terça-feira, 29 de abril de 2008

Libertadores da América

Eu sei que o Manchester garantiu vaga na final da Champions League hoje, mas o assunto aqui é outro (por enquanto). É que começam hoje as oitavas-de-final da principal competição entre clubes das Américas. A Libertadores não tem o prestígio internacional e a qualidade técnica da Liga dos Campeões, mas tem um charme e um clima inigualável. Por isso, vamos dar uma passada pelos confrontos dessa fase de oitavas-de-final.

Atlético Nacional x Fluminense
Decidindo em casa contra um adversário bem inferior tecnicamente, é difícil não visualizar o Fluminense nas quartas-de-final da Libertadores. O Tricolor das Laranjeiras mostrou um excelente futebol na fase de grupos, enquanto o time colombiano, apesar de se mostrar perigoso nos jogos com o São Paulo, não convenceu ninguém.

América x Flamengo

Os brasileiros são favoritos, mas o jogo tem tudo para ser complicado para o Mengo. O time carioca está preocupado com a final do Campeonato Estadual, está perto de perder o técnico Joel Santana, e vai jogar na altitude da Cidade do México. Já os americanistas estão em último lugar no Campeonato Mexicano, mas não correm risco de rebaixamento, porque o regulamento prevê uma soma das últimas três temporadas para definir quem cai, o que permite foco total na competição continental. Além disso, o goleiro mexicano Ochoa é facilmente um dos melhores jogadores dessa Libertadores.

Lanús x Atlas
Os atuais campeões argentinos do Lanús vão precisar de muito mais futebol para passar pelo Atlas do que o demonstrado até aqui. Apesar de não ser um futebol feio, é muito “leve” para a Libertadores. Decidindo em casa, o Atlas deve usar sua principal arma secreta até aqui, os contra-ataques, para se classificar.

LDU x Estudiantes
Deve ser um belo jogo. Comandado por Verón, o Estudiantes foi o famoso “Espírito da Libertadores” em pessoa, com muita raça e catimba. Destaque para o Desábato (aquele mesmo) que tem jogado muito. Mas a LDU é líder isolada do Campeonato Equatoriano, e mostra uma certa familiaridade com a Libertadores. Nos últimos anos eles têm passado da primeira fase sem maiores problemas. E claro, contam com a altitude.

San Lorenzo x River Plate
Clássico argentino sempre promete. O River lidera o Campeonato Argentino, com Simeone mostrando ser um técnico bem competente, montando um time que tem força demais e técnica de menos. Já o San Lorenzo não perde há 8 jogos, mas D’Alessandro, o principal nome da equipe, ainda não mostrou futebol nenhum. Aposto no River.

Santos x Cúcuta
Os jogos na fase de grupos mostraram que o Santos vai ter dificuldades. O Cúcuta chegou à competição desacreditado, mas teve um desempenho bem satisfatório, se classificando com antecedência. Já o Santos tem Betão improvisado na lateral-direita, o que oferece riscos contra qualquer time. Sacanagens a parte, o Santos deve passar.

Boca Juniors x Cruzeiro
É o jogo mais aguardado. O Cruzeiro é um belo time, bastante jovem e ofensivo. Além disso, está motivado com a goleada de 5 a 0 sobre o Atlético, seu maior rival, na final do Campeonato Mineiro. O problema é que do outro lado está o Boca Juniors, time mais temido do continente. Como no ano passado, os Xeneizes passaram pela fase de grupos jogando um futebol meia-boca (trocadilho indispensável), mas devem crescer no mata-mata. E um time com Riquelme, Palacio e Palermo é favorito sempre.

São Paulo x Nacional
No papel, o São Paulo é muito melhor do que o Nacional. Mas se analisando o futebol jogado pelas duas equipes até agora na Libertadores, o favoritismo diminui bastante. O Tricolor do Morumbi ainda não se encontrou em 2008, enquanto o Tricolor de Montevidéu joga um futebol intenso, principalmente em casa. Acredito que a maior tradição recente do São Paulo faça a diferença, mas o Nacional tem potencial para eliminar os bicampeões brasileiros.
Rafael Porto

domingo, 27 de abril de 2008

Levantando a Taça

Algumas ligas com certa relevância na Europa já conhecem os campeões da temporada 2007/08. Vamos dar uma olhada em quem já levantou a taça:

PORTUGAL
O Porto ficou com o tricampeonato português com um pé nas costas. Com Benfica e Sporting cumprindo papéis medíocres na temporada, os Dragões nem precisaram fazer muito esforço para garantir o troféu. Foi o 16º título conquistado pelo Porto desde que Pinto da Costa assumiu a presidência do clube. Para se ter uma idéia do feito do polêmico dirigente, quando ele chegou ao comando do Porto, em 1982, o placar de títulos portugueses era Benfica 23, Sporting 14 e Porto 5. Hoje o cenário aponta Benfica 31, Porto 23 e Sporting 18.


Destaque: Lisandro López – o atacante argentino fez 21 gols, dez a mais que o segundo colocado na tabela da artilharia.

HOLANDA
A situação na Holanda foi parecida com a de Portugal. Com Ajax e Feyenoord (que completou 100 anos nessa temporada) jogando um futebol melancólico, o PSV se aproveitou e fisgou o tetracampeonato holandês. Mas ao contrário do Porto, foi com alguma dificuldade. Assim como na temporada passada, os Boeren tinham uma larga vantagem, mas bobearam na reta final e só conseguiram o título na última rodada. De qualquer forma, a temporada 2007/08 foi bem negativa para o futebol da Holanda, que passou vexame nas competições européias. Tomara que a Seleção Laranja consiga reverter o quadro na Eurocopa.
Destaque: Dirk Marcellis, zagueiro holandês de apenas 20 anos. Se firmou no time titular e deve ter uma chance na seleção principal em breve.

GRÉCIA
Pela 11ª vez nos últimos 12 anos, o Olympiacos conquistou o título da Super League grega. Na primeira temporada do clube sem Rivaldo, os alvirrubros tiveram muito mais dificuldades no campeonato nacional, mas levaram o título para a cidade de Pireu. E o ano do Olympiacos foi mágico. Além do título, os helênicos venceram Werder Bremen e Lazio fora de casa pela Liga dos Campeões, e chegaram às oitavas-de-final da competição pela primeira vez. Importante lembrar que o troféu só veio no tapetão. Em fevereiro, o Olympiacos perdeu para o Apollon Kalamarias por 2 a 1. Mas o austríaco Roman Wallner atuou sem estar com os documentos em dia, o que rendeu os três pontos ao time de Pireu.
Destaque: Kostas Mitroglou, autor do gol mais importante do ano, aos 45 minutos da penúltima rodada, quando os Thrylos venceram a equipe do Larisa por 1 a 0.

BÉLGICA
Para quem acha que o futebol belga é só Anderlecht e Club Brugge, o campeão de 2007/08 está aí para provar que não é bem assim. O Standard Liège conquistou o título da Jupiler League depois de 25 anos. No último jogo, derrotou o Anderlecht por 2 a 0 em casa, no Estádio Maurice Dufrasne, conhecido como o Caldeirão de Sclessin. Os ingressos para esse jogo já estavam esgotados desde fevereiro.


Destaque: Steven Defour, meia belga que com apenas 20 anos já foi o capitão do Standard Liège. Ganhou o prêmio de melhor jogador da temporada das mãos de Zinedine Zidane.


Rafael Porto

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Resumão da semana

Boa tarde, hoje vou tentar fazer um resumão geral sobre os jogos do meio de semana, geral mesmo e bem resumido se possível. Pra quem entende um pouco sabe que terça-feira e quarta-feira são os dias de Champions, e quinta-feira é dia de Uefa. Salvo algumas exceções, claro...mas raramente, afinal a Uefa não é a CBF nem a Conmebol.

Terça-feira - Liverpool(ING) x Chelsea(ING)
Como eu havia imaginado, o Chelsea endureceu bem o jogo para os vermelhos. Liverpool pressionou, chegou ao seu gol com Kuyt e teve outras ótimas chances pra marcar, só não fez porque o goleirão cech estava em tarde/noite inspirada. No final, uma infelicidade do também vermelho Riise, ao tentar cortar um cruzamento, fez o gol de empate, no último minuto. final 1x1.

Quarta-feira - Barcelona(ESP) x Manchester(ING)
Logo no começo do jogo, um penalti duvidoso para os red devils. Cristiano Ronaldo perde e o Barcelona cresce na partida. Destaco a vontade do meia Deco, e a volta do grande futebol do argentino Lionel Messi. Destaco também a vontade e o espirito apresentados pelo barcelona durante a partida, pressionando o jogo todo e quase não dando espaços para o contra ataque do Manchester. Como já dito antes, além do Man Utd ter uma linha de frente ótima, a defesa é muito boa também. E com a proposta de não perder, acabou ficando no 0x0. Agora vai ser parada dura em Manchester e não acredito em surpresa não. o Barcelona pode passar? pode! tem jogadores pra isso, mas ficou muito dificil pois o Manchester em casa vai se impor e tem tudo pra passar.

Quinta-feira - Bayern(ALE) x Zenit(RUS)
Com Luca Toni suspenso, ficou clara a diferença no time do Bayern, o grandalhão Italiano tem feito a diferença na linha de frente e o Zenit aproveitou pra jogar de uma forma muito inteligente. Marcando forte mas sem deixar de atacar. Os Alemães saíram na frente em um gol estranho de Ribery. Ele bateu um penalti rasteiro, fraco e no meio do gol. o Goleirão não conseguiu segurar a bola e ele fez no rebote. o Zenit empatou com um gol contra do zagueiro da seleção brasileira Lucio. Destaque do jogo pra mim foi a "recuperação" do Lucio. Não se abateu, desarmando muito bem os ataques russos e partindo muitas vezes para o ataque, como de costume. Foi a primeira vez que ví um cara fazer um gol contra e depois ser o melhor jogador do jogo. Placar final 1x1.

Quinta-feira - Rangers(ESC) x Fiorentina(ITA)
Eu e todos os torcedores italianos esperavamos uma pressão da torcida e do time do Rangers jogando em seus domínios no Ibrox em Glasgow. Ficamos na espera mesmo pois o jogo foi totalmente o oposto disso. o Rangers adotou uma tática a principio suicida mas que pode dar muito certo, Não perder e não levar gol em casa, e tentar sair com pelo menos um empate com gols fora. O Time escocês, que eu detesto, não tentou o ataque em nenhum momento de jogo, só nas contra-cargas. Muito pouco pra quem jogava em casa uma semi-final. o Time italiano com o seu astro romeno Adrian Mutu em tarde/noite pra ser esquecida, não conseguiu furar a barreira do Rangers. No final do primeiro tempo, a posse de bola apontava 65% para os italianos, mas era pressão desorganizada, chances de gol mesmo...bem poucas. Não podia ser outro resultado 0x0.

Comentário do Sérgio foi muito bem observado, os jogos de quinta não foram uma repetição dos anteriores, apesar dos resultados e das análises.

Estamos tentando atualizar sempre o blog, mas as vezes não dá tempo mesmo...e por hoje é só isso.

Quer mandar seu texto? não perca tempo. mande-nos um e-mail que publicaremos aqui sem problemas.

Pedro Junior

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Ô joguinhos mais ou menos, viu?

A Liga dos Campeões da UEFA é, sem sombra de dúvidas, a mais importante competição de clubes do planeta. Mas os jogos desse meio de semana deram uma decepcionada legal, hein?
Liverpool e Chelsea empataram em 1 a 1, com direito a um gol contra digno de Vídeocassetadas do Riise. Agora o Liverpool se complicou, porque em Stanford Bridge o Chelsea não costuma vacilar, não.


E Barcelona e Manchester, dois times cheios de estrelas, ficaram em um 0 a 0 morno, morno. A partida até começou promissora com o pênalti a favor dos Red Devils, mas o Cristiano Ronaldo desperdiçou. Não foi dessa vez que eu estreei minha camisa nova do Manchester, mas na semana que vem tem mais, e em Old Trafford.
Hoje tem Copa UEFA, com o Bayern enfrentando o perigoso time do Zenit St. Petersburg, e o chato time do Rangers jogando contra a Fiorentina. Ta com cara de reencontro entre Luca Toni e Viola na final, não ta?

Rafael Porto

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Opinião do leitor

O jogo do ano pro Barça.


Desconsiderando uma eventual final da Liga dos Campeões, esse é sem duvidas o jogo mais importante da temporada para o Barcelona. O time da Catalunha é uma verdadeira incógnita pra partida de hoje, no Nou Camp, contra o time sensação da temporada, o Man. United. O Barca pode, na noite dessa 4a feira ,salvar sua temporada, a mais fraca dos últimos anos, ou fechar de vez a tampa do caixão.

Com atuações consideravelmente fracas ao longo da temporada (como o empate sem gols no ultimo fim de semana com o modesto Espanyol no clássico da cidade) para um time que fez possivelmente a contratação mais expressiva (o artilheiro francês Henry) , o Barcelona entra em campo hoje pra mostrar que não deve ser subestimado, e tentar apagar inúmeros incêndios dentro do seu elenco. Com atuações irregulares e ajudas inúmeras de tabelas e sorteios da Champions League, o Barça chegou onde chegou, mas até então não convenceu.


Desde o técnico Frank Rijkaard, que teve sua casa invadida por ladrões, passando pelas principais estrelas, como Ronaldinho Gaúcho e sua eterna lesão que ninguém sabe ao certo qual é, até o departamento medico, que nega lesões existentes, praticamente todos no time tiveram uma temporada conturbada, que certamente será esquecida, ou ao menos relevada, caso uma (improvável?) vitória contra o time que mais convenceu de 2007 pra cá, os Diabos Vermelhors de Old Trafford. O Barca vive uma situação curiosa e rara, entra em campo como zebra. É difícil um time da grandeza dos blaugranás ser azarão em qualquer confronto que seja, mas é importante ressaltar que isso só acontecer devido a excelente fase do seu adversário de hoje aliado aos seus problemas intermináveis extra campo.


Ainda assim, apesar de tudo isso, não deixa de ser o Barcelona em campo, time com certa tradição, camisa, e, principalmente, praticamente um time inteiro de jogadores que são capazes de decidir uma partida. E vale lembrar que o time conta com a volta do argentino Leo Messi, jogador de maior destaque ao longo da conturbada temporada, que vem surgindo como grande nome pra eleição da FIFA de melhor do mundo, e que com uma grande atuação hoje, pode eliminar o seu concorrente ao premio Cristiano Ronaldo, assim como mostar que o Barça é Barça não importa, onde, como e quando. Seria zebra de fato uma vitória convincente dos Catalães hoje? Com a palavra, Messi, Deco, Eto’o, Henry e cia.


Texto enviado pelo nosso amigo / leitor Xico...faça como ele, envie seu texto que publicaremos aqui.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Liverpool x Chelsea

Hoje teremos esse grande clássico pelo jogo de ida da semi-final da Champions League, como vocês puderam perceber, é o assunto mais abordado aqui no blog. Não era pra menos, é o maior campeonato de clubes do planeta...acho que não existe uma pessoa que goste realmente de futebol que não fique na expectativa em relação a Champions.

Sinceramente, jogo duro hoje...e na próxima semana também, é um confronto muito dificil...ontém eu ví o João perguntando pro Porto e o Porto sem pensar muito respondeu Liverpool. Eu to achando que dessa vez, vai dar Chelsea. Apesar do Liverpool ter essa camisa e essa tradição toda, o Chelsea parece que cresceu na hora certa. Tá vindo embalado nesse quase fim de temporada, enquanto os vermelhos, como nos últimos anos, só conseguem se destacar na Champions League. Não briga pelo título há alguns anos no campeonato Inglês. É dificil dar um palpite, mas como o jogo é em Liverpool, vou cravar um empate.

Só a nível de curiosidade, ví sexta-feira na ESPN Brasil uma espécie de "enquete" com os torcedores ingleses que passavam pela rua. A pergunta era quem é melhor Gerrard ou Lampard. Gerrard ganhou com boa margem de diferença, tanto torcedores do Liverpool, como do Manchester, Arsenal e Chelsea votaram nele. Lampard obeteve apenas votos dos torcedores do Chelsea e UM rapaz perdido, torcedor do Arsenal, claro, votou em Fábregas...ou seja, anulou o voto!


Na modesta opinião desse que aqui escreve, Gerrard é MUITO melhor do que o Lampard...e ele prova isso nas decisões...sendo muitas vezes destaque da sua equipe, enquanto Lampard tem momentos de desaparecimento nas partidas decisivas. Pra ficar claro, Lampard já resolveu muitos jogos para o Chelsea, mas Gerrard sem dúvida tem uma importancia maior e decide mais ainda para o Liverpool. Eu votaria Gerrard!!!

Textinho rápido, pois o trabalho tá pegando. alguém mais aí acredita nos blues ou to sozinho?
Grande abraço a todos que têm nos acompanhado e participado, e corram pra frente da TV, daqui a pouco começa o jogão.

Pedro Junior

quarta-feira, 16 de abril de 2008

A culpa não é só dele

Parece que história de Ronaldinho Gaúcho no Barcelona está perto do fim. O jogador está lesionado e só volta a atuar na próxima temporada, provavelmente vestindo outra camisa, e provavelmente a do Milan.
A tendência do torcedor brasileiro, acostumado trocar de ídolos como troca de roupa, é dizer que o Gaúcho é amarelão, já era, está bichado, etc. Mas é ingenuidade acreditar que o meia-atacante é o único responsável por essa derrocada na carreira. A culpa não é só dele.
Ronaldinho nunca mais foi o mesmo desde a Copa do Mundo de 2006. Ele chegou à competição na condição de maior astro do time mais estrelado. E saiu da Alemanha sem fazer gols, e com um futebol medíocre para quem era o melhor jogador do mundo na época.
De volta à Catalunha, o camisa 10 do Barça deixou de fazer suas jogadas mágicas e resolver as partidas. Os Culés perderam um Campeonato Espanhol imperdível para o Real Madrid de Fabio Capello, caíram nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões, e o clima degringolou.
Mas a diretoria blaugrana pouco fez para ajudar. O técnico Frank Rijkaard, que já havia demonstrado que não sabe gerenciar egos foi mantido, e ao invés de tentar controlar a guerra das estrelas dentro do clube, Thierry Henry chegou para colocar mais uma vaidade na fogueira.
A torcida azul-grená também colaborou. Dando uma de corinthianos, esqueceram o que Ronaldinho já havia feito com a camisa do clube e passaram a vaiar e cobrar o atleta sem parar. Obviamente, em vários momentos a atitude do jogador não foi nada profissional, com presenças freqüentes na noite catalã.
Por essas e outras, Ronaldinho tem que sair do Barcelona. É o melhor para ele e para o clube. O Barça precisa se reformular, tentar reencontrar o espírito vencedor de duas temporadas atrás. Já o Gaúcho precisa reencontrar o seu melhor futebol, aquele que combinava jogadas fantásticas com objetividade e resultados em campo. Diferente das enceradeiras e focas de circo que pipocam por aí, fazendo malabarismos desnecessários com a bola.
Na Itália, seu mais provável destino, Ronaldinho vai encontrar um futebol muito mais duro de ser jogado do que o Espanhol. Se não colocar a cabeça no lugar, a tendência é que o futebol dele só piore. E é por isso que eu acredito que ele resolva voltar a jogar bola.

PS – Vai ser engraçado ver o Carlo Ancelotti montar o time do Milan no ano que vem. Além da provável chegada de Ronaldinho, Shevchenko também parece estar acertando seu retorno à Milão. E aí, como alinhar Kaká, Ronaldinho, Pato, Shevchenko e (talvez) Ronaldo sem mexer nos intocáveis Gattuso e Pirlo?

PS 2 – Ronaldinho não é o único ídolo do Barcelona que deixa o clube pela porta dos fundos. Só na história recente do clube, o mesmo aconteceu com Ronaldo, Figo e Rivaldo. Impossível que o time não tenha uma boa parcela de culpa.

Rafael Porto

terça-feira, 15 de abril de 2008

Mudando de assunto...

Vamos mudar de assunto, por enquanto chega de Champions League. Estava eu vendo umas matérias da revista placar, e dei de cara com essa que achei muito interessante. Resolvi compartilhar com os leitores do blog, e acho que pode ser bastante discutida. Claro que discordo de algumas coisas, e concordo com várias outras, mas é assim que funciona, cada um com sua opinião.

Meses atrás, a Placar fez reportagem com escalação de clubes sem a saída de revelações e jogadores que chegaram novos e que ainda estão em atividade.

ATLÉTICO-MG: Diego, Mancini, Lima, Caçapa e Dedé; Rafael Miranda, Renato, Ramón e Lincoln; Kim (Tchô) e Éder Luís.

ATLÉTICO-PR: Flávio, Fernandinho, Roberto, Gustavo e Fabiano; Alan Bahia, Kléberson, Jadson e Evandro; Dagoberto e Pedro Oldoni.

CORINTHIANS: Marcelo (Rubinho), Coelho (Eduardo Ratinho), Cris, Anderson e Kléber; Edu, Deco, Silvinho e Willian; Jô (Fernando Baiano) e Ewerthon (Gil).

CRUZEIRO: Gomes, Maicon, Luisão, Gladstone e Maxwell; (Jonathan); Belletti, Charles, Wendell e Kerlon (Geovanni); Ronaldo e Guilherme.

FLAMENGO: Júlio César, Alessandro, Juan, Luiz Alberto e Athirson; Jônatas, Ibson, Renato Augusto e Sávio; Adriano e Reinaldo.

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Júnior César, Antônio Carlos, Rodolfo e Marcelo; Romeu, Arouca, Diego Souza e Roger; Carlos Alberto e Rodrigo Tiuí (Lenny ou Toró).

GRÊMIO: Cássio, Anderson Polga, Léo e Roger; Tinga, Eduardo Costa, Lucas, Emerson e Carlos Eduardo; Anderson e Ronaldinho Gaúcho.

INTER: Renan, César Prates, Lúcio, Sídnei e Chiquinho; Claiton, Fábio Rochenback e Daniel Carvalho (Diogo Rincón);Rafael Sóbis, Nilmar e Alexandre Pato.

PALMEIRAS: Diego, Ilsinho, David, Gláuber e Michael; Paulo Assunção, Francis, Taddei e William (Diego Souza); Vágner Love e Edmílson.

SANTOS: Felipe, Élder Granja, André Luís, Domingos e Carlinhos; Paulo Almeida, Canindé, Gustavo Nery e Diego; Robinho e Renatinho.

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Cafu (Gabriel), Breno, Alex Silva e Fábio Aurélio; Denílson, Fábio Simplício, Hernanes e Kaká; Júlio Baptista e Dodô.

VASCO: Hélton, Claudemir, Fabiano Eller, Vilson e Felipe; Ricardo Bóvio, Ygor, Pedrinho e Morais; Edmundo e Romário (Souza).

BOTAFOGO: Leonardo Moura, Almir, Thiago Xavier, Leandro Carvalho e... É simplesmente impossível formar um bom time com 11 jogadores revelados no clube...

Fonte:Revista Placar

Os times que eu mais gostei foram do Grêmio e do Cruzeiro, claro que tem outros fortes...e o mais fraco, sinceramente, achei o do Palmeiras...nada pessoal, claro...mas é a minha opinião. Destaque para o trio ofensivo do Inter...3 jogadores com as mesmas características...é realmente o tipo de atacante que o inter vem revelando há alguns anos.
E você, o que achou?

Pedro Junior.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Copa da uefa - jogos de volta

O Assunto de hoje é Copa Uefa, como o Porto disse, a série B da Europa...mas conforme post anterior, eu já havia dito e repito, esse campeonato está muito emocionante, e essa fase final promete pegar fogo.Ontém, quinta-feira, tivemos os jogos de volta das quartas-de-final, assim como na Champions League. vamos aos resultados e minhas impressoes.


Zenit x Leverkusen: Confesso que não conhecia esse time Russo, e ainda não assisti um jogo inteiro ou mais para ter uma idéia formada...mas pelos resultados não podemos deixar de salientar. Depois da vitória fora de casa por 4x1, um resultado surpreendente demais, o jogo de ontém me pareceu ser bem morno, em banho maria. o Leverkusen acabou levando a melhor e ganhando por 1x0, mas foi muito pouco perto do que precisava. Os Russos ainda se deram o luxo de perder um penalti. Enfim, vai pegar agora o Bayern de Munique, outro alemão. O Porto já havia me falado sobre esse time, que é uma ótima surpresa e tem uma grana absurda por trás...mas agora é parada dura, o monstro da competição pela frente...não acredito na zebra não.


Sporting x Rangers: Apesar da pressão no jogo de ida na Escócia, foi um jogo bem truncado e não saíram do Zero. Ontém em Portugal, parecia que iria dar Sporting, mas não conseguiu se impor e acabou levando 2x0 em casa. O Glasgow Rangers agora pega a minha Fiorentina. Detesto admitir isso, mas é parada duríssima, principalmente jogando na Escócia, onde eles têm pressionado muito os adversários. Mas mesmo fora de casa a equipe tem se comportado muito bem e não chegou até aqui por acaso.


Getafe x Bayern Munique: Não sei se alguém vai lembrar, mas eu tava sentindo o cheiro de zebra. Assisti uns pedaços do jogo, e a prorrogação. Ainda no primeiro tempo o pequeno Getafe teve um jogador expulso...pensei: agora desanda. Pelo contrário...no fim do primeiro tempo marcaram com Cosmin Contra e foram pros vestiários com a moral elevada. No segundo tempo, como já esperava, retranca espanhola e pressão Alemã, que parecia não surtir efeito, quando no final, o Gigante Bayern "acha" um gol. 1x1 mesmo resultado do jogo de ida. Prorrogação iniciada, logo com 1 minuto, Gol do Getafe. 3 minutos, Gol do Getafe. Quem iria dizer que um milagre aconteceria? Talvez o Porto, mas fora ele...acho que nem os torcedores do Bayern lá na Alemanha acreditavam. Eis que no segundo tempo da prorrogação, bola na área do Getafe, e o goleirão argentino, velho conhecido dos brasileiros, Abbondanzieri que também é conhecido como Pato...honrou seu apelido. Soltou uma bola boba nos pés do matador Luca Toni. 3x2 Getafe. E no último, sim, eu disse último minuto do segundo tempo da prorrogação, o goleirão Oliver Kahn já havia ido pra área tentar uma cabeçada...uma bola cruzada da esquerda quem que aparece para cabecear? Ele mesmo, Luca Toni, o artilheiro da competição com 10 gols...decretando 3x3 no placar, e Bayern classificado por gols marcados fora de casa. Justo? Não! Mas o Bayern mostrou que é grande e não desistiu da vitória, e o Getafe, infelizmente, mostrou que é pequeno demais.


Psv x Fiorentina: Por se tratar do meu time, acompanhei ao vivo esse jogo pela internet. Estava meio ressabiado mas com uma ponta de esperança...quando Afellay, ótimo jogador do PSV não apareceu na escalação, as esperanças triplicaram, esse jogador acabou com o jogo de ida na Itália. O jogo em sí não foi lá muito interessante...a Fiorentina jogou melhor mesmo e mereceu o resultado de 2x0 fora de casa. Montolivo jogou muito bem, Pazzini como sempre perdendo seus gols, Santana foi bem também. Frey, o goleirão francês defendeu um penalti inexistente na minha visão, e o destaque do jogo sem dúvida o romeno Adrian Mutu. Com dois gols, acabou com o jogo. Já faz um tempo que ele é o principal jogador do time de Florença, e ontém mais uma vez na hora da decisão, apareceu e resolveu. Fiorentina agora pega o Rangers, com a primeira partida lá na Escócia. Acredito que o primeiro jogo vai resolver a parada...se o Rangers vencer por uma boa diferença, a Fiorentina não tira em casa não, se for uma partida equilibrada, decidindo em casa...acredito na força da Equipe.


Acredito e espero que dê Bayern e Fiorentina na final...infelizmente, depois da vitória de ontém, acho que o Bayern não deixa escapar esse título. Se já era favorito, depois de ontém ficou com cara de campeão. Mas nada é impossível, ainda mais com a final sendo em jogo único. é esperar pra ver.


Porto, quase que você tem que comer sua camisa hein.


Por hoje é só gente, manifestem-se...e enviem seus textos pra gente, se tiver vontade, é claro!Grande abraço a todos...Pedro Junior.


quarta-feira, 9 de abril de 2008

Considerações das quartas-de-final



Algumas observações sobre as quartas-de-final da UEFA Champions League. A maioria delas foi extraída de uma conversa pelo MSN com o Pedro.

- O que é o Liverpool? De novo nas semifinais da Liga dos Campeões. E de novo enfrentando o Chelsea. E de novo vai se classificar (será?).

- O que é o Fernando Torres? Ta jogando o fino da bola o rapaz. E o Gerrard? Eu que sou fã de volantes, colocava ele no meu time titular fácil, fácil.

- E o Rafael Benítez, hein? Bom lembrar que antes de guiar as campanhas do Liverpool na Liga dos Campeões, ele foi campeão espanhol (duas vezes) e da Copa UEFA com o Valencia. Mas eu ainda acho que um time com o do Liverpool tinha obrigação de estar fazendo campanha melhor na Premier League.

- O Fenerbahçe virou o time da moda no Brasil. Talvez por ter uns 30 brasileiros jogando por lá. Mas a verdade é que o time não consegue nem se consolidar na liderança do Campeonato Turco (Süper League). E para cada Alex do Fener, o Chelsea tinha Joe Cole, Ballack e Lampard.

- O que foi o gol do Cristiano Ronaldo no primeiro jogo contra a Roma? Parecia o Michal Jordan pulando para enterrar. E o Alex Ferguson tem tanta moral que botou os reservas no segundo jogo, é mole? Para mim, o melhor treinador do mundo, ao lado do Joel Santana (brincadeirinha).

- Sessão “Provocação Gratuita ao João Felipe”: Todo mundo pagou pau para a Roma por eliminar o Real Madrid sem o Totti em campo. Contra o Manchester, o cara fez falta até para bater pênalti. Numa dessas é o Real que é frágil mesmo.

- O Barcelona eliminou o Schalke 04 sem passar da segunda marcha. Não dá para imaginar esse time passando pelos Red Devils, ou dá?

E amanhã é Copa UEFA. Todos os amigos do blog torcendo para Bayern e Fiorentina, hein? Abraços a todos.

Rafael Porto

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Jogos de volta

Segunda-feira, vespera do que??? UEFA Champions League. Jogos de volta sim senhor...então vamos para os meus palpites, sem muita enrolação. Agora com o jogo de ida já realizado, fica mais facil fazer uma previsão, mas o legal é que tá tudo bem disputado, salvo algumas exceções, e o pessoal que tá acompanhando o blog tem mostrado isso nas opiniões, discurdando e argumentando muitas vezes da gente, isso é muito bacana. Vamos lá:
Terça-feira teremos o clássico Liverpool x Arsenal, desta vez na casa do Liverpool. Jogo de ida foi bastante disputado no primeiro tempo, mas no segundo foi pressão total do Arsenal que acabou não resultando em nada. Confesso que estou torcendo pro Arsenal, mas acho bem dificil...o Liverpool é um time muito ajustado, e respeita muito as orientações do seu grande treinador Rafa Benitez...acho que em casa vai exercer uma pressão e acabar com as chances do Arsenal. Mas por se tratar de um clássico, um resultado diferente não é surpresa não...jogo extremamente aberto.

Chelsea x Fenerbahçe será outro jogo muito disputado. o Fenerbahçe acabou levando um gol em casa que pode fazer toda a diferença, mas o time vai pra Londres disposto a fazer história. do outro lado a ainda poderosa mas menos badalada equipe do Chelsea. Com um elenco repleto de estrelas, e com essas estrelas todas a disposição do Técnico Grant, acho dificil não passar pelos Turcos. Acredito em um jogo muito disputado, mas sinceramente não to crendo na zebra não...acho que no final vai dar Chelsea! Deivid foi o personagem do primeiro jogo, marcando um gol contra e depois um golaço a favor, ele está confirmado para a partida, assim como Roberto Carlos que ficou de fora do jogo de ida.

Quarta-feira começo pelo jogo Barcelona e Schalke 04. O que todos acreditavam aconteceu, vitória do Barcelona fora de casa, mas ao contrário do que eu mesmo pensava, isso foi um acidente...o time do Schalke pressionou muito os espanhois, mas não conseguiu transformar a pressão em gol efetivamente. Acho que essa é a principal diferença entre esses times...o Schalke não tem um jogador pra definir ou fazer a diferença, já o Barça, mesmo em fase negra e decadente...tem vários, incluindo o jovem Bojan que fez o gol da vitória no jogo de ida. Só um milagre tira a vaga do Barcelona.

E pra finalizar, o jogo mais esperado da semana passada, mas que acabou sendo uma barbada. Manchester foi até a Itália e não deu a menor chance para o time da Roma...que até pressionou e tentou fazer algo em seus domínios...mas sentiu muito a falta do seu maestro e capitão, Totti, e contou com um meio de campo sem inspiração e sem nenhum brilho. no final, mesmo fora de casa deu a lógica. Manchester 2 x 0. Acho mais dificil a Roma passar do que o Schalke 04, mas mesmo assim promete ser um jogo bem interessante, pois a Roma não vai se dar por vencida...com certeza!

Então só pra deixar bem claro...os meus palpites são Liverpool, Chelsea, Barcelona e Manchester United.
Fotos "emprestadas" do portal terra
Pedro Junior

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Copa da UEFA

Antes que os jogos comecem, daqui a pouco, vamos falar da Série B da Europa, a Copa UEFA.



BAYER LEVERKUSEN x ZENIT St. PETERSBURG

O jogo que reúne o maior número de caracteres. Brincadeiras a parte, acho que dá Zenit. O time conta com o dinheiro infinito da Gazprom, maior empresa de gás natural do mundo, e com o talento do volante ucraniano Anatoli Tymoschuk (foto), que deve pintar em um clube grande em breve. O Bayer tem o time mais jovem da liga alemã, e se conseguir manter os jogadores no elenco pode incomodar no futuro, mas o fato de decidir em casa vai favorecer os russos.



BAYERN DE MUNIQUE x GETAFE

Zé Roberto, Ribéry, Luca Toni e Klose contra Braulio, De la Red, del Moral e Kepa. Desnecessário dizer quem passa né? Se der Getafe será a maior zebra do ano.



FIORENTINA x PSV

Jogo equilibrado. Mas para deixar o Pedro feliz, vou de Fiorentina. O time Viola está em quarto numa liga dificílima como a italiana, e tem um técnico de muito futuro, Cesare Prandelli. Já o PSV é líder do Campeonato Holandês mais pela incompetência dos rivais, e não parece ter muitos argumentos contra o pessoal de Florença.



RANGERS x SPORTING

Outra partida muito equilibrada. O Rangers está com a mão na taça do Campeonato Escocês, e costuma transformar os jogos em casa em um inferno para os adversários. Já o Sporting faz uma temporada ridícula no Campeonato Português, a quatro pontos da zona de classificação para a Liga dos Campeões. É Rangers na cabeça!



É aí, quem passa para as semifinais do Copa da UEFA na sua opinião?

Rafael Porto