segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O que aconteceu com o futebol?


Tenho percebido ultimamente que as pessoas não gostam mais de futebol como antigamente. E tem até certo preconceito.

Na minha época de adolescente era normal todos irem ao estádio, paranistas, coxas brancas, atleticanos, corinthianos, flamenguistas, etc. Ir no campo ver seu time de coração estava sempre entre as opções de lazer de boa parte dos jovens.

Na minha percepção, ou a pessoa é frequentadora assídua dos estádios, fanático pelo time ou não frequenta de jeito nenhum. Raras exceções.

Hoje se você fala que não vai fazer tal coisa porque vai ao jogo, vem logo um comentário: "Tá louco, coisa de marginal, vá gastar dinheiro com outra coisa". Ou algum outro comentário similar.

Todos sabemos que não é assim, não podemos generalizar, mas é essa imagem que a sociedade tem de quem frequenta estádio.

Não consegui chegar a uma conclusão para o por que desse pensamento. Um reflexo das brigas? que chegou a um ponto onde as pessoas não aguentam mais tanta violência e não querem correr riscos a toa? "Me incomodar pra que? se posso fazer outro programa mais tranquilo".

Hoje em dia você está voltando do trabalho, cansado, de repente entra no ônibus trocentos torcedores gritando, batendo no teto, xingando, falando palavrões, etc... Fica essa imagem vinculada na cabeça das pessoas. "Um estádio de futebol é assim? Ninguém respeita ninguém?"

Ou seria o preço? Está caro ir ao estádio, não vale o custo benefício? estádios velhos, sujos, com pouca segurança, etc... "Trinta reais pra mijar em banheiro químico? Tá de brincadeira..."

Não é mais um momento de descontração, diversão... As pessoas estão excluindo "ir ao estádio" das opções de lazer do final de semana. Preferem ir a shows, cinema, teatro, barzinhos ou até mesmo ficar em casa do que ir num estádio de futebol com a família.

Já estava proibido a algum tempo o consumo de bebida alcoólica. Não se pode tomar uma cervejnha assistindo ao jogo. Agora, acabou de ser aprovada uma lei onde não pode xingar o juiz, rs... É melhor ver em casa ou no estádio? "Prefiro ver em casa, mais conforto, tranquilidade"

Posso estar errado, mas no meio em que convivo notei essa mudança no pensamento das pessoas.

E você, concorda?
Pedro Piu

Nenhum comentário: