Reta final do campeonato brasileiro, três times na disputa pelo título, muita emoção em campo né? Não! Só se fala em entregar jogos, arbitragem e fatores extra campo. Esse final de campeonato esta realmente muito chato.
Vou falar sobre os times envolvidos: Cruzeiro, o melhor elenco entre os 3. Sim, o treinador olha pro banco (aliás, o pior treinador entre os 3) e tem várias opções para mudar o jogo e principalmente, tem opções a altura para eventuais lesões.
Corinthians: Ficou nas primeiras posições o campeonato todo mas é apenas o segundo melhor time. Quando eu falo time, falo em 11 jogadores apenas. Supera o cruzeiro na escalação mas é de longe o pior dos 3 elencos. Sem opções de banco e uma dependencia gigantesca do Ronaldo.
Fluminense: O melhor 11 sem dúvida e o segundo melhor elenco. Sofreu também com contusões mas ainda assim tem opções para mudar um jogo e substitutos que podem chegar perto dos titulares. A diferença é nítida. Dario Conca, o craque do campeonato. Não faz corpo mole, habilidoso, faz gols e consagra qualquer atacante que jogue a sua frente. O verdadeiro camisa 10 que nenhum outro chega perto. Bruno Cesar e Montillo, ótimos jogadores, mas Conca é diferente.
Sobre os últimos jogos: Quando falamos em arbitragem, as vezes pegamos pesado com os homens de preto. Eles têm que decidir um lance em segundos e muitas vezes erram mesmo. Não tenho como negar, mas afirmar sobre favorecimento, pagamento, esse tipo de coisa é demais pra mim. Os times são beneficiados e são prejudicados também, não adianta. Cada um vai puxar a sardinha pro seu lado e talvez com certa razão, mas quando o juiz erra e apita o fim do jogo, nada mais pode ser feito.
Fluminense vai levar o título e com muitos méritos. Um técnico que trabalha sério e sempre exige o melhor dos seus atletas. O Corinthians perdeu o campeonato quando ficou 7 rodadas sem vencer um único jogo, foi a fase negra mas que mesmo assim o time continuou lutando nas primeiras posições. E o cruzeiro fez belíssima campanha, está classificado para a libertadores, pode e vai reclamar sim da arbitragem contra o corinthians (do penalti talvez não, mas aí é outra discussão), mas o time celeste perdeu jogos incrivelmente faceis também. Fluminense vai levar com mérito, sem dúvida, mas também conta com a falta de competencia dos outros dois adversários.
Existe algo que possa ser feito contra essa moda de entregar jogos? Aparentemente não. Dizer que São Paulo e Palmeiras entregaram para o Fluminense não é possível com certeza mas a falta de vontade de ganhar é nítida, assim como no ano passado o Corinthians não fez esforço contra alguns times no final do ano também. O vasco também não demonstrou vontade de complicar a vida do Corinthians, mas não podemos afirmar que entraram pra perder.
Eu sinceramente não gostaria que o campeonato terminasse com esse foco de entrega ou não entrega, mas digo com absoluta certeza, o Fluminense é campeão e não é porque o Guarani vai entregar, é porque não vai aguentar com o ataque do tricolor carioca. Posso estar errado? Claro que sim.
Pedro Junior
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
O chato final do campeonato brasileiro
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Champions League: O campeonato mais interessante do mundo
No próximo dia 14 começa o campeonato de clubes mais importante do Mundo. Que concentra o maior número de times importantes, os melhores jogadores, e pra onde o mundo inteiro vira os olhos: a Champions League.
Foi difícil, mas conseguimos reunir neste post as opiniões de todos os participantes do Trio de Ataque. Pedro Jr, Rafael Porto e Pedro Piu. Analisamos grupo a grupo as chances de cada time e palpitamos sobre quais avançam a próxima fase.
GRUPO A: Internazionale, Werder Bremen, Tottenham e Twente.
Pedro Júnior: Grupo do atual campeão, Internazionale, e que aparentemente pode ser bem disputado. Inter renovada no comando, Werder fez boa campanha na temporada anterior e Tottenham voltando a Champions. Twente vai fazer figuração e fica em último. Acho que Inter passa em primeiro, os ingleses em segundo e Werder vai pra Liga Europa.
Rafael Porto: Werder Bremen e Tottenham devem protagonizar uma briga interessante pela segunda vaga. O Twente, apesar de ser o atual campeão holandês, vem enfraquecido com relação à temporada passada.
Palpite: Inter, Werder Bremen, Tottenham e Twente
Pedro Piu: Eu acredito que nesse grupo vai passar em segundo o time que perder menos pontos para o Twente. A Inter atual campeã, apesar de não ter mais o Mourinho, passa em primeiro. A briga pelo segundo entre Werder e Tottenham vai ser boa, principalmente no confronto direto. Inter em primeiro, Tottenham em segundo.
GRUPO B: Lyon, Benfica, Schalke 04 e Hapoel Tel-Aviv
Pedro Júnior: Apesar de não ter nenhum gigante no grupo, deve ser bem disputado também entre 3 equipes. Lyon vem muito bem nas últimas edições da liga e larga na frente. Aposto na força alemã contra os portugueses, que vão disputar a Liga Europa. Israel não devia nem entrar na Champions, mas já que estão ali, vão ficar em últimos mesmo.
Palpite: Lyon, Schalke 04, Benfica e Hapoel Tel-Aviv
Rafael Porto: Disputa equilibradíssima entre Lyon, Benfica e Schalke. Não convém descartar totalmente o Hapoel Tel-Aviv, mas o time israelense sai atrás na disputa.
Palpite: Lyon, Schalke 04, Benfica e Hapoel Tel-Aviv
Pedro Piu: O time de israel será o saco de pancadas do grupo. A briga pelas 2 vagas está totalmente aberta entre Benfica, Lyon e Schalke. Aposto Schalke em primeiro, Benfica em segundo. Lyon fora.
GRUPO C: Manchester United, Valencia, Rangers e Bursaspor
Pedro Júnior: Grupo aparentemente tranquilo e espero que assim seja. Manchester United aparece amplamente como favorito e deve confirmar. Valencia tem tudo para ficar com a segunda vaga, apesar da saída do astro David Villa. Torço para que o Bursaspor fique com a vaga na Liga Europa e o Rangers não faça um ponto sequer. Mas acho que vai acontecer exatamente o contrário com relação a esses dois times
Rafael Porto: Um dos grupos mais desequilibrados. Apesar de ter perdido Villa, o Valencia ainda é forte o suficiente para se classificar em segundo sem maiores problemas. O Bursaspor surpreendeu com o título turco na temporada passada e quer ser a surpresa de novo. Acho difícil.
Palpite: Manchester United, Valencia, Rangers e Bursaspor.
Pedro Piu: Não devemos ter muitas surpresas neste grupo. Manchester United atropelará todos e os Rangers não conseguirão roubar o segundo lugar do Valência. Bursaspor irá a passeio na Inglaterra, Escócia e Espanha. Não vai conseguir fazer frente pra nenhum dos outros três times. Primeiro United, segundo Valência. Sem dificuldades.
GRUPO D: Barcelona, Panathinaikos, Kobenhavn e Rubin Kazan
Pedro Júnior: Grupo absolutamente desequilibrado em favor do Barcelona. Pode jogar com os jogadores da base que passa em primeiro. Rubin Kazan e Panathinaikos devem brigar até o fim pela segunda vaga, vou acreditar nos russos e os gregos na Liga Europa. Sinceramente não conheço o Kobenhavn e nem quero conhecer.
Rafael Porto: O Rubin foi o responsável pela maior surpresa da temporada passada, com uma vitória sobre o Barcelona, em pleno Camp Nou. Mesmo que não consiga repetir o feito, os russos são os favoritos para a segunda vaga. O grupo é a prova da crescente fragilização da Fase de Grupos da Champions League. Mais países representados deixam a competição mais democrática, mas ao mesmo tempo, diminuem o nível técnico.
Palpite: Barcelona, Rubin Kazan, Panathinaikos e Kobenhavn
Pedro Piu: O time B do Barça avança sem mais problemas neste que podemos chamar do grupo mais fraco da Champions. Pode ter alguma surpresa ou outra, mas os catalães avançarão com os pés nas costas. A segunda vaga deve ficar com o Panathinaikos.
GRUPO E: Bayern Munique, Roma, Basel e Cluj
Pedro Júnior: Outro grupo que aparece quase que resolvido. Bayern amplamente favorito e a Roma não deve ter dificuldades para passar em segundo. Basel na Liga Europa e Cluj já fez muito em passar para a fase de grupos.
Rafael Porto: Grupo interessante apenas pelo reencontro da Roma com o Basel e com o Cluj, times que deram trabalho aos italianos nas últimas temporadas. O Bayern deve sobrar na chave.
Palpite: Bayern, Roma, Cluj e Basel
Pedro Piu: Grupo parecido com grupo C. Bayern avança com facilidade e o Basel não consegue tirar a segunda vaga da Roma. Cluj me lembra nome de programa infantil de antigamente, irrelevante.
GRUPO F: Chelsea, Olympique Marselha, Spartak Moscou e Zilina
Pedro Júnior: Não tenho dúvida que o Chelsea passa em primeiro e sem dificuldades, mas a briga pelo segundo lugar promete ser muito boa. Apesar do Olympique largar com uma certa vantagem, os times russos estão crescendo de uma maneira geral e acredito que vão roubar a segunda vaga. França na Liga europa e mais um time perdido na fase de grupos. Tchau Zilina
Rafael Porto: Destaque para o reencontro de Drogba com o Olympique de Marselha. E o astro do Chelsea, além de classificar seu time, deve ver o ex-clube na próxima fase também.
Palpites: Chelsea, Olympique, Spartak e Zilina.
Pedro Piu: Spartak moscou pode surgir como a surpresa do grupo. Chelsea não deve ter dificuldades em se classificar. O Olimpique não me passa confiança, deixa a vaga escapar para os russos. O Zilina se conseguir ganhar algum jogo deve comemorar como um título.
GRUPO G: Milan, Real Madrid, Ajax e Auxerre
Pedro Júnior: Foi chamado de grupo da morte. Não concordo de jeito nenhum. Apesar de pipocar nos últimos anos, o Madrid sempre passa bem na fase de grupos e com Mourinho, quer ir além nessa temporada. Milan com as últimas contratações também deve passar sem problemas. Vão disputar pra ver quem fica na frente. Acredito no Real Madrid em primeiro, Milan em segundo. Na outra ponta do grupo, briga pela liga europa. Gosto do Ajax e acho que fica com a vaga, mas os franceses podem surpreender.
Rafael Porto: De longe o melhor grupo dessa edição da Liga dos Campeões. Somente Milan, Real e Ajax somam 20 títulos da competição. E o Auxerre eliminou o forte Zenit Saint Petersburg na Fase Preliminar.
Palpite: Milan, Real Madrid, Ajax e Auxerre
Pedro Piu: Grupo disputadíssimo e o mais interessante da Champions. Os gigantes Real e Milan vão disputar ponto a ponto a primeira colocação. O Ajax, se não perder pontos par ao Auxerre e conseguir roubar alguns dos dois gigantes, pode tentar uma vaga, porém acho pouco provável. O Auxerre deu azar de cair num grupo tão forte, se fosse em outro poderia beliscar uma vaguinha. Aposto no Real na frente, se reforçou mais e tem no banco o atual campeão da Liga. Na ordem: Real, Milan, Ajax e Auxerre.
GRUPO H: Arsenal, Shakhtar Donetsk, Braga e Partizan
Pedro Júnior: Arsenal tem se dado bem nos últimos sorteios de grupo. Novamente parece que vai passar sem dificuldade. A briga pelo segundo lugar deve esquentar com o Shakthar (cheio de brasileiros) e o Braga também. Apesar dos ucranianos terem certa vantagem, os portugas eliminaram o sempre chato Sevilla. Partizan infelizmente não vejo força para brigar por nada.
Palpite: Arsenal, Shakthar, Braga e Partizan
Rafael Porto: Grupo equilibrado. O Arsenal se classifica sem problemas, mas a outra vaga deve ser bem disputada. E uma verdadeira legião de brasileiros vai estar em campo pelo Shakhtar e pelo Braga.
Palpite: Arsenal, Shakhtar Donetsk, Partizan e Braga.
Pedro Piu: Minha simpatia pelo Partizan não fará com que ele avance, talvez, consiga uma vaga na Liga Europa deixando o Braga pra trás. Arsenal sem dificuldades em primeiro e o Shaktar e todo seu dinheiro ucraniano deve ficar em segundo. Grupo sem sal.
--------
E você, o que acha? Palpite nos comentários
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Esse Ganso está pronto
Legal o amistoso da seleção. Apesar de achar que esse tipo de amistoso não agrega em nada, por outro lado preciso admitir que é a chance do técnico ver a seleção em campo e fazer os seus testes. O resultado não foi nada alem do esperado, a apresentação também. EUA não é parametro para nada, apesar da melhora recente, o Brasil sempre será favorito. Gostei da movimentação, do estilo de jogo, sem dar chance ao adversário e sem correr riscos, apesar de ter perdido muito gol. Enfim, para um amistoso, ainda mais sendo o primeiro, está ótimo. O assunto do post não é esse. Quero falar sobre um atleta em particular.
Paulo Henrique Lima, também conhecido como Ganso, realmente é um jogador raro. Daqueles que quando surgem precisam ser bem aproveitados como fez o Santos. Cabeça erguida, passada larga, toque curto, lançamentos, ótimo chute, dribles de futsal. O repertório realmente é variado e pra mim é impossível não lembrar de outro jogador semelhante. Zinedine Zidane foi um genio do futebol, fez coisas maravilhosas e na minha modesta opinião, Ganso tem tudo para seguir no mesmo caminho. O primeiro passo foi dado ontem, com um jogo tranquilo na estréia pela seleção principal do Brasil. Pela seleção de base, não teve uma boa passagem, mas agora melhor preparado, tem tudo pra brilhar com a amarelinha.
Ouvi uma entrevista do presidente do Santos falando que não vai vender o Ganso, que ele é uma jóia rara e tal. Concordo plenamente e acho que ele está correto ao tentar segurar o garoto, mas uma hora não vai ter jeito e quando ele for, acredito que nunca mais volte e brilhe intensamente nos gramados europeus. Ganso está pronto para brilhar onde quer que jogue.
Pedro Junior
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
O que aconteceu com o futebol?
Na minha época de adolescente era normal todos irem ao estádio, paranistas, coxas brancas, atleticanos, corinthianos, flamenguistas, etc. Ir no campo ver seu time de coração estava sempre entre as opções de lazer de boa parte dos jovens.
Na minha percepção, ou a pessoa é frequentadora assídua dos estádios, fanático pelo time ou não frequenta de jeito nenhum. Raras exceções.
Hoje se você fala que não vai fazer tal coisa porque vai ao jogo, vem logo um comentário: "Tá louco, coisa de marginal, vá gastar dinheiro com outra coisa". Ou algum outro comentário similar.
Todos sabemos que não é assim, não podemos generalizar, mas é essa imagem que a sociedade tem de quem frequenta estádio.
Não consegui chegar a uma conclusão para o por que desse pensamento. Um reflexo das brigas? que chegou a um ponto onde as pessoas não aguentam mais tanta violência e não querem correr riscos a toa? "Me incomodar pra que? se posso fazer outro programa mais tranquilo".
Hoje em dia você está voltando do trabalho, cansado, de repente entra no ônibus trocentos torcedores gritando, batendo no teto, xingando, falando palavrões, etc... Fica essa imagem vinculada na cabeça das pessoas. "Um estádio de futebol é assim? Ninguém respeita ninguém?"
Ou seria o preço? Está caro ir ao estádio, não vale o custo benefício? estádios velhos, sujos, com pouca segurança, etc... "Trinta reais pra mijar em banheiro químico? Tá de brincadeira..."
Não é mais um momento de descontração, diversão... As pessoas estão excluindo "ir ao estádio" das opções de lazer do final de semana. Preferem ir a shows, cinema, teatro, barzinhos ou até mesmo ficar em casa do que ir num estádio de futebol com a família.
Já estava proibido a algum tempo o consumo de bebida alcoólica. Não se pode tomar uma cervejnha assistindo ao jogo. Agora, acabou de ser aprovada uma lei onde não pode xingar o juiz, rs... É melhor ver em casa ou no estádio? "Prefiro ver em casa, mais conforto, tranquilidade"
Posso estar errado, mas no meio em que convivo notei essa mudança no pensamento das pessoas.
E você, concorda?
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Sou Adilson do Adilson
Nos últimos meses, Mano tem se equivocado na maioria das escalações e nas sustituições. Aliás, ele NUNCA acertou uma substituição durante os quase 3 anos em que comandou o maior clube do país.
Sua teimosia com alguns jogadores irrita, deixa qualquer um louco. Alguém explica Jucilei no banco e Danilo jogando? Todos sabem que Danilo não acerta cruzamento, não acerta passe, não chuta no gol. É um zero a esquerda em campo. Por que o Mano insistia tanto nele?
Chicão parou de fazer gols de falta, até penalti tá errando. Não seria falta de treinar mais?
Os méritos do Mano a frente do Corinthians são inegáveis e só tenho a agradecer. 3 anos sem crises, conseguiu dar novamente uma identidade ao Corinthians, voltamos a ser o time que nos acostumamos a ver historicamente.
Porém, todo trabalho se desgasta. Aqui não é Europa pra ter um técnico durante 20 anos. E Mano não é Sir Alex Fergusson. E claro, Corinthians não é Manchester. Comandar o Glorioso alvinegro de Parque São Jorge é muito mais complicado (e gratificante também) do que comandar o United. Lá é fácil, quero ver saber lidar com a torcida mais apaixonada do Mundo. Esse foi o mérito do Mano, conquistou o respeito do elenco, da diretoria e o mais importante, da torcida.
Obrigado Mano, Valeu, mas agora não sou mais Mano do Mano, sou Adilson Batista de carteirinha. Já torcia pela sua vinda anteriormente, agora mais ainda.
Tenho plena convicção que o Adilson dará continuidade ao trabalho e melhor, vai conquistar o Penta e chegaremos forte novamente na Libertadores.
Adilson, seja bem vindo ao maior clube de futebol do Mundo. Toda pressão que sentiu nos outros clubes multiplique por 1000. Esse é o Coringão. E pra ajudar, Corinthians x Palmeiras logo na estréia.
Boa sorte, a Fiel está contigo.
Pedro Piu
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Adriano é do Barça

Pedro Junior
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Mercado de transferências
Bom pessoal, seguimos nesse ritmo lento de Copa do mundo. Enquanto a bola rola na África do Sul, o mercado europeu anda meio devagar, pelo menos por hora. Todos os (poucos) leitores sabem ou deveriam saber que o Barcelona levou o David Villa do Valencia, antes mesmo da Copa começar e agora o cara tá arrebentando na Fúria. Pois bem, com a ajuda do Rafael Porto, vou citar algumas das transferências que ocorreram nos últimos dias. Todas confirmadas segundo o próprio Porto, pois ele não é o jornal Marca.
Luca Toni no Genoa
David Silva no Manchester City
Fabio Simplicio na Roma
Leonardo Bonucci e Jorge Martínez na Juventus
Arizmendi no Getafe
Jardel no Cherno More Varna
Simon Kjaer Edison Cavani no Tottenham
Boselli, do Estudiantes, vai para o Wigan
Michael Ballack no Bayer Leverkusen
Le Tallec no Auxerre
Di María no Real Madrid
E pra finalizar, a notícia mais chocante dos últimos tempo:
CAFU CONFIRMA APOSENTADORIA
Por hoje é só pessoal, vamos continuar curtindo a Copa e logo depois voltamos ao ritmo normal com o Trio. Abraço a todos
Pedro Junior
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Primeira rodada da COPA DO MUNDO.
Terminada a primeira rodada da Copa do Mundo, vou citar alguns fatos. Em tópicos para facilitar.
- África do sul x México. Admito, menosprezei os donos da casa. Falei para todas as pessoas que não acreditava sequer em um gol dos Bafana Bafana. Me enganei. Professor Parreira deu nova cara pra esse time. E os mexicanos, que decepção. Se continuarem com Guile Franco, não vão a lugar algum.
- França x Uruguai. Que jogo terrível. Que seleção horrível da França. Esse técnico realmente é fraco. Não deveriam estar na copa, se não fosse a mão do Henry. Uruguai não tenho nada a comentar...só destacar que o Lugano quis brigar durante o jogo e fez aquela cara dele. Isso é inédito.
- Coréia do sul x Grécia. Boa vitória dos Coreanos. Grécia desapontou um pouco. Se bem que não podemos esperar muito deles. Aliás, quase nada.
- Argentina x Nigéria. Confesso que não pude assistir esse jogo, mas me parece que a Argentina não apresentou um grande futebol. Resultado magro.
- Sérvia x Gana. Primeira decepção mesmo que tive foi com a seleção da Sérvia. Bons jogadores de clubes grandes da Europa e um conjunto fraquissimo. Não ameaçou em momento algum e teve em Stankovic, talvez o melhor jogador, o destaque negativo. Gana mostrou muita força física, mas pouca organização. Não acredito que vá muito longe nessa Copa.
- Alemanha x Austrália. Belissimo resultado. Muitos gols. Toque de bola. Realmente é uma seleção alemã muito diferente. Alem da força da tradição, muita disposição, jovens jogadores e um bom esquema de jogo. Foi a melhor estréia disparada, mas praticamente bateram em bêbados. Não tiro o mérito, mas prefiro esperar um pouco para demonstrar empolgação com a Alemanha. Austrália voltou a ser o que sempre foi, com exceção de 2006 que tinha o mago Guus Hiddink.
- Japão x Camarões. Joguinho. Achei que fosse dar os africanos, mas Japão mostrou muita vontade, defendeu bem e achou um gol. Eto'o fora de posição e muito mal. Precisa melhorar muito pra tentar alguma coisa a seleção de camarões.
- Holanda x Dinamarca. Dinamarca jogou para se defender, mas a Holanda realmente tem grandes talentos individuais. Não foi lá um grande jogo, mas a Holanda venceu com tranquilidade. Sentiu muito a falta do Robben, que é o jogador que abre o jogo pelo lado do campo. Não é novidade pra ninguém que a Holanda chega com muita força na Copa.
- Nova Zelândia x Eslováquia. Que jogo horrível. A Eslováquia não é lá essas coisas, mas empatar com a Nova Zelândia foi um verdadeiro desastre. Os All Whites estão absolutamente em festa com o resultado, ainda mais com a goleada sofrida pela Austrália.
- Itália x Paraguai. Os italianos começaram correndo muito e os paraguaios se defenderam bem o jogo todo. No fim do primeiro tempo com o gol do paraguai, a partida mudou de rumo. Os europeus passaram a correr contra o relógio o desespero bateu no time. Acharam um gol para empatar e apesar de pressionar muito, os sul americanos seguraram o resultado. Observando os outros times do grupo, foi bom pra todo mundo esse empate. Vão decidir no saldo de gols quem fica na frente.
- Costa do Marfim x Portugal. Jogo absolutamente feio. Os dois times com medo de atacar, não poderia ter tido outro resultado. Costa do Marfim ainda tentou pressionar, mas faltou qualidade para abrir o marcador. Portugal se entregou facilmente a marcação e Cristiano Ronaldo foi anulado as vezes até com força demais.
- Brasil x Coréia do Norte. Outro jogo feio. Valeu pelo resultado, mas o futebol foi muito burocratico. O saldo de gols não me preocupa, mas a falta de movimentação sim. E a condição física dos dois melhores jogadores deixou claro que precisamos procurar por alternativas de jogo. Coréia do Norte é absolutamente ruim. Só tem um jogador, o Rooney da Ásia que mesmo assim não assusta ninguém. Acharam um gol em uma falha da zaga que não costuma falhar.
- Honduras x Chile. Honduras é triste. Chile aproveitou e venceu pelo placar mínimo. Mas os chilenos apresentaram um futebol agradavel com várias chances de ampliar o placar. Valdivia e Matías Fernandes formam uma ótima dupla na armação. O ataque ainda é fraco, mas olho no Chile.
- Espanha x Suíça. Não podemos recriminar o estilo de jogo de ninguém. A Suíça optou por defender o jogo inteiro e tentar aproveitar uma única bola. Conseguiu. Assim como muitas outras seleções, só se defendeu em campo. A Espanha não jogou mal, mas não conseguiu marcar e saiu de campo com uma surpreendente derrota. O resultado não muda o que penso dos espanhóis, mas é preciso jogar com mais simplicidade e finalizar mais para não se complicar em um grupo que é teoricamente fraco.
Tirando a Espanha, nenhuma GRANDE surpresa. Primeira rodada fraca, com poucos gols e um futebol extremamente físico apresentado. Muitos gols de bola parada e obediencia tática absurda por parte de quase todas as equipes. Espero que passada a estréia, o bom futebol apareça e as grandes equipes consigam furar as eventuais retrancas.
Pedro Junior
E aí, concorda?
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Palpites do Trio de Ataque
Reunião de emergência do TRIO DE ATAQUE. Pauta? Abertura da Copa do Mundo, palpites, torcida, etc.
O Pedro Jr foi curto e grosso: Quer que o México ESTUFE a África do Sul e que o Uruguai ESTUFE (assim mesmo, maiúsculo) a França.
A aposta dele é que os Bafanas Bafanas vão terminar a copa com zero gols. E aí, entrarão pra história como a única seleção anfitriã que não passou para a próxima fase. Te liga, Parreira.
Eu, Pedro Piu, tinha a mesma opinião. Porém, fui convencido pelo meu colega Xico de que o time do Parreira não só faz gols, como avança para a próxima fase junto com a França. Coloquei no bolão, agora já era.
Vou torcer para a África do Sul, não só pelo Bolão ($$$), mas porque seria legal ver a alegria dos sul africanos. E por outro lado, ODEIO o México.
Entre Uruguai e França torcerei pelo Uruguai, time sulamericano, raçudo, joga feio. Não estranhem, já falei sobre esse assunto aqui no blog.
Rafael Porto não foi encontrado pela nossa produção.
E você, qual seu palpite? Qual sua torcida?
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Eu acredito no Brasil do Dunga
É isso mesmo. Não quero entrar no mérito pessoal da questão. Quero falar apenas de futebol e seleção brasileira. Pra começar, é lógico que no meu time teria mais um meia de armação. Independentemente de tirar ou não o Julio Baptista, eu levaria um armador sim. Poderia ser até no lugar do Gilberto, lateral esquerdo, mas candidatos a ficar em casa não faltam.
Agora falando propriamente da seleção brasileira. Quem hoje tem a defesa melhor do que a nossa? Esse é o ponto forte do Brasil. Por isso que o Dunga se acertou nas eliminatórias e levou tudo que disputou. Tenho uma ponta de preocupação com o Julio Cesar, outra pontinha com o Kaka que já demonstrou uma pequena melhora mas nada disso me tira da cabeça que vamos fazer uma boa copa do mundo. Não tenho medo de arriscar e dizer que o Brasil vai longe. Título é dificil, mas se a seleção crescer durante a competição, nada impede.
Argentina, Holanda e Espanha são ótimas equipes, não tenho duvida que vão brilhar também, mas to confiante no verde e amarelo. Agora é Copa do muuuuuuuuuuuuuuundo, amigo.
Pedro Junior
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Está chegando o grande dia...
Copa do Mundo? Não, dia dos namorados.
Dia 11 de Junho começa o evento mais esperado pelos amantes do futebol: COPA DO MUNDO. E dia 12 já tem jogo da Argentina x Nigéria e Inglaterra x Estados Unidos. Dia 12, também é o dia mais esperado pelas meninas: Dia dos Namorados, babaquice inventada pelos americanos.
E agora? Assistir os Hermanos tomando uma gelada, jogando um Play no intervalo ou fazer um "H" com a sua mina? Difícil. Se logo nos primeiros jogos você não mostrar quem manda, ela vai achar que você não tá nem aí pra copa e aí meu amigo, revés pra você!
Por outro lado, ela pode achar que você não está nem aí pra ela e começar a dar pra outro (ou outros).
Minha ex me disse uma vez (depois que terminamos) que não aguentava mais eu deixar ela sozinha nos finais de semana para assistir jogos do Corinthians. E na época ela não reclamava, reclamou depois. Por isso, fiquem espertos, se sua senhora disser "Ah, não tem problema" É UMA ARMADILHA, RUN TO THE HILLS! Com certeza ela jogará na sua cara quando tiver oportunidade.
Se você for o cara mais sortudo do mundo e sua namorada/esposa gostar de Copa do Mundo, pare de ler agora e vá comemorar. Se não, coloque na balança. Se ela vai ficar de cara, muito de cara ou extremamente de cara. A recompensa vai ter que ser muito boa, jantar fora, motel caro, e outros mimimis que sua conta bancária não vai gostar. Sim, mulher gosta de dinheiro, conforto, restaurante caro, shopping, cartão de crédito, segurança bla bla bla. Prepare-se...
Minha dica é: NÃO comente com ela sobre Copa. Invente alguma babaquice amorosa para de noite, e enrole ela durante o dia. Se você escolher a babaquice correta, ela vai te deixar em paz o resto da Copa.
Boa sorte! Eu, como bom solteiro, vou assistir o jogo que eu quiser, quando eu quiser com quem eu quiser. Sorte!
Pedro Piu
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Campeões nacionais na Espanha e Itália
Nesse final de semana, mais dois clubes garantiram o título nacional. Na espanha tivemos um campeonato dominado desde o início por Real Madrid e Barcelona. Os dois times andaram sempre lado a lado e a vantagem do Barcelona foi ter vencido o clássico disputado no Santiago Bernabeu, casa do Real. Terminou com apenas um ponto a frente do rival. Guardiola conquistou seu segundo título espanhol em dois anos a frente da equipe. Mesmo com dificuldades por conta da má fase de Ibrahimovic e da lesão de Iniesta, Xavi comandou o meio campo como sempre faz e no ataque Messi brilhou intensamente e terminou a temporada como artilheiro do campeonato. O jovem Pedro coroou um ano absolutamente fantastico onde mostrou-se um jogador rápido e com faro de gol o que o coloca como uma opção da espanha para a Copa do Mundo. O lateral brasileiro Daniel Alves também tem muito o que comemorar pois fez uma temporada muito boa e está confirmado na seleção brasileira que disputa o mundial.Na Itália, tivemos um campeonato que começou com a Inter absolutamente arrasadora, parecendo que ia levar facilmente seu 5º título nacional seguido. Durante a competição, alguns tropeços e abriu espaço para Roma e Milan tentar atrapalhar a caminhada. No final das contas conseguiu voltar a apresentar um ótimo futebol e como dito anteriormente, levou o 5º caneco seguido pra Milão. Alem disso, está na final da Champions League depois de despachar o favoritissimo Barcelona. Com uma zaga absolutamente segura, um meio campo que une força física com criatividade e um ataque rápido e arrasador, a Inter que sempre brilhava na Itália e não conseguia chegar na Champions, encontrou o equilibrio no genial José Mourinho. Contratações muito bem pensadas como Eto'o e Sneijder deram experiência ao já excelente time e o resultado pode ser a triplice coroa (Campeonato Italiano, Taça da Itália e Champions League).
* as duas fotos são do portal globoesporte
Vamos aguardar a final da Champions entre Inter e Bayern para fazer um post a respeito. Parabéns aos campeões e que venha a copa do mundo.
Pedro Junior
sexta-feira, 14 de maio de 2010
A primeira vez a gente nunca esquece
Lembro quando o Pedro Jr me passou o link deste honrado blog pela primeira vez. Achei interessantíssimo. O que mais me chamou a atenção foi conhecimento sobre futebol europeu e mundial que os colegas apresentavam (e ainda apresentam, óbvio). Na época, pensei: "Nossa, quero entender de futebol europeu e saber analisar como esses caras".
Dois anos depois, o blog andava sem muita atualização e numa mesa de bar, de repente, pinta o convite. "Piu, tá afim de entrar pro trio de ataque?". Aceitei de primeira. Várias idéias surgiram na minha cabeça no exato momento. Espero conseguir colocá-las todas em prática.
E cá estou, escrevendo pela primeira vez para um Blog. E como diz o ditado, "a primeira vez a gente nunca esquece". Espero que apreciem os meus comentários, brincadeiras e informações aqui doravante postadas.
VALEU!
Pedro Piu
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Dunga e a contestada lista
Na última terça-feira tivemos a lista de convocados do técnico dunga para a copa do mundo. sem surpresas como ele mesmo prometia, apenas a inclusão de Grafite no lugar de Adriano, que procurou por muito tempo deixar de ser convocado.
Não podemos discutir que o treinador foi coerente. Como ele mesmo diz, quem roeu o osso, agora quer comer o mignon. Ele passou 4 anos com esses jogadores e não seria justo abandoná-los agora que a Copa do mundo vai começar. Inclusive os números falam exatamente isso. Se o futebol não é vistoso, não podemos reclamar dos resultados obtidos.
Vamos fazer uma análise dos convocados. Posição por posição.
Goleiros:
PJ - Julio Cesar indiscutível. Temporada impecável tanto na seleção quanto no clube. Os reservas não me interessam muito pois imagino que não serão necessários. Estamos muito bem servidos nessa posição
RP - Julio César é um dos poucos da Seleção Brasileira que ninguém contesta. É um dos melhores do mundo hoje. Gomes terminou a temporada muito bem no Tottenham e mereceu a convocação. Mas o Doni, reserva da Roma e eternamente criticado por onde passou, poderia ter sido deixado de fora. O Victor, do Grêmio, já provou que tem mais capacidade que ele.
Laterais:
PJ - Maicon é o títular absoluto da lateral direita, mas como tirar o excelente Dani Alves? Dunga já notou isso e andou fazendo uma dobradinha com os dois jogando do mesmo lado. Ótimas opções. O lado esquerdo sempre foi o grande mistério, muita gente passou e não ficou, Gilberto foi resgatado não sei porque...eu não levaria e o Michel Bastos parece que agradou na chance que teve. Jogou muito bem no Lyon mas talvez tivessemos melhores opções para o lado esquerdo. Setor carente da seleção
RP - Na direita, o Brasil está muito bem servido. Maicon é um leão e peça fundamental da Inter de Milão. Daniel Alves também é importantíssimo no Barcelona e poderia até ser titular da Seleção no meio-de-campo ou na lateral-esquerda. Do outro lado, os problemas são maiores. Michel Bastos é um jogador apenas regular e Gilberto também não inspira maior confiança. A
convocação dos dois parece ter sido motivada pela falta de melhores opções.
Zagueiros:
PJ - Lucio é um verdadeiro monstro. Já provou em todos os lugares que jogou que é realmente
fantastico. Marca qualquer jogador, não se intimida com adversário "famoso" e vai bem no
ataque. Juan é sempre tranquilo, passa muita confiança. É o ponto forte dessa seleção. Luisão é
um ótimo reserva e Thiago Silva merece MUITO estar na Copa. É o futuro da nossa zaga.
RP - Diferente do que aconteceu em outras gerações, essa Seleção Brasileira parece se destacar
mais pela defesa. Além de um belo goleiro e de um forte lado esquerdo, também temos uma zaga de respeito. Lúcio se firmou não só como um grande zagueiro, mas também como um líder dentro de campo. Juan sempre foi discreto e efetivo na medida certa. Entre os reservas, o sempre regular Luisão e o excelente Thiago Silva, que deve ter vida longa na Seleção pela qualidade que tem.
Volantes:
PJ - Felipe Melo teve uma temporada péssima na Juventus e Gilberto Silva está escondido no
futebol Grego. Todos desconfiamos dessa dupla mas até agora mostraram sempre um bom futebol. Torço para que continuem assim durante a Copa. São tantos volantes que se precisarmos atacar vai ficar dificil. Ramires é uma ótima opção pela versatilidade, mesmo caso de Elano que na seleção de Dunga transforma-se em Meia. Esses dois ainda atacam com frequencia. Já Josué, que não apresenta o mesmo futebol dos tempos de São Paulo, é a minha maior pergunta com relação a essa convocação.
RP - É a posição favorita do Dunga. Até por isso ele preferiu levar vários jogadores de marcação no meio de campo, deixando os armadores de lado. O treinador parece confiar na segurança dos volantes, que poderiam deixar os atacantes e meias ofensivos mais livres. Para essa função importante, chamou Gilberto Silva, que se não é mais um jogador que encha os olhos, pelo menos tem experiência. Felipe Melo fez bons jogos pela Seleção, mas teve uma temporada fraca na Juventus e continua mostrando um temperamento difícil de ser controlado. Josué é um dos nomes mais contestados no time, até porque nunca mostrou na Seleção o futebol que o consagrou quando estava no São Paulo. E Ramires pode ser uma boa surpresa entre os reservas, já que alia qualidade na marcação com velocidade na saída para o ataque.
Meias:
PJ - Todos concordam que dependemos muito do Kaka. Intocavel nesse time é a esperança de criação de jogadas. Nunca foi um de dar show de habilidade, mas é incrivelmente eficaz. Chega no ataque com muita força e dependemos muito da forma física que chegará na Africa do Sul. Seu reserva imediato é Julio Baptista. Tem a confiança do treinador mas não consegue jogar nem na Roma. A pergunta que todos se fazem é no caso de uma possivel lesão de Kaka, o que faremos? Eu esperava mais um meia convocado mas infelizmente não tivemos. Completando a meia, temos Elano. Citei ele como volante mas é na meia que ele joga. É outro que conta com a confiança plena do técnico e realmente as vezes consegue acabar com algumas partidas, outras passa sem ser notado. Ponto forte é a bola parada. Completando as opções o contestado Kleberson. Brilhou em 2002 e é reserva em seu clube em 2010. Quando surgia novamente com um bom futebol, teve uma lesão que atrapalhou. Já provou que é bom, tem recursos....precisa provar que é de nível de seleção brasileira.
RP - Elano nunca foi um craque, mas na Seleção de Dunga sempre mostrou vontade dentro de campo. A possibilidade de atuar em várias posições também ajudou na convocação. Julio Baptista não tem tido uma sequencia de jogos na Roma e não parece capaz de dar gás novo à equipe caso entre em um jogo difícil. Kleberson tem tido dificuldades até no Flamengo, o que o torna um dos nomes de difícil aceitação na lista de convocados. Já pelos pés de Kaká passa o sucesso do Brasil na Copa do Mundo. Se o meia do Real Madrid conseguir jogar o seu futebol plenamente, a Seleção pode respirar aliviada. Caso não encontre o melhor jogo ou sinta alguma lesão, o Brasil pode se preparar para sofrer. Kaká é o único fora de série da Seleção, mas também é o único sem um reserva respeitável.
Ataque:
PJ - Luis Fabiano superou a desconfiança e tornou-se incontestável no ataque. Uma série de lesoes atrapalhou o inicio de ano, mas espero que chegue inteiro ao mundial pois é a referência
do ataque. Robinho é o homem de Dunga. Jogou quase todos os jogos desde que o treinador assumiu a seleção. Seu sonho é ser o melhor do mundo mas não consegue ser protagonista por onde passa. Nem no Santos onde está emprestado pelo modesto Manchester City. Na seleção sempre mostra muita vontade e normalmente consegue manter um bom nivel de jogo. Esse é o ataque títular. Nilmar é uma ótima opção de banco, já mostrou várias vezes inclusive na própria seleção. Não é corpudo como alguns defendem, mas é muito rápido e tem o faro do gol. Grafite surgiu de última hora e não conta com a confiança dos torcedores. Realmente não é o seu melhor momento, mas o que vem fazendo na Alemanha o credenciava para uma vaga nesse ataque, até porque jogadores muito piores já tiveram uma chance. Podia ter entrado no grupo antes, para ser testado mais vezes em amistosos e eliminatória, mas chegou de última hora, graças a vida bandida que Adriano leva.
RP - Luis Fabiano foi o camisa 9 perfeito para o Brasil durante o comando de Dunga. Fez gols
importantes e nunca fugiu da responsabilidade. Uma temporada mediana no Sevilla até levanta
algumas suspeitas, mas mesmo nos piores momentos de clube, ele sempre correspondeu na Seleção. Robinho não é o craque que todos (inclusive ele) acreditam que seja, mas tem condições de ser útil ao time e tem momentos de brilhantismo que podem até decidir uma partida. Nilmar é um jogador que oscila muito entre bons jogos e atuações apagadas, mas tem uma média ótima de gols na Seleção e uma velocidade que pode ser um ingrediente importante. E Grafite foi a grande surpresa da convocação. Foi pouco testado no time e não se sabe como vai responder em um momento de maior pressão. Mas tem faro de gol e vai ser um substituto à altura de Luis Fabiano.
Muita reclamação, muita crítica ao técnico Dunga, mas agora não tem mais volta. O que está feito, está feito. É com isso que vamos tentar o Hexa na primeira copa do continente africano. Se não temos a melhor das seleções, temos um time que promete muita entrega e luta até o final. Já vencemos em 94 desta forma, inclusive com ele dentro de campo. Vamos esperar pra ver o que
acontece e torcer como sempre fazemos.
Destaque para as convocações da Espanha, Holanda e Alemanha. Talvez vire post em breve. Por
enquanto é isso, e haaaaaja coração amigo. Copa do mundo é copa do mundo.
Pedro Junior
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Mais uma vez em casa
Voltando ao blog, após uma tristeza pessoal. Mais uma vez o Corinthians foi eliminado da Libertadores em casa, mas dessa vez pelo menos teve festa, não teve vergonha após o jogo. Como retorno, vou reproduzir um texto por aqui.
Grandeza com recibo
O Corinthians saiu da Libertadores, de novo. Como sempre, a euforia terminou em casa, diante da torcida, que fez sua parte, encheu a casa e voltou triste. O Corinthians é um time que tradicionalmente perde na Libertadores, é fato.
Mas, como deu pra notar hoje, e de forma que jamais havia visto em toda minha vida, é o time que mais “incomoda” no país.
Palmeirenses, sãopaulinos, santistas, cruzeirenses, atleticanos, gremistas, colorados, até alguns cariocas. Todos torciam pelo Flamengo, outro gigante com alto índice de rejeição, sem a menor cerimônia.
Isso pra muitos é tido como “time odiado”, só.
Mas, ainda assim, é um baita recibo de grandeza.
A festa que fizeram na cidade quando o Flamengo fez o gol parecia um jogo de Copa do Mundo. E isso só acontece com o Corinthians.
Na mesma proporção, não existe. Nem com Palmeiras rebaixado, SPFC eliminado, nada!
É o time que mais incomoda, o que mais causa raiva, e evidentemente o que mais se prova gigante sem ter que mover uma palha.
O Corinthians consegue ser grande pelos seus méritos e, quando não, pela reação dos outros.
Hoje, no Pacaembu, fez um primeiro tempo fantástico. Sua torcida deu um show, apoiou, encheu a casa, fez festa com o que tinha, já que em SP não entra bandeiras e nem nada.
O time tentou, mas do outro lado tinha outro time. Não existe “perder pra si mesmo”. Isso é raro. E não foi o caso.
Ao final, a temida Fiel não quebrou nada. Aplaudiu, porque viu que houve entrega e esforço. Não deu, como no futebol sempre “não dará” pra um dos lados.
Muitos passarão a semana questionando tudo no Corinthians. Tudo aquilo que não seria questionado se um chute do Love tivesse ido na trave. Não concordo com isso.
Fez ótima campanha, mas pegou um time digno de final logo nas oitavas, ironicamente por incompetencia deste mesmo rival na primeira fase.
Se desmontado, não ganha nada com isso.
Se mantido, o trabalho renderá frutos.
O Corintiano mente pra si mesmo quando diz que “não tá nem ai pra Libertadores”. Como os demais mentem quando dizem “nem ligar pro Corinthians ganhar”.
A vontade do corintiano pelo torneio é tamanha que no dia que acontecer, e acontecerá, veremos a maior festa da história do futebol brasileiro no que diz respeito a um clube. Não tenho dúvida, e quero estar vivo pra ver.
E o medo disso acontecer é tamanho que gera tudo que gerou esta eliminação.
Rivais felizes, corintianos tristes.
Mas é o futebol.
Dormir triste é parte do jogo. Dormir irritado ou revoltado é que não faz parte de nada disso.
Se voltou pra casa apenas triste, tenha certeza: Seu time honrou a camisa.
E isso basta.
Amanhã tem jogo, ano que vem tem mais, e nada vai mudar.
O Corinthians perdeu, está fora, será cobrado e gozado por isso.
Mas que passaram um recibo gigante hoje, passaram!
abs,
RicaPerrone
Agora vamos curtir essa ressaca, sem perder o bom humor.
Pedro Junior