (semifinais), mas o desempenho na Inglaterra foi pífio. Mesmo com reforços de peso, inclusive o excelente Fernando Torres, a equipe de Rafael Benítez teve que suar a camisa para garantir um quarto lugar. Muito pouco para o maior campeão da história do Campeonato Inglês.
Entre a chamada “Classe Média” da Premier League a temporada também foi boa. Mais uma vez ficou evidente que existe um abismo entre os quatro grandes e o resto, mas pelo menos esse resto protagoniza boas disputas. O destaque esse ano foi o Everton, que lutou muito por uma vaga na Liga dos Campeões. O técnico dos Toffees, David Moyes, já começa a merecer atenção de times maiores.
Aston Villa, Blackburn, Portsmouth, Manchester City e West Ham também birlharam, e só não fizeram uma emocionante corrida pelas vagas na Copa UEFA porque nesse ano os grandes não venceram as copas nacionais, e as vagas ficaram com os campeões desses torneios de menor importância.
Newcastle e Tottenham decepcionaram, gastando rios de dinheiro em reforços e conseguindo resultados medianos. Pelo menos os Spurs tem boas perspectivas para o ano que vem, enquanto os Magpies não têm um horizonte dos mais bonitos.
Na parte de baixo da tabela, Fulham e Bolton tiveram que lutar até o fim, mas conseguiram se manter na elite. Reading, Birmingham e Derby County não tiveram a mesma sorte. Alias, o Derby teve o pior desempenho da história da Premier League, com incríveis 11 pontos em 38 jogos, e apenas uma vitória.
Campeão: Manchester United
Vaga na Fase de Grupos da Liga dos Campeões: Manchester United e Chelsea
Vaga na 3a Fase Preliminar da Liga dos Campeões: Arsenal e Liverpool
Vaga na Primeira Fase da Copa UEFA: Everton, Portsmouth e Tottenham Hotspurs
Vaga na Primeira Fase Preliminar da Copa UEFA: Manchester City
Vaga na 3a Fase da Copa Intertoto: Aston Villa
Campeão da Copa da Inglaterra: Portsmouth
Campeão da Copa da Liga Inglesa: Tottenham Hotspurs
Rebaixados: Reading, Birmingham City, Derby County
Artilheiro: Cristiano Ronaldo (Manchester United) – 31 gols

Rafael Porto

terça-feira, 27 de maio de 2008

Série A 2007/08 – Resumo da Temporada

E a Internazionale conquistou o tricampeonato italiano, sendo o segundo dentro de campo. Podem até pensar que eu estou de implicância, mas a verdade é que ainda não senti que a Inter tenha vencido apenas por méritos próprios. Ainda acho que a fragilidade dos principais rivais tem ajudado muito os Neroazurri.
O primeiro turno da Inter foi perfeito. Com um Ibrahimovic brilhante, a Inter atropelou todo mundo. Aliás, se não fosse esse começo de temporada teria sido difícil ficar com o tricampeonato. Isso porque na segunda metade do campeonato a Inter caiu muito. Muita coisa pode explicar essa queda de produção. Pode ter sido o desânimo por mais uma eliminação precoce na Liga dos Campeões (dessa fez frente ao Liverpool, nas oitavas-de-final). Também pode ter sido a ausência de Ibra, lesionado na maior parte do segundo turno. Mas a mais provável explicação é que os vestiários da Inter continuam conturbados. Roberto Mancini não é um treinador que tenha mostrado muita habilidade no manejo de egos, e em um time estelar como o neroazzuri isso é fatal. As declarações de Figo, que disse que só fica em Milão se Mancini sair, comprovam isso. Assim, é difícil imaginar que a Inter conseguiria o Scudetto se um rival mais forte (Juventus ou Milan) estivesse em uma temporada normal.
A Roma foi uma adversária competente. Mas os Gialorossi não são considerados exatamente uma grande força italiana ou européia, e isso pesa principalmente na questão psicológica. Mesmo assim, os romanistas cumpriram uma campanha extremamente regular, quase sempre perto do primeiro lugar, e sempre longe do terceiro. O título da Coppa Itália é um excelente prêmio para a Roma.
Na terceira colocação, a Juventus mostrou que está voltando ao topo devagar. Mesmo para um gigante, a queda para a Série B, ainda mais nas circunstâncias em que ela aconteceu, mexem com time. E no retorno à elite, a Vecchia Signora fez bonito.
A Fiorentina do nosso amigo Pedro também merece elogios. Apesar de quase pipocar na reta final, assegurou uma vaga na Liga dos Campeões. É um time muito jovem e que tem um grande futuro pela frente.
Já o Milan foi a grande decepção do ano. Atual campeão continental, os Rossoneri foram medíocres durante todo o ano. E dessa vez, nem a campanha na Liga dos Campeões compensou. Para a próxima temporada não dá mais para adiar. O Milan precisa de uma grande renovação.
Outras equipes merecem citação. A Sampdoria fez a melhor campanha do segundo turno da Itália. A Udinese formou uma dupla de ataque fantástica com Di Natale e Quagliarella. A Atalanta provou mais uma vez que tem uma das melhores categoria de base da Itália, com mais um time cheio de revelações.
Pelo lado negativo, destaque para o Livorno. Sem Cristiano Lucarelli, maior jogador da história do clube, o time foi péssimo e ficou em último lugar. Catania e Palermo, que fazem o Dérbi da Sicília, pagaram pela falta de noção de seus dirigentes, contratado e descontratando técnicos a cada 10 jogos. A Lazio não conseguiu repetir a boa temporada passada e ficou o ano inteiro no meio da tabela. E para o Parma serve o que eu disse sobre o Zaragoza. É uma pena que caiu, porque são times médios como esse que dão um brilho a mais nos campeonatos nacionais.
Campeão: Internazionale
Vaga na Fase de Grupos da Liga dos Campeões: Internazionale e Roma
Vaga na 3a Fase Preliminar da Liga dos Campeões: Juventus e Fiorentina
Vaga na 1a Fase da Copa UEFA: Milan, Sampdoria e Udinese
Vaga na 3a Fase da Copa Intertoto: Napoli
Campeão da Coppa Itália: Roma
Campeão da Supercoppa Italiana: Roma
Rebaixados: Empoli, Parma e Livorno
Artilheiro: Alessandro Del Piero (Juventus) – 21 gols

Rafael Porto

sexta-feira, 23 de maio de 2008

La Liga 2007/08 – Resumo da Temporada

O ano começou promissor para o futebol espanhol. O Real Madrid, como sempre, trouxe um caminhão de reforços mediáticos. O Barcelona contratou Thierry Henry. Vários times medianos pareciam ter condições de incomodar. Valencia, Atlético de Madrid, Sevilla, Racing Santander, Espanyol, Zaragoza e Villarreal prometiam uma briga boa na ponta. A abertura da temporada reforçou a idéia com a vitória do Sevilla sobre o Real Madrid na Supercopa da Espanha. Na Supercopa da UEFA os andaluzes não tiveram sorte, mas o adversário era o Milan.
Mas quando a Liga Española começou as coisas se mostraram bem diferentes. O Real Madrid sempre foi superior, mas em poucos momentos da temporada se mostrou realmente forte. Tanto que na Liga dos Campeões caiu novamente nas oitavas-de-final. O Barcelona teve um desempenho ridículo. Muita confusão nos bastidores, péssimos resultados dentro de casa, e amareladas homéricas quando tinha chances de encostar no rival. De positivo só o surgimento de Bojan, que mostrou personalidade, decidindo quando os astros estavam sumidos. Apesar de semifinalista na Europa, os blaugranas ficaram devendo.
O Atlético de Madrid, apesar de toda as contratações, derrapou muito, e por pouco não ficou de fora da Liga dos Campeões da próxima temporada. O Sevilla acabou não conseguindo conciliar Liga dos Campeões com campeonato nacional, mas fez um excelente segundo turno.
O Valencia foi a maior decepção do ano. Mesmo com um elenco muito forte, que é a base da Seleção Espanhola, os Ches foram extremamente apáticos. Na Liga dos Campeões ficaram com o último lugar de um grupo fraco, atrás de Schalke 04 e Rosenborg. Acabam o ano premiados, injustamente, com uma vaga na Copa UEFA, graças ao título da Copa do Rei.
Destaque especial para Villarreal, vice-campeão com méritos. O Submarino Amarelo voltou a provar que é um time em crescimento, e que pode brilhar sem Riquelme. O Racing Santander também fez bonito, principalmente em casa, transformando as partidas no Estádio El Sardinero em um inferno para os rivais. E parabéns ao Getafe, que além do vice-campeonato na Copa do Rei, ainda chegou às quartas-de-final da Copa UEFA, quase eliminando o poderoso Bayern de Munique.
Lá embaixo na tabela, o rebaixamento do Zaragoza deve ser lamentado. São times médios e tradicionais como esse que dão graça aos torneios nacionais na Europa.
Campeão: Real Madrid
Vaga na Fase de Grupos da Liga dos Campeões: Real Madrid e Villarreal
Vaga na 3a Preliminar da Liga dos Campeões: Barcelona e Atlético de Madrid
Campeão da Copa do Rei: Valencia
Vaga na 1ª Fase da Copa da UEFA: Sevilla, Racing Santader e Valencia
Vaga na 3a Fase da Copa Intertoto: Deportivo La Coruña

Campeão da Supercopa da Espanha: Sevilla
Rebaixados: Zaragoza, Murcia e Levante
Artilheiro: Dani Güiza (Mallorca) - 27 gols

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Alegria Vermelha!

A emoção foi forte (o Rodrigo que o diga, teve que agüentar meu desespero) mas o Manchester United é campeão europeu pela terceira vez na história. Para ilustrar o que penso dessa conquista, copio aqui o texto do colega Cassiano Ricardo Gobbet.


"O sucesso do Manchester United é algo para ser comemorado por todo mundo que gosta de futebol. Nada contra o Chelsea como clube, mas se o time de Stamford Bridge tivesse ganhado, teria vencido a lógica de que só dinheiro faz um clube. E se é verdade que mesmo os grandes clubes de hoje têm de ter dinheiro, é legal que um clube com história, cuja identidade se construiu com o futebol, ganhe a parada.
Vence um time que tem um técnico mítico, um clube que tem uma trajetória que acompanha a evolução do esporte e uma torcida que não se formou da noite para o dia com base em contratações mediáticas. Além disso, não temos como campeão europeu um treinador cujo maior mérito foi trabalhar nos bastidores e ser “amigo do patrão”. Que a taça vá para casa com Alex Ferguson. Dinheiro é um dos elementos que ajuda a fazer um grande time, mas só isso não basta. Que bom!"

Rafael Porto

Manchester x Chelsea ou Chelsea x Manchester

Bom dia a todos, aqui no meu computador o relógio já marca 00:35. Hoje temos um jogo muito importante à partir das 15:45...a final da Uefa Champions League. Sinceramente, penso que não podemos dizer que uma equipe ou outra seja favorita, são duas GRANDES equipes, inclusive com bons bancos de suplentes...mas vou tentar fazer uma analise rápida diante das possíveis escalações:
Chelsea:

CECH - ótimo goleiro, talvez um dos melhores do mundo
ESSIEN - volante improvisado na lateral direita, vai muito bem na marcação mas um pouco afoito no apoio. Sabe jogar, e tem como ponto forte a força física.
RICARDO CARVALHO - ótimo zagueiro português, muito bom na marcação individual, mas as vezes atrasado e violento.
TERRY - Gosto muito desse jogador, que tem uma força incrível e uma liderança invejável, cabeceia muito bem, tanto na defesa quanto no ataque. As vezes é violento também como seu parceiro de zaga, mas tem uma diferença básica, algumas vezes é desleal.
ASHLEY COLE - Não é nem de longe o grande lateral que era no Arsenal...desde que se mudou para os blues, não encontrou o melhor futebol, mas apóia muito bem e pode fazer a diferença. Lesionou o tornozelo no último treino e pode ficar de fora.
MAKELELE - um leão na marcação, mesmo com a idade pegando, é um jogador que tem um diferencial na marcação. desde que chegou ao time é titular absoluto e vem jogando muito bem nas últimas partidas.
LAMPARD - Não fez uma temporada brilhante, mas se analisarmos os últimos jogos, vem numa crescente. Pode decidir em um lance, e parece inspirado desde que perdeu sua mãe. ótimo em bolas paradas e finalizações de longe.
BALLACK - Nunca fui muito fã do futebol dele, ao contrário do Porto, mas admito que desde que voltou de contusão tem jogado muito bem e principalmente tem se doado muito em campo...se tivesse mais uns 2 com a sua vontade em campo, as coisas melhorariam muito. Cabeceia muito bem no ataque e pode decidir em uma bola parada.
KALOU - Não é um craque, mas é importante no esquema usado pelo time. joga aberto pelo lado esquerdo e muitas vezes serve o atacante da equipe. As vezes acaba deixando seu golzinho também, mas normalmente é mais "garçom"
JOE COLE - cabeçudo e bom de bola, teve uma temporada complicada por conta de lesões, mas talvez seja o mais talentoso do grupo. muito habilidoso, dribla bem e é rapido. bom em bolas paradas também, se tiver inspirado pode dar trabalho. Ponto negativo: as vezes dorme no jogo.
DROGBA - Pra mim o destaque absoluto do time, forte e rapido, tem muita raça e não desiste nunca da jogada. bom por baixo, bom por cima, é um matador nato. pode fazer a diferença em qualquer momento, e é raro passar um jogo sem marcar. tem o faro do gol mesmo!
Técnico: Avram Grant - Inexperiente mas surpreendeu muito durante a temporada, merece um voto de confiança.

Manchester United:
VAN DER SAR - Parece vinho, quanto mais velho melhor. Brincadeiras a parte, é um ótimo goleiro, muito alto e com bom reflexo apesar da idade.
BROWN - Na falta de outro melhor, ganhou a vaga, mas é meio caneludo no apoio. zagueiro de origem, marca muito bem e vai bem também pelo alto. Costuma jogar muito sério e não comprometer, o que é ótimo. Ponto negativo é o apoio, sem dúvida. Não deve conseguir fazer 4 embaixadinhas.
RIO FERDINAND - Sou fã desse cara, marca duro, mas sem ser violento, rapido e com certa habilidade, acredito ser um dos melhores na posição. ótimo também em bolas aéreas
VIDIC - Fez uma ótima temporada, e se firmou como titular da zaga dos Reds. Joga sério e não costuma falhar, e quando olha pro lado, vê um monstro...o que facilita um pouco seu trablho
EVRA - Força física, velocidade e habilidade. Não é um primor na marcação, mas é muito voluntarioso e chega rapido na frente. Apoia muito bem, chuta tazoavelmente bem também, e costuma fazer seus gols. Bom lateral.
PARK - sul-coreano com muita habilidade, mas que nessa temporada principalmente passou a atuar mais recuado, ajudando na marcação e na saída de jogo. Bom nas bolas paradas e como todo oriental é meio maluquinho, corre demais.
SCHOLES - Ícone de raça da equipe, joga como volante mas tem habilidade de sobra pra sair pro jogo e arriscar jogadas de ataque. Marca muito forte e as vezes é violento, costuma dar muitos carrinhos. Bom nos remates de longe
HARGREAVES - Cresceu muito nas últimas partidas atuando por uma faixa importante do campo, o lado direito, marca bem e sabe sair pro jogo, o que é uma característica dos outros meias da equipe. Foi muito importante na campanha toda, fazendo gols decisivos. Bate bem na bola, tanto pra cruzar, como em faltas e escanteios.
CARRICK - Nunca entendi porque o manchester pagou tão caro nesse jogador, que não é ruim, mas não vale tanto. De todos do meio é o menos habilidoso, mas marca muito forte e costuma fazer gols importantes, tem sorte nas decisões.
CRISTIANO RONALDO - Melhor do mundo
ROONEY - Adoro o estilo de jogo dele, com muita raça e habilidade. Não tem medo de zagueiro, vai pra cima, gosta de driblar e finaliza com força. Apesar da baixa estatura, tem bom posicionamento nas bolas paradas. Se parece bastante com o Tevez que deve começar no banco, mas ao longo da temporada, formaram uma ótima dupla meio que se completando.
Técnico: Alex Fergunson - Já está a mais de 20 anos no comando da equipe, e não é à toa. Tá velho mas manja muito de futebol, tem muita experiencia principalmente em decisões, já ganhou Champions League e tem o time nas mãos. Apesar da cara de besta, lê o jogo muito bem...o que pode fazer a diferença em relação ao Grant.

Não aponto favorito, se fosse colocar, diria que 50,1% Manchester x 49,9% Chelsea. Manchester tem o melhor do mundo e um técnico melhor, mas o Chelsea cresceu na hora certa e quer muito esse título. Cristiano Ronaldo e Drogba, olho neles!

Pedro Junior

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Zenit St. Petersburg

E não é que o Zenit conquistou o título da Copa UEFA? E não foi aquele título meia-boca não. Os caras fizeram uma campanha irretocável, e muita gente se surpreendeu com o time russo. Por isso, vamos relembrar a campanha dos campeões da segunda competição européia.
O Zenit entrou na Copa UEFA na Segunda Fase Preliminar, depois de ficar em 4o lugar no Campeonato Russo de 2006. Eliminou o Zlaté Moravce, da Eslováquia, com uma placar agregado de 5 a 0. Na primeira fase, eliminou o Standard Liége, que se não é um gigante europeu, acabaria a temporada com o título belga. O placar somado das duas partidas foi de 4 a 1.
Na Fase de Grupos o Zenit ficou na Chave A, ao lado de Everton, da Inglaterra, Nuremberg, da Alemanha, AZ, da Holanda, e Larissa, da Grécia. Foi o momento de maior oscilação na campanha. O time azul da Rússia empatou em casa por 1 a 1 com o AZ, venceu o Larissa fora por 3 a 2, voltou a empatar em casa, dessa vez com o Nuremberg em 2 a 2, e perdeu fora para o Everton por 1 a 0. Se classificou em terceiro lugar, beneficiado pelo regulamento esquisito da competição.
Na fase seguinte começou a espetacular arrancada do time de São Petersburgo. Contra o Villarreal, time que desbancou o Barcelona no Campeonato Espanhol, o Zenit se classificou pelos gol marcado fora de casa. Venceu na Rússia por 1 a 0, e perdeu na Espanha por 2 a 1.
Nas oitavas-de-final, contra o Olympique de Marselha, mais uma classificação pelos gols como visitante. Perdeu na França por 3 a 1, e venceu na Rússia por 2 a 0. Lembrando que o Olympique estava na Liga dos Campeões, onde inclusive chegou a vencer o Liverpool.
Na fase seguinte, as quartas-de-final, é que o Zenit realmente mostrou que não estava para brincadeira. Contra a boa equipe do Bayer Leverkusen, os russos enfiaram 4 a 1 na Alemanha, e aí até puderam perder por 1 a 0 na Rússia.
Na semifinais o Zenit entrou para a história e se colocou como favorito ao título. Diante do gigantesco Bayern de Munique, time bilionário e mega-hiper-super-favorito ao título, um empate em 1 a 1 na Alemanha, e uma surra de 4 a 0 na Rússia.
Na final, disputada no City of Manchester Stadium, casa do Manchester City, o Zenit fez bonito e venceu o Glasgow Rangers por 2 a 0. Assim, depois de dois anos com o Sevilla, a taça da Copa UEFA volta para a Rússia, onde esteve em 2004/05, quando o CSKA venceu o Sporting Lisboa na final.
Além dessa campanha fantástica, deixando para trás equipes muito mais famosas, o Zenit também emplacou o artilheiro da competição. Pavel Progrebnyak fez 10 gols, e ao lado de Luca Toni, foi o goleador do torneio.
Parabéns ao Zenit, que mostrou que um time russo pode se dar bem mesmo sem contratar um caminhão de brasileiros. E atenção, porque ano que vem eles estão garantidos na Fase de Grupos da Liga dos Campeões, já que conquistaram o Campeonato Russo em 2007.
Rafael Porto

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Campeonato Brasileiro 2008

Começou a temporada 2008 no futebol brasileiro. Estaduais? Fala sério! Me diz o que Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras acham de conquistarem o Estadual e tomarem bomba na Libertadores/Copa do Brasil?
Todo mundo sabe que o Brasileirão não é exatamente um exemplo de bom campeonato. Falta qualidade técnica e tática, falta organização, falta público, falta dinheiro. Mas sobra diversão. Então vamos lá, uma rápida apresentação dos 20 clubes que jogam a Série A esse ano, por ordem alfabética.

ATLÉTICO-MG
- O Atlético começou o ano de forma promissora, com a empolgação pelo centenário do clube e a utilização de vários jovens atletas de futuro. O problema é que levou uma surra do Cruzeiro, o que pode fazer a diretoria tomar decisões precipitadas. A injustificável contratação de Petkovic também mostra que o Galo ainda não está pronto para sonhar mais alto.
Expectativa: Lutar pela Copa Sul-Americana
Destaque: Danilinho (meia/atacante)

ATLÉTICO-PR
- Depois de um começo arrasador de um estadual muito fraco e que não serve de parâmetro, a derrota para o rival na final pode abalar ainda mais um time que já parece abalado. Se fizer valer o fator casa como em alguns anos anteriores, pode brigar por uma posição mediana na tabela, mas se começar mal como nos dois últimos anos, vai brigar pra não cair. Está na hora da diretoria esquecer a infra-estrutura e pensar em resultados.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento
Destaque: Netinho (lateral-esquerdo/meia)

BOTAFOGO
- O Botafogo tem um time muito competente para os padrões brasileiros, e tem condições de fazer uma boa campanha. O problema é que o alvinegro é um time que entra em crise muito fácil, e pode se perder depois de qualquer derrota. Com o vice-campeonato estadual, isso parece ter diminuído, o que é um bom sinal para o time de Cuca, um dos técnicos mais promissores do país. O ponto negativo é a presença de Carlos Alberto.
Expectativa: Lutar pela Libertadores da América
Destaque: Wellington Paulista (atacante)

CORITIBA
- O alviverde paranaense parece estar no caminho certo. Tem um bom treinador, conseguiu segurar os principais jogadores até agora, e contratou destaques de times com boa campanha no Campeonato Paulista. Mesmo assim é a primeira temporada na Série A depois de dois anos, e o time pode sentir a diferença de competitividade.
Expectativa: Lutar pela Copa Sul-Americana
Destaque: Keirrison (atacante)

CRUZEIRO
- Guardadas as devidas proporções, o Cruzeiro lembra muito o Arsenal. Tem um time muito rápido, com excelente toque de bola, com o ataque como principal ponto positivo. E também jovem demais. A inexperiência dos atletas da Raposa pode acabar se fazendo sentir em uma competição longa e difícil como o Brasileirão. Mesmo assim, é um dos melhores times do país, e o técnico Adílson Batista vem surpreendendo positivamente.
Expectativa: Lutar pelo título
Destaque: Marcelo Moreno (atacante)

FIGUEIRENSE
- O Figueirense já está na Série A há algum tempo. Muito dessa constância se deve à boa estrutura do clube. Em 2008 a história deve ser parecida, porque jogadores e técnico (Galo) o Figueira não tem para justificar uma grande campanha. Se não surgir uma novidade como a dupla Cícero e Soares, a temporada deve ser apática pelos lados de Floripa.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento.
Destaque: Cleiton Xavier (meia)

FLAMENGO
- A dolorosa eliminação na Copa Libertadores da América precisa servir de lição para o Flamengo. O clube tem um dos melhores elencos do país, uma torcida apaixonada, e um técnico promissor (Caio Júnior). O problema é que o rubro-negro carioca tem uma tendência forte a embarcar nos oba-obas da imprensa. Isso pode fazer o time achar que é melhor do realmente é, e aí as coisas se complicam.
Expectativa: Lutar pelo título
Destaque: Ibson (meia)

FLUMINENSE
- O dinheiro da Unimed e a grata surpresa que é o técnico Renato Gaúcho são os trunfos do Fluminense. O Tricolor das Laranjeiras já fez uma excelente temporada em 2007, mesmo depois do título da Copa do Brasil. Esse ano, com boas contratações (esqueça Gustavo Nery, ele já foi embora) e a manutenção dos destaques, é favorito ao título.
Expectativa: Lutar pelo título.
Destaque: Thiago Neves (meia)

GOIÁS
- O técnico Vadão acumula fracassos em clubes de todos os cantos do país. O cara vive da fama de ter montado o Carrossel Caipira, time do Mogi Mirim que revelou Rivaldo. Mas isso foi em 1991. Somando isso com um time fraquinho, a temporada tem tudo para ser trágica para os Esmeraldinos.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento
Destaque: Paulo Baier (lateral-direito/meia)

GRÊMIO
- A diretoria começou mal o ano, mandando o técnico Vagner Mancini embora depois de seis jogos, e sem nenhuma derrota. Eliminado na mesma semana do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil, Celso Roth já começa o Brasileirão com a corda no pescoço, o que é sempre perigoso. E depender de Roger, que joga quando tem vontade, é de chorar.
Expectativa: Lutar pela Copa Sul-Americana
Destaque: Roger (meia)

INTERNACIONAL
- Na Copa do Brasil o Inter segue o principal favorito. E no Brasileirão não é diferente. O Colorado tem um elenco forte, e o melhor ataque do Brasil, com Fernandão e Nilmar. Com mais de 60 mil sócios e casa cheia em todos os jogos em Porto Alegre, é um dos principais favoritos ao caneco. E o meia Alex, que comeu a bola no Gaúchão, vai poder provar que é mesmo um craque.
Expectativa: Lutar pelo título
Destaque: Fernandão (atacante)

IPATINGA
- O Tigre do Vale do Aço foi rebaixado no Campeonato Mineiro. O Tigre do Vale do Aço foi rebaixado no Campeonato Mineiro. O Tigre do Vale do Aço foi rebaixado no Campeonato Mineiro. Pronto, está resumido o que se espera do Ipatinga. Vai tentar não ser pior que o América de Natal do ano passado.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento.
Destaque: Augusto Recife (volante)

NÁUTICO
- Não teve nem chance de mostrar alguma coisa no Estadual, tamanha foi a superioridade do Sport. E isso é um mau sinal, já que a Série A é muito mais complicada que o Pernambucano. A espetacular reação do ano passado mostra que com a ajuda da torcida o Timbu pode surpreender, mas o raio não costuma cair duas vezes no mesmo lugar.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento.
Destaque: Geraldo (meia)

PALMEIRAS
- A parceria com a Traffic trouxe bons jogadores e um bom técnico para o Verdão. No futuro, o Palmeiras pode ter problemas, como teve quando a Parmalat saiu, e como o Santos teve quando Luxemburgo saiu. Mas a curto prazo, o campeão paulista deve fazer sua fanática e exigente torcida muito feliz.
Expectativa: Lutar pelo título.
Destaque: Valdivia (meia)

PORTUGUESA
- A Lusa talvez seja um dos times mais simpáticos do Brasil. O problema é que times simpáticos geralmente não fazem mal a ninguém. E esse parece ser o caso da Portuguesa. Recém chegada da Série B, a equipe deve cumprir campanha discreta na primeira divisão. Se conseguir segurar o excelente Diogo, pode sonhar com mais um ano entre os grandes.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento.
Destaque: Diogo (meia/atacante)

SANTOS
- O Santos de 2008 tinha tudo para se dar mal. Sem dinheiro, a diretoria apostou em jovens das categorias de base e trouxe estrangeiros desconhecidos. Mas depois de tropeços no Paulistão, o técnico Emerson Leão conseguiu arrumar o time. Mesmo assim não parece ser o suficiente para uma boa campanha.
Expectativa: Lutar pela Copa Sul-Americana.
Destaque: Kleber Pereira (atacante)

SÃO PAULO
- Bicampeão brasileiro, o São Paulo entra naturalmente como um dos favoritos ao título. O futebol inconstante dos primeiros meses de 2008 preocupa, mas é preciso lembrar que ano passado o Tricolor também só embalou durante o Brasileirão. O maior problema é que o time mudou o jeito de jogar por causa de Adriano, e o cara já está de malas prontas para ir embora. Ou seja, o jeito de jogar vai ter que mudar de novo.
Expectativa: Lutar pelo título.
Destaque: Adriano (atacante)

SPORT
- O Leão da Ilha do Retiro sobrou no Campeonato Pernambucano, eliminou o Palmeiras na Copa do Brasil e complicou o Internacional no primeiro jogo. Com o apoio da torcida, o Sport pode ser uma das principais surpresas do Brasileirão, mas depende de má campanha de outras equipes para sonhar mais alto.
Expectativa: Lutar pela Copa Sul-Americana
Destaque: Carlinhos Bala (atacante)

VASCO
- Já faz algum tempo que a expectativa sobre o Vasco é sempre a mesma: lutar contra o rebaixamento. Mas o time de São Januário sempre dá um jeitinho de fazer “algo mais”, e escapa sem maiores problemas da degola. Esse ano o time continua fraco, mas continua com cara de meio da tabela. Por isso, deve continuar na mesma.
Expectativa: Lutar pela Copa Sul-Americana.
Destaque: Leandro Amaral (atacante)

VITÓRIA
- A equipe do rubro-negro baiano é formado por jogadores veteranos e atletas emprestados por equipes medianas do Brasil. Apesar do título estadual, o Vitória deve ter problemas no seu retorno à Série A. A pressão da torcida no estádio Barradão pode ajudar, mas é difícil acreditar em uma boa campanha.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento
Destaque: Ramon (meia)
Pedro Júnior e Rafael Porto

quinta-feira, 8 de maio de 2008

sai Rijkaad, entra Guardiola

Hoje estourou a notícia que Frank Rijkaard não é mais técnico do Barcelona. Para seu lugar foi contratado o espanhol Josep Guardiola, ex jogador/capitão do próprio Barcelona e da seleção Espanhola. Guardiola estava atualmente treinando o Barcelona B.



Confesso que nunca fui fã do Rijkaard, mas ele conquistou coisas boas a frente do barça. Copa dos Campeões da Europa, em 2005, dois Campeonatos Espanhóis (2005 e 2006) e duas Supercopas da Espanha (2005 e 2006). Gostei da troca de técnico, acho que estava mais do que na hora de renovar...mas eu esperava sinceramente um técnico muito mais experiente. A situação acho que pedia isso. Quando o Barcelona contratou o Henry, eu achei que seria um ótimo negócio, mas o Porto logo me avisou e cantou a bola que seria muito jogador bom/famoso/intocável, para pouca vaga. Henry, Eto'o, Messi e Ronaldinho não são jogadores pra ficar no banco de reservas de nenhum clube do mundo.

Guardiola pode surpreender, até porque não conheço seu trabalho, mas repito, a situação pedia um técnico mais experiente.

Eu gosto muito de propagandas esportivas e principalmente de futebol. A Nike já faz algum tempo que se destaca com suas propagandas e seus vários jogadores que tem contrato. A Adidas andou fazendo umas propagandas muito legais também. Agora com essa onda de Youtube ficou muito mais fácil procurar e assistir essas propagandas, uma simples pesquisa você acha bastante coisa legal. O nosso amigo Toni mandou um vídeo ontém da nova campanha da Nike, segue abaixo aí pra quem gosta:
http://br.youtube.com/watch?v=anwlpTgbQTE

Não consegui colocar o vídeo aqui, então coloquei o link.


Pra encerrar, respondendo ao Sérgio que perguntou pelos comentários, eu não sei absolutamente nada sobre o futebol da oceania, e muito menos da Nova Zelandia.

Pedro Junior

terça-feira, 6 de maio de 2008

Real Madrid - Campeão Espanhol

Após uma semana, cá estou para falar que mais um campeão nacional surgiu na rodada desse final de semana. Faltando 3 rodadas e 9 pontos em disputa, o Real Madrid abriu 10 pontos de vantagem para o segundo colocado...(Barcelona?) não...Villarreal. a Classificação atual do espanhol marca:

1º Real Madrid - 78
2º Villarreal - 68
3º Barcelona - 64
4º Atletico Madrid - 58
5º Racing - 56
6º Sevilla - 55
7º Mallorca - 50

Destaco sem dúvida o Villarreal que com um time bem mais modesto que Real, Barça e Atletico, faz uma campanha invejável, já praticamente na segunda posição final e com vaga direta na Champions League. Racing, que com um time MUITO mais humilde ainda, tá brigando até o fim com o Atletico pela segunda vaga indireta na Champions. Destaque negativo sem dúvida foi a temporada ridicula do Barcelona e principalmente de Ronaldinho Gaucho...mas isso é assunto pra um outro dia.

O campeonato espanhol essa temporada me pareceu muito morno, com times desinteressados, principalmente Real e Barça. Corrijo, desinteressados não, mas com objetivos principais em outras competições. O Real Madrid não foi um time brilhante, teve momentos sim, mas não foi ao longo da temporada toda. Ganhou com todos os méritos, realmente hoje na espanha joga o melhor futebol...mas os adversários facilitaram. Quando o Madrid perdia pontos, os outros perdiam também. Assim o caminho ficou bem mais facil para a conquista. Analisando o Real Madrid hoje...não é um time maravilhoso...mas é um time, coisa que há muito tempo não era. Era um monte de jogadores famosos querendo brilhar por sí só...mesmo que dissessem e tentassem provar o contrário. A chegada do técnico alemão Bernd Schuster ao time Madridista fez muito bem aos jogadores que lá permaneceram, pois ele conseguiu unir a equipe e formar um time de futebol muito compacto. Encontrou uma posição para o Robinho jogar, que sem dúvida foi um dos principais nomes nessa temporada. Recuperou jogadores como Raul e Guti, e conseguiu dar um padrão de jogo interessante. Resumindo, o Real Madrid mereceu o título pois foi o melhor time ao longo do campeonato mesmo, e os adversários foram muito instáveis, principalmente Barcelona e Sevilla que costumavam incomodar nos últimos campeonatos. Vamos ver se na próxima temporada o time consegue se livrar da zica que está na Champions League, onde tem tomado bomba muito mais cedo do que se espera deles. Eu espero que não!

Pedro Junior