segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O chato final do campeonato brasileiro

Reta final do campeonato brasileiro, três times na disputa pelo título, muita emoção em campo né? Não! Só se fala em entregar jogos, arbitragem e fatores extra campo. Esse final de campeonato esta realmente muito chato.

Vou falar sobre os times envolvidos: Cruzeiro, o melhor elenco entre os 3. Sim, o treinador olha pro banco (aliás, o pior treinador entre os 3) e tem várias opções para mudar o jogo e principalmente, tem opções a altura para eventuais lesões.
Corinthians: Ficou nas primeiras posições o campeonato todo mas é apenas o segundo melhor time. Quando eu falo time, falo em 11 jogadores apenas. Supera o cruzeiro na escalação mas é de longe o pior dos 3 elencos. Sem opções de banco e uma dependencia gigantesca do Ronaldo.
Fluminense: O melhor 11 sem dúvida e o segundo melhor elenco. Sofreu também com contusões mas ainda assim tem opções para mudar um jogo e substitutos que podem chegar perto dos titulares. A diferença é nítida. Dario Conca, o craque do campeonato. Não faz corpo mole, habilidoso, faz gols e consagra qualquer atacante que jogue a sua frente. O verdadeiro camisa 10 que nenhum outro chega perto. Bruno Cesar e Montillo, ótimos jogadores, mas Conca é diferente.

Sobre os últimos jogos: Quando falamos em arbitragem, as vezes pegamos pesado com os homens de preto. Eles têm que decidir um lance em segundos e muitas vezes erram mesmo. Não tenho como negar, mas afirmar sobre favorecimento, pagamento, esse tipo de coisa é demais pra mim. Os times são beneficiados e são prejudicados também, não adianta. Cada um vai puxar a sardinha pro seu lado e talvez com certa razão, mas quando o juiz erra e apita o fim do jogo, nada mais pode ser feito.

Fluminense vai levar o título e com muitos méritos. Um técnico que trabalha sério e sempre exige o melhor dos seus atletas. O Corinthians perdeu o campeonato quando ficou 7 rodadas sem vencer um único jogo, foi a fase negra mas que mesmo assim o time continuou lutando nas primeiras posições. E o cruzeiro fez belíssima campanha, está classificado para a libertadores, pode e vai reclamar sim da arbitragem contra o corinthians (do penalti talvez não, mas aí é outra discussão), mas o time celeste perdeu jogos incrivelmente faceis também. Fluminense vai levar com mérito, sem dúvida, mas também conta com a falta de competencia dos outros dois adversários.

Existe algo que possa ser feito contra essa moda de entregar jogos? Aparentemente não. Dizer que São Paulo e Palmeiras entregaram para o Fluminense não é possível com certeza mas a falta de vontade de ganhar é nítida, assim como no ano passado o Corinthians não fez esforço contra alguns times no final do ano também. O vasco também não demonstrou vontade de complicar a vida do Corinthians, mas não podemos afirmar que entraram pra perder.

Eu sinceramente não gostaria que o campeonato terminasse com esse foco de entrega ou não entrega, mas digo com absoluta certeza, o Fluminense é campeão e não é porque o Guarani vai entregar, é porque não vai aguentar com o ataque do tricolor carioca. Posso estar errado? Claro que sim.

Pedro Junior

Nenhum comentário: