Olá pessoal, o sorteio da champions foi pedreira, não? Hoje vamos dar os pitacos sobre quem passa. Lembrando que o segundo time, define em casa. Por exemplo, Chelsea x Juventus, a segunda partida é na Italia...certo? Então vamos aos confrontos e um breve comentário.
RP - Rafael Porto
PJ - Pedro Junior
- Chelsea x Juventus
- Inter x Manchester
- Sporting x Bayern
- Atlético de Madrid x Porto
- Villarreal x Panathinaikos
- Lyon x Barcelona
- Arsenal x Roma
- Real Madrid x Liverpool
Chelsea x Juventus
RP - Confronto entre gigantes. A Juve tenta recuperar a força de anos anteriores, o Chelsea é um dos mais poderosos dos últimos tempos. Os dois estão em situações parecidas nos campeonatos nacionais, mas pelo que fez até agora na Champions League, e por decidir em casa, aposto na Juve. Mas pode ser o coração falando mais alto.
PJ - Dois times que realmente podem brigar pelo título, uma pena já se enfrentarem. Duas ótimas defesas que ao meu ver são os pontos fortes. Juventus jogou duas partidas perfeitas contra o Real Madrid, se repetir pode passar, mas quem segue em frente é o Chelsea...pois pra vencê-los é preciso suar sangue. Não que a Juve não seja capaz e mesmo decidindo em casa...dá Chelsea.
Inter x Manchester
RP - Talvez o confronto entre as duas equipes em melhor forma no momento. O que vai decidir é saber qual Inter vai entrar em campo: a que passa por cima de todo mundo no Campeonato Italiano, ou a que ficou atrás do Panathinaikos na Fase de Grupos. Pelo histórico recente, aposto na segunda opção e fico com os Red Devils.
PJ - Acho que é o melhor jogo pra ser assistido. Dois times que também podem ser considerados favoritos ao título, mas o histórico pipoqueiro dos Italianos me deixa com os dois pés bem atrás. A Inter depende do Ibra que é quem desequilibra, o Manchester tem mais jogadores que podem decidir e por fazer a segunda em casa, passam os ingleses.
Sporting x Bayern
PJ - Pela história e tradição, coisas que realmente pesam na Champions, não posso ter outra opinião. Os Alemães passam e até com certa facilidade se continuarem com o futebol que apresentaram na fase anterior. Sporting é um time de segundo escalão europeu e só um pequeno milagre pra passar pelo gigante Bayern.
RP - Entre tantos confrontos equilibrados, nesse existe um abismo entre as duas equipes. O Bayern tem mais opções, mais qualidade, mais técnica, mais experiência, mais tradição e decide em casa. Um abraço para o Sporting.
Atlético de Madrid x Porto
PJ - O Atlético vem se reforçando muito bem a cada temporada que passa. Comete alguns erros como Cleber Santana, mas depois acaba se ajeitando. Essa temporada vem correndo por fora na Champions e pode surpreender, talvez não título mas deve ir longe. Porto é uma boa equipe mas mesmo decidindo nas suas dependências não vai dar. Passam os espanhóis mas vai ser apertado.
RP - Um dos jogos mais nivelados. O Atlético tem um time que mistura a experiência de Forlán, Maxi Rodriguez e Coupet à juventude de Luis Garcia e Aguero. O Porto tem menos qualidade técnica, mas joga a Champions League todo ano, enquanto os Colchoneros estavam ausentes há anos. Só para não ficar em cima do muro, aposto no Atlético.
Villarreal x Panathinaikos
RP - O Panathinaikos queria igualar a campanha do Olympiakos no ano passado e fez melhor, passando em primeiro lugar. Já o Villarreal é provavelmente o time com o melhor aproveitamento em Champions League, com uma semifinal e agora com pelo menos uma oitava novamente. O jogo em Atenas deve ser difícil para os espanhóis, mas time por time, aposto no Submarino Amarelo.
PJ - Confronto muito equilibrado e que o fator casa pode pesar muito a favor do Panathinaikos. Villarreal não é um time brilhante mas vem conseguindo ótimos resultados principalmente na Champions. Super em dúvida, eu coloco que passam os gregos pelo fator casa, mas não tenho certeza.
Lyon x Barcelona
PJ - o Lyon sempre chega pra atrapalhar mas acaba tropeçando nos chamados grandes da europa. Sempre por um detalhe, sempre por um gol, mas dessa vez tem tudo pra ser diferente. O Barcelona está sobrando muito e deve passar por cima dos franceses. Passa Barcelona com certeza e não é o coração falando.
RP - O Barcelona vem tendo uma temporada perto da perfeição, atropelando os adversários. O problema é que eu sinto que o time ainda não foi realmente testado, pela fragilidade de quem encarou até agora, tanto na Champions League, quanto no Espanhol. O Lyon pode ser esse primeiro grande teste para os catalães, mas a equipe francesa já não tem a mesma força de temporadas passadas. Deve mesmo dar Barça.
Arsenal x Roma
RP - Pela forma como jogam as equipes, deve ser o jogo mais ofensivo, mais gostoso de assistir. O Arsenal continua com uma equipe jovem demais, que pode sentir a pressão, como parece ter acontecido na Fase de Grupos, quando ficou com o segundo lugar. Já a Roma está em franca recuperação na temporada, e finalmente está aprendendo a jogar sem Totti e com formações táticas diferenciadas. Pela empolgação de chegar à final, que será em Roma, aposto nos italianos.
PJ - A roma começou muito mal o campeonato italiano e vem se recuperando. Jogo ofensivo sempre pra cima do adversário que surpreendeu o Real Madrid champions league passada. Arsenal tem sua maneira de jogar cadenciando o jogo mas sempre buscando o ataque. Vai ser um jogão e eu realmente tenho dúvidas de quem passa mas pelo meu pai vou apostar no Arsenal.
Real Madrid x Liverpool
PJ - O Liverpool é o líder do campeonato inglês e vem jogando um belo futebol. Real Madrid passou apertos frente a Juventus, tá com um treinador novo e ainda sofre com vários desfalques. Real tá com síndrome de pipocadas também nos últimos anos e em casa é muito dificil de tirar do Liverpool. Mais um inglês que passa.
RP - Confronto com "só" 14 títulos da Champions League em campo. O Real Madrid, apesar do falatório de sempre, faz uma temporada patética, em marcha lenta. Enquanto isso, o Liverpool finalmente parece disposto a voltar a ganhar o Campeonato Inglês. Aliando isso aos últimos anos, onde os Reds mostraram força na Europa e o Real amarelou, fico com o Liverpool. E nem que minha mãe jogasse no Real Madrid eu apostaria nos Merengues.
Um bom final de ano a todos vocês e que venham os confrontos. 2009 vai ser melhor ainda por aqui.
Grande abraço
Pedro Junior
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Sorteio da champions e pitacos
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Fim da Fase de Grupos
Na boa, a Champions League é a competição mais legal, cheia de estrelas, times gigantes, todo mundo sabe e concorda com isso. Mas a Fase de Grupos começa a ficar meio chatinha. Essa etapa da competição virou uma mera formalidade para os times grandes. Os que jogam bem se classificam com duas rodadas de antecedência (Barcelona, Juventus, Liverpool), os que vão mais ou menos se classificam uma rodada antes (Real Madrid, Arsenal), e os que jogam mal (Inter, Chelsea) se classificam na última, sem maiores preocupações, tudo muito bem, obrigado. Isso desvaloriza um pouco a competição, que só começa a pegar fogo mesmo nas oitavas-de-final. Enfim, apenas uma constatação, já que esse ano não me empolguei com os primeiros jogos da Champions. Mas tenho certeza que ano que vem, no mata-mata, o bicho vai pegar. Agora vamos a um rápido resumo de como foi a primeira fase da UEFA Champions League 2008/09.
Grupo A
Classificados: Roma e Chelsea
Copa UEFA: Bordeaux
Eliminado: CFR Cluj
- Foi um dos grupos mais excitantes. Começou com o Chelsea atropelando e o CFR Cluj surpreendendo todo mundo com uma vitória fora de casa contra a Roma. Mas depois, os comandados de Felipão começaram a jogar mal, o time romeno se assustou, a Roma se recuperou e o Bordeaux também chegou a assustar.
Grupo B
Classificados: Panathinaikos e Internazionale
Copa UEFA: Werder Bremen
Eliminado: Anorthosis Famagusta
- Outro grupo que teve graça. A Inter começou voando, mas foi murchando a bola e só passou em segundo lugar. O Panathinaikos consegue, no mínimo, repetir a campanha do arquirival Olympiakos no ano passado, e melhor ainda, com um primeiro lugar no grupo. O Anorthosis, se não fosse o Anorthosis, seria considerado o maior amarelão da competição, já que estava quase garantido na próxima fase aos 40 minutos do segundo tempo da penúltima rodada, quando vencia o Werder. Levou o empate, perdeu o último jogo e não vai nem pra UEFA.
Grupo C
Classificados: Barcelona e Sporting
Copa UEFA: Shakhtar Donetsk
Eliminado: Basel
- O grupo mais sem graça. Com duas rodadas de antecedência, Barça e Sporting já estavam garantidos. Isso porque os catalães estão em um nível muito acima dos rivais e jogaram o melhor futebol da Fase de Grupos. Já o Sporting fez o serviço e venceu as duas partidas contra o Shakhtar, principal rival pela segunda vaga. E o Basel só figurou.
Grupo D
Classificados: Liverpool e Atlético de Madrid
Copa UEFA: Olympique de Marselha
Eliminado: PSV Eindhoven
- Era para ser o Grupo da Morte, lembram? Não foi. Reds e Colchoneros deitaram e rolaram e se classificaram com um pé nas costas. Aliás, o Atlético foi uma das mais gratas surpresas até aqui, com um grupo equilibrado e futebol envolvente. O Olympique demonstrou o mesmo e inexplicável problema em se impor em casa, e o PSV foi absolutamente ridículo e confirmou a queda grosseira no nível do futebol holandês nos últimos anos.
Grupo E
Classificados: Manchester United e Villarreal
Copa UEFA: Aalborg
Eliminado: Celtic
- Outro grupo onde os classificados nadaram de braçada. Os Red Devils e o Submarino Amarelo passaram com sobras. Já o Aalborg beliscou a vaga na UEFA graças ao desempenho absurdo do Celtic, que só vence em casa. Como esse ano nem o Celtic Park ajudou, os escoceses estão fora, para alegria do Juca.
Grupo F
Classificados: Bayern de Munique e Lyon
Copa UEFA: Fiorentina
Eliminado: Steaua Bucareste
- A Fiorentina tinha tudo para incomodar bávaros e lioneses, mas demonstrou uma tremenda falta de capacidade de se impor, mesmo quando tinha o domínio das partidas. Melhor para os favoritos do grupo, que passaram sem maiores preocupações.
Grupo G
Classificados: Porto e Arsenal
Copa UEFA: Dinamo Kiev
Eliminado: Fenerbahçe
- Grupo com reviravoltas interessantes. O Porto deu pinta de que seria eliminado, fez um primeiro turno fraquinho, mas se recuperou muito bem e passou em primeiro lugar. O Dinamo Kiev, que nos últimos anos só levou pancada, dessa vez deu trabalho, e conseguiu pelo menos uma vaga na UEFA. O Arsenal passou no piloto automático, e o Fenerbahçe foi a maior decepção do ano, passando de uma quarta-de-final na temporada passada, para uma eliminação na primeira fase dessa vez.
Grupo H
Classificados: Juventus e Real Madrid
Copa UEFA: Zenit St. Petersburg
Eliminado: BATE Borisov
- Os dois jogos entre Real e Juve foram os pontos altos dessa Fase de Grupos. A Juventus mostrou força e venceu os dois confrontos, mas o Real também não teve dificuldades em se classificar. Isso porque o Zenit, que muitos esperavam que fosse supreender, sentiu a pressão e não conseguiu vencer os grandes, mas vai disputar o bi na Copa UEFA.
As oitavas-de-final começam em fevereiro de 2009. O sorteio dos confrontos acontece nesta sexta-feira, dia 19 de dezembro, às 9 horas da manhã, horário de Brasília. Os primeiros colocados enfrentam os segundos, mas não pode haver confrontos entre times que estavam no mesmo grupo, nem entre times do mesmo país. Isso causa situações curiosas. O Barcelona, por exemplo, tem como opções de confronto apenas Chelsea, Inter, Lyon e Arsenal. Ou seja, é jogão na certa.
Rafael Porto
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Mundial de Clubes 2008
Eu sei, eu sei...Post super atrasado
Mas o que vale é a intenção
Rapidamente portanto, um raio-x das equipes da competição nesse ano, inclusive as que já bailaram, só pra ficar completinho.
ADELAIDE UNITED
Nome: Adelaide United Football Club
País: Austrália
Cidade: Adelaide
Estádio: Hindmarsh Stadium (17 mil lugares)
Técnico: Aurelio Vidmar (Australiano)
Principal Jogador: Travis Dodd (Meio-campista australiano)
- Única equipe na competição que não é campeã continental. Acontece que a FIFA permite que o país sede tenha só um representante. Então como o Gamba Osaka, que é japonês, venceu a Liga dos Campeões da Ásia, o Adelaide, que foi vice, ganhou a vaga. É conhecido no Brasil pela passagem (fracassada) de Romário por lá, em 2006.
AL AHLY
Nome: Al-nady Al-Ahly Lel-tarbeya Albadaneya
País: Egito
Cidade: Cairo
Estádio: Olímpico (74 mil lugares)
Técnico: Manuel José (Português)
Principal Jogador: Mohamed Aboutrika (Meia-atacante egípicio)
O Al Ahly é o maior clube do futebol africano, com seis títulos da Liga dos Campeões local. Como o Egito é um país rico, os jogadores formados na equipe acabam ficando por lá, o que faz com que a equipe jogue junto por muito tempo. E o entrosamento é o ponto forte do time, que já está com Manuel José no comando há cinco anos.
GAMBA OSAKA
Nome: ガンバ大阪
País: Japão
Cidade: Osaka
Estádio: Osaka Expo'70 (21 mil lugares)
Técnico: Akira Nishino (Japonês)
Principal Jogador: Yasuhito Endo (Meio-campista japonês)
O Gamba Osaka não é uma equipe grande do futebol japonês, tanto que conta com apenas um título nacional. Mas a campanha na Liga dos Campeões da Ásia foi perfeita, com direito a atuações fantásticas de Endo. Não deve ter bola para passar pelo Manchester, mas jogando em casa, pode criar dificuldades para os Red Devils.
LDU QUITO
Nome: Liga Deportiva Universitaria de Quito
País: Equador
Cidade: Quito
Estádio: Casa Blanca (55 mil lugares)
Técnico: Edgardo Bauza (Argentino)
Principal Jogador: Patricio Urrutia (Volante equatoriano)
A LDU de hoje está longe de ser aquele time envolvente e veloz que derrotou o Fluminense na final da Libertadores da América. Muito disso se deve à saída de Guerrón, que ditava o ritmo acelerado da equipe. Sem ele, e ainda com o inseguro Cevallos no gol, a LDU pode ser protagonista da primeira derrota sulamericana antes da final de um Mundial de Clubes.
MANCHESTER UNITED
Nome: Manchester United Football Club
País: Inglaterra
Cidade: Manchester
Estádio: Old Trafford (76 mil lugares)
Técnico: Alex Ferguson (Escocês)
Principal Jogador: Cristiano Ronaldo (Meia-atacante português)
A única dúvida com relação ao Manchester é a famosa falta de comprometimento dos europeus com o Mundial. A competição acontece no meio da temporada européia, é realizada do outro lado do mundo, não traz retorno financeiro e reconhecimento esportivo como a Liga dos Campeões ou o campeonato nacional dos principais países. Mesmo assim, com um pouquinho de concentração, os Red Devils levam esse título com um pé nas costas.
PACHUCA
Nome: Club de Fútbol Pachuca
País: México
Cidade: Pachuca
Estádio: Hidalgo (30 mil lugares)
Técnico: Enrique Meza (Mexicano)
Principal Jogador: Bruno Marioni (Atacante argentino)
No ano passado o Pachuca foi o maior vexame do Mundial, sendo eliminado pelos tunisianos do Étoile du Sahel. Dessa vez, a equipe chega com mais experiência, e com a certeza de que não é nada impossível derrotar a LDU na semifinal e decidir o título contra o Manchester.
WAITAKERE UNITED
Nome: Waitakere United
País: Nova Zelândia
Cidade: Waitakere
Estádio: Trusts Stadium (6 mil lugares)
Técnico: Chris Milicich (Neozelandês)
Principal Jogador: Benjamin Totori (Atacante salomônico)
A presença do Waitakere United pelo segundo ano no Mundial de Clubes mostra como a competição da FIFA ainda precisa de alguns ajustes para realmente se consolidar. O time é simplesmente semi-amador, com os atletas precisando acumular outras profissões para sobreviver.
Tabela do Mundial de Clubes
Preliminar
11/12 - Waitakere United x Adelaide United (Jogo 1)
Quartas-de-Final
13/12 - Al Ahly x Pachuca (Jogo 2)
14/12 - Gamba Osaka x Vencedor Jogo 1 (Jogo 3)
Semifinais
17/12 - LDU Quito x Vencedor Jogo 2 (Jogo 4)
18/12 - Manchester United x Vencedor Jogo 3 (Jogo 5)
Decisão Quinto Lugar
18/12 - Perdedor Jogo 2 x Perdedor Jogo 3
Decisão de Terceiro Lugar
21/12 - Perdedor Jogo 4 x Perdedor Jogo 5
Final
21/12 - Vencedor Jogo 4 x Vencedor Jogo 5
Rafael Porto
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Campeonato Brasileiro 2008
Olá a todos os amigos do Trio de Ataque. Hoje estamos aqui por dois motivos. O primeiro deles é que como comentaram no último post...faltou colocar o craque do campeonato. Tanto na opinião do Porto, quanto na minha, o craque do campeonato é o Hernanes do São Paulo.
O segundo motivo é que alguns amigos que acompanham o blog, outros que eu solicitei resolveram fazer suas próprias seleções. Muito bom, pois o intuito sempre é a participação.
Vamos lá então, começando pela seleção do Pedro Fillipo, vulgo Pipiu:
Victor (Grêmio)
Leonardo Moura (Flamengo)
Thiago Silva (Fluminense)
André Dias (São Paulo)
Leandro (Palmeiras)
Hernanes (São Paulo)
Ramires (Cruzeiro)
Ibson (Flamengo)
Alex (Internacional)
Keirrison (Coritiba)
Nilmar (Internacional)
Muricy Ramalho (São Paulo)
Craque: Alex (Internacional)
A segunda seleção é do nosso amigo sempre participativo Rodrigo Fonseca, vulgo Zula:
Victor (Grêmio)
Léo Moura (Flamengo)
Miranda (São Paulo)
Thiago Silva (Fluminense)
Juan (Flamengo)
Guiñazu (Internacional)
Ramires (Cruzeiro)
Alex (Internacional)
Wagner (Cruzeiro)
Nilmar (Internacional)
Washington (Fluminense)
Muricy Ramalho (São Paulo)
Craque: Não teve nenhum craque nesse campeonato
a terceira e última seleção de hoje, é do Toni, irmão do Xico. Não sei o nome inteiro dele.
Rogerio (São Paulo)
Vitor (Goiás)
Fabio Luciano (Flamengo)
Miranda (São Paulo)
Leandro (Palmeiras)
Guinazu (Internacional)
Hernanes (São Paulo)
Ramires (Cruzeiro)
Alex (Internacional)
kleber Pereira (Santos)
Nilmar (Internacional)
Ele não me mandou nem o técnico, nem o craque...mas tudo bem.
Por hoje é só, alguém mais quer mandar sua seleção ? é só mandar e-mail ou procurar a gente de alguma forma.
Um abraço a todos.
Pedro Junior
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Campeonato Brasileiro 2008
Chega ao fim mais um campeonato brasileiro. Sem entrar muito em detalhes, digo que o título ficou em boas mãos. O São Paulo é o clube mais europeu do futebol brasileiro e soube contornar muito bem os problemas vividos no primeiro turno. Se mandasse o Muricy embora, talvez não tivesse nem entrado na libertadores. Enfim, não estamos aqui hoje para falar do campeonato em sí...e sim para fazer uma seleção dos que consideramos os melhores em cada posição. Sem mais delongas, vamos aos eleitos:
Seleção de Rafael Porto
Goleiro - Victor (Grêmio)
Lateral Direito - Vítor (Goiás)
Zagueiro - Miranda (São Paulo)
Zagueiro - Fábio Luciano (Flamengo)
Lateral Esquerdo - Juan (Flamengo)
Volante - Ramires (Cruzeiro)
Volante - Guinazu (Inter)
Volante - Hernanes (São Paulo)
Meia - Wagner (Cruzeiro)
Atacante - Nilmar (Inter)
Atacante - Keirrison (Coritiba)
Técnico - Celso Roth (Grêmio)
Seleção de Pedro Junior
Goleiro - Rogerio (São Paulo)
Lateral direito - Léo Moura (Flamengo)
Zagueiro - Miranda (São Paulo)
Zagueiro - Thiago Silva (Fluminense)
Lateral esquerdo - Leandro (Palmeiras)
Volante - Ramires (Cruzeiro)
Volante - Hernanes (São Paulo)
Meia esquerda - Alex (Internacional)
Meia direita - Tcheco (Grêmio)
Atacante - Kleber Pereira (Santos)
Atacante - Keirrison (Coritiba)
Técnico - Muricy Ramalho (São Paulo)
e aí? concorda ou discorda? hoje tem a eleição da revista placar da seleção do campeonato com as bolas de prata e o grande craque para bola de ouro.
Pedro Junior
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
UEFA Champions League 2008/09 - 1ª Rodada
No Grupo A, o Chelsea mostrou que chega como um dos principais candidatos ao título e passou por cima do Bordeaux, em Londres, por 4 a 0. Lampard mais uma vez justificou a briga entre Felipão e Mourinho para contar com seu futebol. Melhor para o brasileiro. Já a Roma protagonizou a decepção da rodada, perdendo de virada, em casa, para o CFR Cluj, por 2 a 1. O argentino Culio, que marcou os dois gols dos romenos, já é candidato à naturalização para defender a seleção da Romênia.
No Grupo B, a Internazionale derrotou o Panathinaikos, na Grécia, por 2 a 0. Ibrahimovic foi o destaque, dando o passe para os dois gols nerazzurros. Werder Bremen e Anorthosis Famagusta ficaram no 0 a 0 e provaram que esse é possivelmente o grupo mais fraco do ano.
No Grupo C, o Barcelona derrotou o Sporting por 3 a 1 no Camp Nou sem maiores dificuldades. Já o Shakhtar Donetsk, com dois gols brasileiros (Fernandinho e Jádson), passou pelo Basel, jogando na Suíça, por 2 a 1. Se a briga no grupo é entre portugueses e ucranianos, ponto para o pessoal do leste europeu.
No Grupo D, o Atlético de Madrid largou muito bem, atropelando o PSV, na Holanda, por 3 a 0. Sérgio Aguero ainda não é, mas será, um jogador de nível mundial. Já o Liverpool, com a tradicional ajuda de Steven Gerrard, venceu o Olympique, de virada, por 2 a 1. A defesa dos Reds, mais uma vez, deu mostras de ser o ponto fraco do time de Rafa Benítez.
No Grupo E, rodada absolutamente sem graça. Dois 0 a 0. O Manchester não conseguiu se impor em casa contra o Villarreal, e o sempre impressionante Celtic Park não ajudou os escoceses a furarem a retranca do Aalborg.
No Grupo F, a Fiorentina começou arrasadora pra cima do Lyon, abrindo 2 a 0 na França. Gilardino parece reecontrar seu melhor futebol sob o comando de Prandelli, que o revelou no Parma. O ótimo Karim Benzema comandou o empate dos franceses. Já o Bayern de Munique venceu sem maior alarde, por 1 a 0, o Steaua, em Bucareste.
No Grupo G, o Arsenal quase dá vexame e perde para o Dynamo, em Kiev. Sorte que Gallas decretou o 1 a 1 no apagar das luzes. Melhor para o Porto, que derrotou o Fenerbahçe sem problemas no Estádio no Dragão por 3 a 1.
Para fechar, no Grupo H, Alessandro Del Piero fez um golaço de falta, que deu a vitória à Juventus por 1 a 0 sobre o Zenit, na Itália. E o Real Madrid não fez mais que a obrigação vencendo o BATE Borisov por 2 a 0, em Madri.
Rafael Porto
terça-feira, 16 de setembro de 2008
UEFA Champions League 2008/09
Chegou a hora! A competição mais legal do mundo vai começar nesta terça-feira. Esse ano rolam alguns retornos importantes como Bayern de Munique, Juventus, Fiorentina e Atlético de Madrid. Já alguns times tradicionais ficaram de fora, como Milan, Benfica e Valencia. Confira abaixo um raio-x dos 32 participantes da Fase de Grupos.
GRUPO A
BORDEAUX
Nome: Football Club des Girondins de Bordeaux
País: França
Cidade: Bordeaux
Estádio: Chaban Delmas (34.327 lugares)
Técnico: Laurent Blanc (Francês)
Principal Jogador: Fernando Cavenaghi (Atacante – Argentino)
Títulos: 5 Campeonatos Franceses, 3 Copas da França, 2 Copas da Liga Francesa, 2 Supercopas da França, 1 Segunda Divisão Francesa e 1 Copa Intertoto.
- Na temporada passada o Bordeaux assustou o Lyon e quase roubou o título francês dos lioneses. A principal arma para esse feito foi o excelente entrosamento do time montado por Laurent Blanc, que tem se revelado um técnico de muita qualidade. Na Liga dos Campeões, isso não parece ser o suficiente para lutar contra Roma e Chelsea, mas os Girondinos têm condições de incomodar.
CFR CLUJ
Nome: Fotbal Club Caile Ferate Romane 1907 Cluj
País: Romênia
Cidade: Cluj-Napoca
Estádio: Dr. Constantin Radulescu (25.000 lugares)
Técnico: Mauricio Trombetta (Italiano)
Principal Jogador: Sixto Peralta (Meia – Argentino)
Títulos: 1 Campeonato Romeno e 1 Copa da Romênia.
- O CFR Cluj surpreendeu a Romênia na temporada passada conquistando os dois primeiros títulos do clube em mais de 100 anos de história. Para isso, a equipe precisou da ajuda financeira de mais um dos obscuros milionários do leste-europeu. Com essa grana, o Cluj montou um time recheado de atletas estrangeiros, fugindo da tradição dos clubes romenos de revelar jogadores. O problema é que esse tipo de investidor também costuma tomar atitudes precipitadas. Nesse ano, depois de começar mal o campeonato nacional, o técnico campeão do ano passado, Ioan Andone, foi demitido. Deve ser um mero figurante na Liga dos Campeões.
CHELSEA
Nome: Chelsea Football Club
País: Inglaterra
Cidade: Londres
Estádio: Stamford Bridge (42.055 lugares)
Técnico: Luiz Felipe Scolari (Brasileiro)
Principal Jogador: John Terry (Zagueiro – Inglês)
Títulos: 1 Supercopa Européia, 3 Campeonatos Ingleses, 4 Copas da Inglaterra, 4 Copas da Liga Inglesa, 3 Supercopas da Inglaterra e 2 Campeonatos da Segunda Divisão Inglesa.
- Com o dinheiro infinito de Roman Abramovich, o Chelsea começa a temporada com mais uma boa fornada de reforços. Mas dessa vez, as atenções estão voltadas para o banco de reservas. Luiz Felipe Scolari chega com a moral de já ter sido campeão do mundo e das Américas. Mas o brasileiro sabe que com o elenco que tem, qualquer coisa abaixo do título europeu será considerada um fracasso. Se conseguir segurar a pressão e criar mais uma “Família Scolari”, processos que já parecem encaminhados, o Chelsea pode finalmente conseguir o título que sempre foi a obsessão de seu endinheirado dono.
ROMA
Nome: Associazione Sportiva Roma
País: Itália
Cidade: Roma
Estádio: Olímpico (72.698 lugares)
Técnico: Luciano Spalletti (Italiano)
Principal Jogador: Francesco Totti (Atacante – Italiano)
Títulos: 3 Campeonatos Italianos, 9 Copas da Itália, 2 Supercopas da Itália e 1 Segunda Divisão Italiana.
- A Roma de Luciano Spalletti joga o futebol mais bonito da Itália, com passes rápidos, contra-ataques velozes e mentalidade ofensiva. O time titular dos Giallorossi é muito forte e chega a ser impressionante a consciência tática da equipe. Cada jogador sabe exatamente onde se posicionar, e o esquema 4-2-3-1 funciona com perfeição. O problema é quando alguma das peças principais está lesionada. O time ainda sente muito quando precisa substituir um dos pilares do esquema, principalmente Totti, que não tem e nunca teve um substituto à altura. A dificuldade em se adaptar a outro esquema tático também pode complicar em partidas contra times mais versáteis. Mesmo assim, deve passar para a segunda fase. O detalhe é que a final da Liga dos Campeões esse ano acontece no Olímpico de Roma, o que sempre é um incentivo a mais para a equipe.
GRUPO B
ANORTHOSIS FAMAGUSTA
Nome: Anorthosis Famagusta Football Club
País: Chipre
Cidade: Larnaca
Estádio: Antonis Papadopoulos (9.782 lugares)
Técnico: Temuri Ketsbaia (Georgiano)
Principal Jogador: Sávio (Meia-atacante – Brasileiro)
Títulos: 13 Campeonatos Cipriotas, 10 Copas do Chipre e 7 Supercopas do Chipre.
- Provavelmente o time mais alternativo na Fase de Grupos da Liga dos Campeões. O Anorthosis Famagusta eliminou o Olympiacos na 3a Fase Preliminar e se tornou o primeiro time do Chipre a chegar a essa etapa da principal competição continental da Europa. Será difícil fazer algo a mais do que isso, mas o feito dos cipriotas já é memorável. Só para deixar claro, esse Sávio citado como principal jogador é aquele mesmo, que começou no Flamengo.
INTERNAZIONALE
Nome: Football Club Internazionale Milano
País: Itália
Cidade: Milão
Estádio: San Siro (82.955 lugares)
Técnico: José Mourinho (Português)
Principal Jogador: Zlatan Ibrahimovic (Atacante – Sueco)
Títulos: 2 Copas Intercontinentais, 2 Ligas dos Campeões, 3 Copas da UEFA, 16 Campeonatos Italianos, 5 Copas da Itália e 4 Supercopas da Itália.
- A Inter se aproveitou das punições à Milan e Juventus para assumir o protagonismo no futebol italiano. Mas na Europa os Nerazzurri ainda não conseguiram voltar a brilhar. Nessa temporada, com José Mourinho, o “Special One”, no comando, é impossível não colocar a Inter como favorita a tudo que disputar. Nesse Grupo B pelo menos, o time vai nadar de braçada.
PANATHINAIKOS
Nome: Panathinaikos Football Club
País: Grécia
Cidade: Atenas
Estádio: Olímpico (71.030 lugares)
Técnico: Henk Ten Cate (Holandês)
Principal Jogador: Sotiris Ninis (Meia – Grego)
Títulos: 19 Campeonatos Gregos, 16 Copas da Grécia e 3 Supercopas da Grécia.
- Depois de passar anos como coadjuvante do Olympiacos e do AEK, o Panathinaikos vem com uma proposta diferente para 2008/09. A equipe investiu pesado para os padrões gregos, tanto dentro de campo quanto na comissão técnica. Gilberto Silva, apesar da decadência dos últimos anos, ainda tem o status e a experiência de ser campeão mundial. E Henk Ten Cate traz com ele a fama de ser o verdadeiro responsável pelo Barcelona campeão continental em 2005/06 e pelo Chelsea vice-campeão da temporada passada. Lutar com o Chelsea é utopia, mas o Werder Bremen é um adversário acessível.
WERDER BREMEN
Nome: Sportverein Werder Bremen von 1899
País: Alemanha
Cidade: Bremen
Estádio: Weserstadion (43.087 lugares)
Técnico: Thomas Schaaf (Alemão)
Principal Jogador: Diego (Meia – Brasileiro)
Títulos: 4 Campeonatos Alemães, 5 Copas da Alemanha, 4 Copas da Liga Alemã e 1 Copa Intertoto.
- O Werder Bremen tem uma equipe muito entrosada, até pelo tempo de serviço do técnico Thomas Schaaf, que está no clube há 36 anos, sendo que é treinador há 10. O problema é que o time não consegue competir com o dinheiro do Bayern de Munique e vive perdendo atletas importantes para os Bávaros. Nessa temporada foi a vez de Borowski rumar para a Baviera. Frings e Diego formam uma dupla de meio-campo interessante, mas o Werder tem problemas sérios no ataque.
GRUPO C
BARCELONA
Nome: Futbol Club Barcelona
País: Espanha
Cidade: Barcelona
Estádio: Camp Nou (98.772 lugares)
Técnico: Josep Guardiola (Espanhol)
Principal Jogador: Lionel Messi (Atacante – Argentino)
Títulos: 2 Ligas dos Campeões, 2 Supercopas Européias, 18 Campeonatos Espanhóis, 24 Copas da Espanha e 7 Supercopas da Espanha.
- O elenco, o dinheiro e a tradição sempre colocam o Barcelona como candidato à qualquer título que dispute. O problema é que nessa temporada os Blaugranas iniciam um ciclo novo, com um treinador inexperiente, sem peças importantes nos últimos anos (Deco e Ronaldinho) e com muita pressão pelos resultados. Passar pela Fase de Grupos não será problema, mas esse Barça não inspira muita confiança na torcida.
BASEL
Nome: Footballclub Basel 1893
País: Suíça
Cidade: Basiléia
Estádio: St. Jakob Park (42.500 lugares)
Técnico: Christian Gross (Suíço)
Principal Jogador: Ivan Ergic (Meia – Sérvio)
Títulos: 12 Campeonatos Suíços, 9 Copas da Suíça e 1 Copa da Liga Suíça.
- O estádio do Basel impressionou o mundo todo durante a disputa da Eurocopa. Mas o time não deve repetir a dose na Liga dos Campeões. Os suíços não chegam a ser uma galinha morta e podem arrancar um pontinho ou outro por aí, mas é complicado acreditar em um desempenho mais empolgante do time.
SHAKHTAR DONETSK
Nome: Football Club Shakhtar Donetsk
País: Ucrânia
Cidade: Donetsk
Estádio: Olimpiyskyi (25.813 lugares)
Técnico: Mircea Lucescu (Romeno)
Principal Jogador: Darijo Srna (Meia – Croata)
Títulos: 4 Campeonatos Ucranianos, 6 Copas da Ucrânia e 2 Supercopas da Ucrânia.
- Na temporada passada o Shakhtar Donetsk investiu uma verdadeira fortuna para tentar surpreender na Liga dos Campeões. A estratégia foi um verdadeiro fracasso, e esse ano os ucranianos voltam com um plano bem mais modesto. Sem tantas estrelas no time, o Shakhtar sonha em passar de fase na competição pela primeira vez.
SPORTING
Nome: Sporting Clube de Portugal
País: Portugal
Cidade: Lisboa
Estádio: José Alvalade (52.000 lugares)
Técnico: Paulo Bento (Português)
Principal Jogador: Liédson (Atacante – Brasileiro)
Títulos: 18 Campeonatos Portugueses, 19 Copas de Portugal e 7 Supercopas de Portugal.
- O Sporting é o time mais simpático de Portugal Os Leões não têm um histórico de envolvimentos em falcatruas como o Porto e não têm a empáfia comum dos maiores campeões, caso do Benfica. Além disso, o técnico Paulo Bento gosta de trabalhar com jogadores jovens, o que costuma resultar em um jogo ofensivo e bonito de ver. Como a primeira posição do grupo deve ficar com o Barcelona, Sporting e Shakhtar Donetsk devem travar uma bela briga pelo segundo lugar.
GRUPO D
ATLÉTICO DE MADRID
Nome: Club Atlético de Madrid
País: Espanha
Cidade: Madrid
Estádio: Vicente Calderón (55.000 lugares)
Técnico: Javier Aguirre (Mexicano)
Principal Jogador: Diego Forlán (Atacante – Uruguaio)
Títulos: 1 Copa Intercontinental, 9 Campeonatos Espanhóis, 9 Copas da Espanha, 3 Supercopas da Espanha, 1 Segunda Divisão Espanhola e 1 Copa Intertoto.
- Depois de mais de 10 anos o Atlético de Madrid está de volta à Fase de Grupos da Liga dos Campeões. E com um time de respeito. Comandados pelo competente Javier Aguirre, os Colchoneros entram na temporada com uma equipe de respeito, que tem condição inclusive de incomodar Barcelona e Real Madrid no Campeonato Espanhol. O problema é que o Grupo D é um dos mais equilibrados da Liga dos Campeões, e o Atleti não vai poder se dar ao luxo de desperdiçar alguns pontos enquanto se reacostuma ao torneio.
LIVERPOOL
Nome: Liverpool Football Club
País: Inglaterra
Cidade: Liverpool
Estádio: Anfield (45.362 lugares)
Técnico: Rafael Benítez (Espanhol)
Principal Jogador: Steven Gerrard (Meia – Inglês)
Títulos: 5 Ligas dos Campeões, 3 Copas da UEFA, 3 Supercopas da UEFA, 18 Campeonatos Ingleses, 7 Copas da Inglaterra, 7 Copas da Liga Inglesa, 16 Supercopas da Inglaterra e 4 Segundas Divisões Inglesas.
- Simplesmente um dos maiores especialistas em disputar a Liga dos Campeões. O Liverpool é uma daquelas equipes que se sentem absolutamente à vontade na competição continental. Mesmo quando não vão bem na temporada como um todo, caso dos últimos anos, os Reds fazem a festa na Liga dos Campeões. Time para repetir as boas campanhas européias o Liverpool tem. Mas a equipe começa a conviver com a pressão de também fazer um bom trabalho no Campeonato Inglês, o que pode atrapalhar o ambiente em Anfield Road.
OLYMPIQUE DE MARSELHA
Nome: Olympique Marseille
País: França
Cidade: Marselha
Estádio: Velódrome (60.031 lugares)
Técnico: Eric Gerets (Belga)
Principal Jogador: Hatem Ben Arfa (Meia – Francês)
Títulos: 1 Liga dos Campeões, 8 Campeonatos Franceses, 10 Copas da França, 1 Supercopa da França, 1 Segunda Divisão Francesa e 2 Copas Intertoto.
- O time dos marselheses não é dos piores, mas teve muito azar em cair nessa chave. Com o favoritíssimo Liverpool e dois fortes concorrentes como Atlético e PSV, o Olympique acaba ficando com status de azarão. Na temporada passada, a equipe quase se classificou para as oitavas-de-final, mas ficou de fora porque perdeu pontos em casa. Nesse ano, a síndrome de jogar mal dentro do Velódrome continua, o que torna a caminhada do único francês campeão continental bastante conturbada.
PSV EINDHOVEN
Nome: Philips Sport Vereniging Eindhoven
País: Holanda
Cidade: Eindhoven
Estádio: Philips Stadion (35.119 lugares)
Técnico: Huub Stevens (Holandês)
Principal Jogador: Ibrahim Afellay (Meia – Holandês)
Títulos: 1 Liga dos Campeões, 1 Copa da UEFA, 21 Campeonatos Holandeses, 8 Copas da Holanda e 8 Supercopas da Holanda.
- A principal aposta dos Boeren para a temporada 2008/09 é o técnico Huub Stevens, que chega ao seu time do coração depois de uma passagem destacada pelo Hamburgo, na Alemanha. De resto, as virtudes e problemas do time são os mesmos. Velocidade, entrosamento e experiência são as armas, enquanto a falta de maiores desafios no campeonato nacional faz o time ficar pouco competitivo com relação aos outros times na Liga dos Campeões.
GRUPO E
AALBORG
Nome: Aalborg Boldspilklub
País: Dinamarca
Cidade: Aalborg
Estádio: Energi Nord Arena (10.800 lugares)
Técnico: Bruce Rioch (Escocês)
Principal Jogador: Michael Jakobsen (Zagueiro – Dinamarquês)
Títulos: 3 Campeonatos Dinamarqueses, 2 Copas da Dinamarca e 1 Copa Intertoto.
- Mais uma das equipes que entram na Liga dos Campeões apenas para competir. A equipe do Aalborg é bastante experiente e competitiva no futebol local, mas para enfrentar os grandes europeus deve ser insuficiente. Como todo time escandinavo, jogar em casa é uma das armas secretas pelo frio congelante. Mas como todo time escandinavo, deve ser apenas figurante.
CELTIC
Nome: The Celtic Football Club
País: Escócia
Cidade: Glasgow
Estádio: Celtic Park (60.832 lugares)
Técnico: Gordon Strachan (Escocês)
Principal Jogador: Shunsuke Nakamura (Meia – Japonês)
Títulos: 1 Liga dos Campeões, 42 Campeonatos Escoceses, 34 Copas da Escócia, 13 Copas da Liga Escocesa.
- A atmosfera criada pelos torcedores do Celtic quando o jogo acontece na Escócia é incrível. Superar os Bhoys no Celtic Park é tarefa quase impossível. O problema é quando a equipe católica de Glasgow joga fora. Como visitante o Celtic deixa muito a desejar, o que é fatal em uma competição de mata-mata como a Liga dos Campeões.
MANCHESTER UNITED
Nome: Manchester United Football Club
País: Inglaterra
Cidade: Manchester
Estádio: Old Trafford (76.212 lugares)
Técnico: Alex Ferguson (Escocês)
Principal Jogador: Cristiano Ronaldo (Meia – Português)
Títulos: 1 Copa Intercontinental, 3 Ligas dos Campeões, 1 Supercopa da UEFA, 17 Campeonatos Ingleses, 11 Copas da Inglaterra, 2 Copas da Liga Inglesa, 17 Supercopas da Inglaterra e 2 Segundas Divisões Inglesas.
- Atual campeão e com o melhor jogador do mundo em atividade, o Manchester entra na Liga dos Campeões 2008/09 como um dos principais favoritos ao título. E o time dos Red Devils é mesmo de se respeitar. Em todas as posições existem craques, e jogar em Old Trafford é um pesadelo para qualquer adversário. Na temporada passada a equipe venceu a maratona de Campeonato Inglês e Liga dos Campeões. A tendência é que dessa vez fique ainda mais difícil.
VILLARREAL
Nome: Villarreal Club de Fútbol
País: Espanha
Cidade: Vila-real
Estádio: El Madrigal (25.000 lugares)
Técnico: Manuel Pellegrini (Chileno)
Principal Jogador: Nihat Kahveci (Atacante – Turco)
Títulos: 2 Copas Intertoto e 1 Terceira Divisão Espanhola.
- Apesar da falta de títulos relevantes, o Submarino Amarelo é uma das equipes que mais crescem no futebol europeu. Nos últimos anos, o clube deixou de ser um desconhecido para se firmar como uma força intermediária da Espanha, inclusive conquistando o vice-campeonato nacional na temporada passada e chegando à semifinal da Liga dos Campeões na sua primeira participação. A fórmula para isso é bem definida. Apostar em jogadores sulamericanos de potencial e formar um time coeso e bem entrosado. Mas a falta de um grande craque pode fazer a diferença nem um torneio de nível elevado.
GRUPO F
BAYERN DE MUNIQUE
Nome: Fussball Club Bayern München
País: Alemanha
Cidade: Munique
Estádio: Allianz Arena (69.901 lugares)
Técnico: Jurgen Klinsmann (Alemão)
Principal Jogador: Luca Toni (Atacante – Italiano)
Títulos: 2 Copas Intercontinentais, 4 Ligas dos Campeões, 1 Copa UEFA, 21 Campeonatos Alemães, 14 Copas da Alemanha, 6 Copas da Liga Alemã e 3 Supercopas da Alemanha.
- Os gigantes bávaros estão de volta à Liga dos Campeões. Depois de passar uma temporada fora da principal competição da Europa, o Bayern retorna com vontade de chegar ao quinto título. E bons jogadores não faltam. No ano passado, para compensar o fiasco em 2006/07, a diretoria da equipe foi às compras e recheou o time de craques. Tudo pensando já no desempenho nessa temporada. O que pode derrubar as bases na Baviera é a falta de experiência do comandante, já que Klinsmann estréia como técnico de clubes no banco do Bayern.
FIORENTINA
Nome: Associazione Calcio Firenze Fiorentina
País: Itália
Cidade: Florença
Estádio: Artemio Franchi (47.282 lugares)
Técnico: Cesare Prandelli (Italiano)
Principal Jogador: Adrian Mutu (Atacante – Romeno)
Títulos: 2 Campeonatos Italianos, 6 Copas da Itália e 1 Supercopa da Itália.
- Outra tradicional equipe que retorna à Liga dos Campeões nesse ano. Depois de falir e renascer das cinzas, a simpática Fiorentina voltou a ser temida na Itália, muito graças ao trabalho do excelente e promissor Cesare Prandelli. Agora é hora da Viola desafiar as grandes forças da Europa novamente. Para azar da equipe, o Grupo F é um dos mais fortes, o que pode pesar no jovem time de Florença.
LYON
Nome: Olympique Lyonnais
País: França
Cidade: Lyon
Estádio: Gerland (41.044 lugares)
Técnico: Claude Puel (Francês)
Principal Jogador: Karim Benzema (Atacante – Francês)
Títulos: 7 Campeonatos Franceses, 4 Copas da França, 1 Copa da Liga Francesa, 7 Supercopas da França, 3 Campeonatos Franceses da Segunda Divisão e 1 Copa Intertoto.
- O problema do Lyon é bem claro. O time se tornou uma força incomparável no cenário francês mas ainda não têm forças para dar o salto e se tornar uma força européia. E isso tem causado problemas no ambiente lionês. Os jogadores que antes formavam um time unido, agora se mostram insatisfeitos e querem logo sair para um time com mais chances de conquistar a Europa. Por isso, a diretoria contratou Claude Puel para comando técnico. Nos últimos anos, ele se destacou por levar o limitadíssimo Lille à Fase de Grupos da Liga dos Campeões apostando na força do conjunto.
STEAUA BUCARESTE
Nome: Fotbal Club Steaua Bucuresti
País: Romênia
Cidade: Bucareste
Estádio: Stadionul Ghencea (27.557 lugares)
Técnico: Marius Lacatus (Romeno)
Principal Jogador: Banel Nicolita (Meia – Romeno)
Títulos: 1 Liga dos Campeões, 1 Supercopa da UEFA, 23 Campeonatos Romenos, 20 Copas da Romênia e 5 Supercopas da Romênia.
- O Steaua está virando freqüentador de carteirinha da Fase de Grupos da Liga dos Campeões. Nessa temporada, apesar de não conseguir a vaga direta, o time eliminou o forte Galatasaray na 3a Preliminar. O problema é que o sorteio não foi muito generoso e o maior campeão romeno caiu em um grupo bem complicado. Mais uma vez, deve ficar pelo caminho ainda na largada da competição.
GRUPO G
ARSENAL
Nome: Arsenal Football Club
País: Inglaterra
Cidade: Londres
Estádio: Emirates Stadium (60.355 lugares)
Técnico: Arsène Wenger (Francês)
Principal Jogador: Cesc Fàbregas (Meia – Espanhol)
Títulos: 13 Campeonatos Ingleses, 10 Copas da Inglaterra, 2 Copas da Liga Inglesa e 12 Supercopas da Inglaterra.
- A juventude do time do Arsenal tem dois lados. É muito legal ver um time rápido e competitivo com uma média de idade tão baixa. Mas na Liga dos Campeões a falta de experiência costuma cobrar um preço alto. Para esse ano, mais uma vez os Gunners preferiram apostar em revelações e não trazer nenhum grande nome. Fica a sensação de que essa política pode ser muito interessante, mas não é suficiente para conquistar a Europa.
DYNAMO DE KIEV
Nome: Football Club Dynamo Kyiv
País: Ucrânia
Cidade: Kiev
Estádio: Lobanovsky (16.900 lugares)
Técnico: Yuri Semin (Russo)
Principal Jogador: Ismael Bangoura (Atacante – Guineano)
Títulos: 1 Supercopa Européia, 12 Campeonatos Ucranianos, 9 Copas da Ucrânia e 3 Supercopas da Ucrânia.
- O Dynamo de Kiev não tem mais a mesma força dos tempos de União Soviética. A equipe agora sofre para superar o Shakhtar Donetsk no cenário nacional. Na Liga dos Campeões é presença certa todo ano, mas sempre dá vexame. No ano passado não somou nenhum ponto. Por causa disso, o técnico Yuri Semin foi contratado para reformular tudo. Uma grande limpa foi feita no elenco, mas isso não deve ser suficiente para transformar o Dynamo em uma força continental.
FENERBAHÇE
Nome: Fenerbahçe Spor Kulübü
País: Turquia
Cidade: Istambul
Estádio: Sukru Saraçoglu (55.000 lugares)
Técnico: Luis Aragonés (Espanhol)
Principal Jogador: Alex (Meia – Brasileiro)
Títulos: 17 Campeonatos Turcos, 4 Copas da Turquia e 1 Supercopa da Turquia.
- O Fenerbahçe fez na temporada passada a melhor campanha de sua história em uma Liga dos Campeões. Mas no Campeonato Turco ficou com o vice-campeonato, o que resultou na saída de Zico. Para o lugar do brasileiro, a diretoria do Fener abriu o bolso e trouxe o técnico campeão da Eurocopa com a Espanha, Luis Aragonés. Jogando no caldeirão do Sukru Saraçoglu é difícil bater os Canários Amarelos, mas fora de casa o time ainda não chega a ser temido.
PORTO
Nome: Futebol Clube do Porto
País: Portugal
Cidade: Cidade do Porto
Estádio: Estádio do Dragão (51.000 lugares)
Técnico: Jesualdo Ferreira (Português)
Principal Jogador: Lucho González (Meia – Argentino)
Títulos: 2 Copas Intercontinentais, 2 Ligas dos Campeões, 1 Copa UEFA, 1 Supercopa Européia, 23 Campeonatos Portugueses, 17 Copas de Portugal e 15 Supercopas de Portugal.
- A equipe que tem o nome mais bonito do futebol mundial quase ficou de fora dessa edição da Liga dos Campeões, mesmo com o título português do ano passado. O Porto foi acusado de manipular resultados de jogos, o que quase eliminou o time da principal competição européia. Mas com a vaga garantida, os Dragões chegam para tentar repetir a surpresa de 2004, quando conquistaram o título. Mas para isso, o Clube das Antas vai precisar de muita força de vontade, já que a maior parte do talento do time, chamado Quaresma, foi embora para Milão.
GRUPO H
BATE BORISOV
Nome: Futbolnyi Klub BATE Borisov
País: Bielorrússia
Cidade: Borisov
Estádio: Haradzki (5.500 lugares)
Técnico: Viktor Goncharenko (Bielorrusso)
Principal Jogador: Gennadi Bliznyuk (Atacante – Bielorrusso)
Títulos: 4 Campeonatos Bielorrussos e 1 Copa da Bielorrússia.
- Mais um estreante alternativo na Liga dos Campeões. E candidatíssimo à pior campanha da competição, já que caiu no grupo mais complicado. No mais, não há muito o que dizer sobre o BATE, apenas que o time é bancado por uma empresa de automóveis da Bielorrússia, que seu técnico é o mais jovem da competição, com apenas 31 anos, e que o time não vai poder jogar no seu estádio devido à capacidade mínima necessária. Os jogos da equipe serão na cidade de Minsk.
JUVENTUS
Nome: Juventus Football Club
País: Itália
Cidade: Turim
Estádio: Olímpico (27.500 lugares)
Técnico: Claudio Ranieri (Italiano)
Principal Jogador: Gianluigi Buffon (Goleiro – Italiano)
Títulos: 2 Copas Intercontinentais, 2 Ligas dos Campeões, 3 Copas UEFA, 2 Supercopas Européias, 27 Campeonatos Italianos, 9 Copas da Itália, 4 Supercopas da Itália, 1 Segunda Divisão Italiana e 1 Copa Intertoto.
- Depois de dois anos, a Velha Senhora está de volta. Rebaixada para a Série B italiana por envolvimento em manipulação de resultados, a Juventus ainda não é a mesma. Mas a camisa bianconera impõe um respeito absurdo nos adversários. Com o melhor goleiro do mundo e um ataque mortal na frente, o ponto fraco da Juve é o meio-campo, onde Nedved centraliza a responsabilidade de armar as jogadas e não é mais um garoto. É favorita à vaga, mas vai ter que suar contra Real Madrid e Zenit para conseguir passar de fase.
REAL MADRID
Nome: Real Madrid Club de Fútbol
País: Espanha
Cidade: Madrid
Estádio: Santiago Bernabéu (80.401 lugares)
Técnico: Bernd Schuster (Alemão)
Principal Jogador: Iker Casillas (Goleiro – Espanhol)
Títulos: 3 Copas Intercontinentais, 9 Ligas dos Campeões, 2 Copas da UEFA, 1 Supercopa da UEFA, 31 Campeonatos Espanhóis, 17 Copas da Espanha e 8 Supercopas da Espanha.
- Faz tempo que o maior vencedor da Liga dos Campeões não brilha na competição. Para acabar com a fama recente de se dar mal no torneio continental, o Real Madrid entra em 2008/09 com uma postura diferente dos anos anteriores. Sem contratar de baciada e praticamente com a mesma equipe do ano passado, os Merengues querem voltar a brilhar no principal campeonato de clubes do planeta. Jogador por jogador, poucos times podem se comparar. O problema é a mentalidade galáctica, que insiste em fazer os madridistas acharem que o time precisa ser um expoente do futebol arte e ofensivista.
ZENIT ST. PETERSBURG
Nome: Futbolny Klub Zenit Sankt-Petersburg
País: Rússia
Cidade: São Petersburgo
Estádio: Petrovsky (21.570 lugares)
Técnico: Dick Advocaat (Holandês)
Principal Jogador: Andrei Arshavin (Meia – Russo)
Títulos: 1 Copa UEFA, 1 Supercopa da UEFA, 1 Campeonato Russo, 1 Copa da Rússia, 1 Copa da Liga Russa e 1 Supercopa da Rússia.
- O Zenit se apresentou para o mundo na temporada passada, conquistando o título da Copa UEFA passando por cima de adversários bem mais qualificados. Além do dinheiro infinito da Gazprom, empresa de gás natural que financia a equipe, o time ainda tem no elenco o excelente Arshavin, que foi cobiçado por meia Europa depois da Eurocopa. Com uma mentalidade de jogo que costuma ser bastante ofensiva, o Zenit tem bala para incomodar qualquer um, mas pode sentir a falta de experiência na competição, ainda mais em um grupo que conta com dois gigantes europeus.
Rafael Porto
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Algumas colocações
Como já faz tempo que não atualizamos, vou colocar algumas considerações, vou falar um pouco de tudo, bem rápido e resumido.
Seleção brasileira depois de uma partida normal, que foi classificada como ótima pela imprensa, volta a decepcionar em casa, diante do último colocado das eliminatórias, a Bolivia. Os bolivianos aplicaram uma marcação implacavel e mereceram o ponto conquistado. a tática de passou do meio de campo, é chute no gol quase deu certo...e Marcelo Moreno, grande jogador, ex cruzeiro quase conseguiu surpreender. O Brasil apresentou um futebol mediocre, sem criatividade nenhuma, e Dunga já deveria ter colocado o time mais pra frente. No lugar do suspenso Gilberto Silva, Hernanes, Anderson, Julio Baptista ou até mesmo Nilmar já de saída. Mas ele insistiu em colocar Lucas, que é um grande jogador, mas tem as mesmas caracteristicas de Josué. Contra o último colocado, a fraca Bolivia, não era melhor ter arriscado mais?
Sorte que a Argentina também empatou, fora de casa diga-se de passagem, mas era favorita contra o Peru.
José Trajano anunciou hoje na ESPN BRasil que a emissora vai transmitir a Copa do brasil 2009. Os Corintianos mais supersticiosos já estão dizendo que a última vez que ESPN transmitiu a competição foi em 2002, ano no qual o clube foi campeão.
A Sportv, cansada de transmitir campeonato Francês, anunciou a transmissão do Campeonato Italiano, ótima notícia para os que acompanham a competição. Sábado terá Roma X Palermo e Inter x Cagliari. a ESPN continua transmitindo também, e a Band é a única emissora aberta que passa o Calcio.
Falando em ESPN e campeonatos europeus, sábado teremos 3 grandes jogos em sequencia. Na Espn Brasil as 8:45 tem Liverpool x Manchester United. As 13:30 tem Manchester city x Chelsea e Na ESPN internacional as 10:55 tem Blackburn x Arsenal.
Acho que por enquanto é isso, vou voltar a frequentar o blog, já que o nosso outro atacante Rafael Porto continua com sua saga de trabalho, 3 turnos por dia. Manhã, tarde e Noite. Grande Porto...assim você vai ficar rico cara!
Pedro Junior.
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
UEFA Champions League - Grupos Sorteados!
O sorteio dos grupos da UEFA Champions League 2008/09 aconteceu ontem. Em breve a gente faz por aqui uma análise mais profunda de cada chave, mas por enquanto uma rápida primeira impressão sobre cada grupo.
GRUPO A
Chelsea
Roma
Bordeaux
Cluj
- Vice-campeão em 2007/08, o Chelsea caiu em uma chave teoricamente simples. Os Blues despontam como favoritos no grupo A ao lado da Roma. O Bordeaux corre por fora, com o CFR Cluj, campeão romeno e classificado pelo primeira vez para a LC, como candidato ao último lugar.
GRUPO B
Internazionale
Werder Bremen
Panathinaikos
Anorthosis Famagusta
- Tricampeã italiana, a Internazionale teve bastante sorte. Os nerazzurri caíram em uma chave tranqüila e não devem encontrar tantas dificuldades. A equipe está no grupo B, ao lado de Werder Bremen, Panathinaikos e Anorthosis Famagusta, uma das principais zebras da competição. Aliás, o time cipriota, estreante na fase de grupos da LC, encarará mais um time grego. Na terceira fase preliminar, o Anorthosis Famagusta surpreendeu a eliminar o favorito Olympiacos.
GRUPO C
Barcelona
Sporting
Basel
Shakhtar Donetsk
- Campeão em 2005/06, o Barcelona está no grupo C e não deve encontrar muitos problemas. Os blaugranas aparecem como a principal força, tendo como rivais Sporting, Basel e Shakhtar Donetsk.
GRUPO D
Liverpool
PSV
Olympique de Marselha
Atlético de Madrid
- No grupo D, Liverpool e PSV se reencontram. Na edição passada do torneio, as duas equipes caíram na mesma chave e ambas avançaram para a fase seguinte. Fernando Torres viverá a sensação de encarar seu ex-clube. O atacante terá entre seus adversários o Atlético de Madrid. O Olympique de Marselha também entra com chances.
GRUPO E
Manchester United
Villarreal
Celtic
Aalborg
- Atual campeão, o Manchester United terá alguns conhecidos pela frente. Para começar, um adversário que não lhe traz boas recordações. Os Red Devils encaram o Villarreal, seu algoz em 2005/06. Na época, o clube inglês ficou em último na sua chave, enquanto a equipe espanhola se classificou para as oitavas-de-final. Já em 2007/08, foi a vez de o Manchester United enfrentar o Celtic na fase de grupos. Cada clube venceu uma vez e os dois passaram para as oitavas-de-final. O Aalborg completa a chave.
GRUPO F
Lyon
Bayern de Munique
Steaua Bucareste
Fiorentina
- Em um grupo equilibrado, Lyon, Bayern de Munique, Steaua Bucareste e Fiorentina travam um duelo sem grandes favoritos na chave F. A curiosidade ficará por conta do confronto entre o atacante Luca Toni, do Bayern, contra a equipe na qual brilhou no futebol italiano.
GRUPO G
Arsenal
Porto
Fenerbahçe
Dynamo Kiev
- O Arsenal caiu em uma chave com dois adversários complicados. No grupo G, os Gunners encaram os perigosos Porto e Fenerbahçe, além da eterna galinha morta, o Dynamo Kiev.
GRUPO H
Real Madrid
Juventus
Zenit St. Petersburg
BATE Borisov
- No grupo H, a briga pelas duas vagas para a etapa seguinte promete ser acirrada. O Real Madrid encara Juventus, de volta à LC após duas temporadas. Como se não bastasse, tanto o clube espanhol como o italiano ainda têm a concorrência do Zenit St. Petersburg, atual campeão russo e da Copa Uefa. Para compensar, o BATE Borisov, primeiro time bielorrusso a figurar na fase de grupos, não deve oferecer resistência.
Rafael Porto
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
UEFA Champions League 2008/09 – Jogos de Volta da 3ª Fase Preliminar
Agora é pra valer. As 32 equipes que vão disputar a Fase de Grupos da UEFA Champions League 2008/09 foram conhecidas nesse meio de semana, com os jogos de volta da terceira fase preliminar. Nessa temporada, a Liga dos Campeões terá alguns retornos ilustres, como Juventus, Fiorentina, Bayern de Munique e Atlético de Madrid, além de alguns estreantes bem alternativos, como BATE Borisov, Aalborg, Cluj e Anorthosis Famagusta. Confira como foram as partidas de volta. Em negrito o time classificado e ao lado o resultado do jogo de ida:
Terça-Feira
Artmedia Petrzalka (Eslováquia) 1x1 Juventus (Itália) [0x4]
Wisla Cracóvia (Polônia) 1x0 Barcelona (Espanha) [0x4]
Panathinaikos (Grécia) 1x0 Sparta Praga (República Tcheca) [2x1]
Quarta-Feira
BATE Borisov (Bielorrússia) 1x1 Levski Sofia (Bulgária) [1x0]
Kaunas (Lituânia) 0x2 Aalborg (Dinamarca) [0x2]
Dynamo Kiev (Ucrânia) 4x1 Spartak Moscou (Rússia) [4x1]
Steaua Bucareste (Romênia) 1x0 Galatasaray (Turquia) [2x2]
Fenerbahçe (Turquia) 2x1 Partizan (Sérvia) [2x2]
Basel (Suíça) 2x1 Vitória de Guimarães (Portugal) [0x0]
Atlético de Madrid (Espanha) 4x0 Schalke 04 (Alemanha) [0x1]
Dinamo Zagreb (Croácia) 1x3 Shakhtar Donetsk (Ucrânia) [0x2]
Olympique de Marselha (França) 2x1 Braan (Noruega) [1x0]
Olympiacos (Grécia) 1x0 Anorthosis Famagusta (Chipre) [0x3]
Slavia Praga (República Tcheca) 0x0 Fiorentina (Itália) [0x2]
Arsenal (Inglaterra) 4x0 Twente (Holanda) [2x0]
Liverpool (Inglaterra) 1x0 Stardard Liège (Bélgica) [0x0]
O sorteio da Fase de Grupos acontece nesta quinta-feira, a partir das 13 horas, horário de Brasília. As 32 equipes são divididas em quatro potes, com oito equipes em cada um, sendo definidas pelos resultados no cenário continental nos últimos cinco anos. Confira abaixo em que pote cada equipe vai estar. Cada grupo será formado por uma equipe de cada pote, sendo que a única restrição é com relação a equipes do mesmo país, que só podem se enfrentar nas quartas-de-final.
Pote 1: Manchester United (Inglaterra), Chelsea (Inglaterra), Liverpool (Inglaterra), Barcelona (Espanha), Arsenal (Inglaterra), Lyon (França), Internazionale (Itália) e Real Madrid (Espanha). Pote 2: Bayern de Munique (Alemanha), PSV Eindhoven (Holanda), Villarreal (Espanha), Roma (Itália), Porto (Portugal), Werder Bremen (Alemanha), Sporting (Portugal) e Juventus (Itália).
Pote 3: Olympique de Marselha (França), Zenit Saint Petersburg (Rússia), Steaua Bucareste (Romênia), Panathinaikos (Grécia), Bordeaux (França), Celtic (Escócia), Basel (Suíça) e Fenerbahçe (Turquia).
Pote 4: Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Fiorentina (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Dynamo Kiev (Ucrânia), Cluj (Romênia), Aalborg (Dinamarca), Anorthosis Famagusta (Chipre) e BATE Borisov (Bielorrússia).
Rafael Porto
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Antes tarde do que nunca...


sábado, 16 de agosto de 2008
Começou!
Alguns dos principais campeonatos nacionais da Europa já estão rolando. Por isso, é hora de dar uma olhada nos destaques dessas competições:
Alemanha
A Bundesliga não é exatamente o campeonato mais forte do mundo, mas tem o seu valor. Como sempre, o Bayern é o favorito ao título, mas é necessário dizer que dessa vez os Bávaros não investiram tanto quanto na temporada passada. Com uma das "classes médias" mais equilibradas do futebol mundial, a briga deve ser boa pelas outras duas vagas na Liga dos Campeões (considerando que uma é do Bayern) e pelas vagas na Copa UEFA. Schalke 04, Werder Bremen, Bayer Leverkusen e Hamburg são os principais candidatos.
França
A Ligue 1 não é exatamente o campeonato mais forte do mundo, mas tem seu valor. Como sempre, o Lyon é favorito ao título, mas é necessário dizer que dessa vez os lioneses não estão com essa banca toda. Na temporada passada já ficou claro que o domínio da equipe de Juninho Pernambucano na França já não é tão evidente. Esse ano, três equipes despontam como possíveis rivais do Lyon na briga pelo título: Bordeaux, Paris Saint-Gérmain e Olympique. O Bordeaux mostrou força no ano passado, brigando pela taça até o fim. O PSG parece ter aprendido com os erros do passado, fez boas contratações e espera voltar a brilhar. Já o Marselha só precisa aprender a não ter medo de jogar em casa para conseguir resultados mais expressivos. Na parte de baixo, os tradicionais Monaco e Auxerre tem cara de que vão sofrer.
Inglaterra
A Premier League é exatamente o campeonato mais forte do mundo, mas tem seus problemas. O principal deles é que é praticamente impossível imaginar uma equipe que não seja Manchester United, Chelsea, Liverpool e Arsenal entre os quatro primeiros. Apesar da briga entre essas equipes prometer ser acirrada, isso torna a competição meio previsível demais. Esse ano ainda dá pra apostar no Tottenham, que vem com um técnico vencedor (Juande Ramos) e um time com contratações interessantes. Destaque também para o Chelsea, que com Felipão no comando, vai ter uma cobertura especial da imprensa brasileira. Mas o torneio inteiro é legal de se assistir, já que todas as equipes têm jogadores de qualidade e os belos estádios estão sempre abarrotados de gente.
Rafael Porto
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Copa Uefa - Segunda eliminatória
Em ritmo de pré-temporada, o trio de ataque segue trazendo os resultados das fases eliminatórias das competições européias.
Jogos de ida:
Liepajas Metalurgs/LET 0 x 2 FC Vaslui/ROM
Borac/SER 1 x 0 Lokomotiv Sofia/BUL
Honka/FIN 0 x 0 Viking/NOR
Vojvodina/SER 0 x 0 Hapoel Tel Aviv/ISR
Haka Valkeakoski/FIN 0 x 4 Brondby/DIN
Legia Varsóvia/POL 1 x 2 FC Moscou/RUS
Stuttgart/ALE 2 x 1 Gyor/HUN
Djurgarden/SUE 2 x 1 Rosenborg/NOR
Suduva/LIT 1 x 4 SV Salzburg/AUT
Elfsborg/SUE 2 x 2 St. Patricks/IRL
APOEL Nicosia/CHP 2 x 2 Estrela Vermelha/SER
Litex Lovech/BUL 0 x 0 Hapoel Kiryat Shmona/ISR
Stabaek/NOR 2 x 1 Rennes/FRA
Young Boys/SUI 4 x 1 Debrecen/HUN
AA Gent/BEL 2 x 1 Kalmar/SUE
Hafnarfjordur/ISL 1 x 4 Aston Villa/ING
Liberec/RTC 1 x 2 Zilina/ESQ
FC Copenhagen/DIN 3 x 1 Lillestrom/NOR
Aris Salônica/GRE 1 x 0 Slaven Belupo/CRO
Dnipro D'petrovsk/UCR 3 x 2 Bellinzona/SUI
Maccabi Netanya/ISR 1 x 1 Cherno More Varna/BUL
Zurich/SUI 1 x 1 Sturm Graz/AUT
AEK/GRE 0 x 1 Omonia Nicosia/CHP
Siroki Brijeg/BOS 1 x 2 Besiktas/TUR
Vllaznia/ALB 0 x 3 Napoli/ITA
Braga/POR 1 x 0 Zrinski/BOS
Interblock/ESL 0 x 2 Hertha Berlin/ALE
Lech Poznan/POL 6 x 0 Grasshoppers/SUI
Manchester City/ING 0 x 1 FC Midtjylland/DIN
Queen of the South/ESC 1 x 2 FC Nordsjaelland/DIN
La Coruña/ESP 0 x 0 Hajduk Split/CRO
Manchester City decepcionando em casa...é possível reagir, mas foi um resultado vergonhoso. La Coruña em casa também não passou de um 0x0.
Se a Champions tem alguns times horríveis nas suas primeiras fases, a Uefa então nem se fala...e os times de Segundo escalão dos principais países europeus tem a obrigação de vence-los.
Lembrando que o atual campeão da Uefa é o Zenit, que bateu o poderoso Bayern na final. Zenit que já está garantido na fase de grupos da atual Champions League.
Pedro Junior
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
UEFA Champions League 2008/09 - Jogos de Ida da 3ª Fase Preliminar
Agora a coisa começou a pegar pra valer! Com algumas das principais equipes do mundo entrando na disputa, já dá pra sentir o gostinho da "verdadeira" Champions League, afinal, quem passar por esses confrontos está na Fase de Grupos. As partidas de volta acontecem nos dias 26 e 27 de agosto. O sorteio das chaves acontece já no dia 28. Confira os jogos dessa semana:
Spartak Moscou (Rússia) 1x4 Dynamo Kiev (Ucrânia)
Levski Sofia (Bulgária) 0x1 BATE Borisov (Bielorrússia)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia) 2x0 Dinamo Zagreb (Croácia)
Anorthosis Famagusta (Chipre) 3x0 Olympiacos (Grécia)
Aalborg (Dinamarca) 2x0 Kaunas (Lituânia)
Galatasaray (Turquia) 2x2 Steaua Bucareste (Romênia)
Braan (Noruega) 0x1 Olympique de Marselha (França)
Twente (Holanda) 0x2 Arsenal (Inglaterra)
Juventus (Itália) 4x0 Artmedia Bratislava (Eslováquia)
Schalke 04 (Alemanha) 1x0 Atlético de Madrid (Espanha)
Sparta Praga (República Tcheca) 1x2 Panathinaikos (Grécia)
Partizan (Sérvia) 2x2 Fenerbahçe (Turquia)
Standard Liège (Bélgica) 0x0 Liverpool (Inglaterra)
Vitória de Guimarães (Portugal) 0x0 Basel (Suíça)
Barcelona (Espanha) 4x0 Wisla Cracóvia (Polônia)
Fiorentina (Itália) 2x0 Slavia Praga (República Tcheca)
Rafael Porto
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Brasileirão - Fim do Primeiro Turno
Algumas considerações sobre a primeira metade do Campeonato Brasileiro
- O Grêmio é a maior surpresa da competição. Com um time bem limitado técnicamente e com um treinador fraco (Celso Roth), o Tricolor Gaúcho é a prova da baixa qualidade do Brasileirão.
- Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo têm mais time que o Grêmio, mas colecionam tropeços bobos. Ainda assim, principalmente a dupla paulista, são meus candidatos ao título.
- O Vitória joga um futebol ofensivo, bonito de se ver jogar. Méritos para Vágner Mancini, que encontrou um equilíbrio entre revelações das categorias de base e veteranos sub-aproveitados em outros times. Não deve se segurar lá em cima, mas já está longe do rebaixamento.
- O Flamengo foi a maior vítima da janela de transferências até agora. Renato Augusto, Souza e Marcinho fazem muita falta ao time da Gávea. Mesmo assim, a queda foi brusca demais.
- O Botafogo está subindo. Ney Franco é um técnico muito promissor e faz um trabalho excelente com a base deixada por Cuca.
- O Internacional é uma das decepções da temporada. Com um time muito forte, segue aos trancos e barrancos na competição. D'alessandro não tem uma sequência de bons jogos há 5 anos. Não acho que seja a solução.
- Fluminense e Santos têm bons times e não é difícil imaginar uma reação para fugir do rebaixamento. Já o Vasco precisa se cuidar e lembrar que não tomar gols pode ajudar.
Rafael Porto
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
UEFA Champions League 2008/09 – Jogos de Volta da 2ª Fase Preliminar
Foram disputados no meio dessa semana os jogos de volta da 2a Fase Preliminar da UEFA Champions League 2008/09, a mais importante competição de clubes do planeta. Nessa fase, algumas equipes com alguma relevância já entraram na disputa. E também já ficaram de fora. Rangers e Anderlecht protegonizaram os primeiros vexames da temporada européia e já estão eliminados das competições continentais. É bom lembrar que o Rangers é o atual vice-campeão da Copa UEFA.
Confira como foram os jogos dessa semana. Em negrito a equipe que se classificou e ao lado o resultado do jogo de ida.
A) Kaunas (Lituânia) 2x1 Rangers (Escócia) [0x0]
B) Ventspils (Letônia) 2x1 Brann (Noruega) [0x1]
C) Partizan (Sérvia) 2x0 Inter Baku (Azerbaijão) [1x1]
D) Artmedia Bratislava (Eslováquia) 4x2 Tampere United (Finlândia) [3x1]
E) Rapid Viena (Áustria) 3x1 Anorthosis Famagusta (Chipre) [0x3]
F) Dinamo Zagreb (Croácia) 3x2 Domzale (Eslovênia) [3x0]
G) Dinamo Tbilisi (Geórgia) 0x0 Panathinaikos (Grécia) [0x3]
H) Basel (Suíça) 4x2 IFK Göteborg (Suécia) [1x1]
I) Sparta Praga (República Tcheca) 2x0 Sheriff Tiraspol (Moldávia) [1x0]
J) Dynamo Kiev (Ucrânia) 2x2 Drogheda United (Irlanda) [2x1]
K) BATE Borisov (Bielorrússia) 2x2 Anderlecht (Bélgica) [2x1]
L) Wisla Cracóvia (Polônia) 5x0 Beitar Jerusalém (Israel) [1x2]
M) MTK (Hungria) 0x5 Fenerbahçe (Turquia) [0x2]
N) Modrica (Bósnia e Herzegovina) 1x2 Aalborg (Dinamarca) [0x5]
E os confrontos da 3a Fase Preliminar já foram sorteados. Aqui a coisa já começa a pegar, com alguns gigantes europeus entrando na briga. Quem passar dessa etapa está na milionária Fase de Grupos, enquanto os derrotados vão para a Copa UEFA. Os jogos de ida acontecem na semana que vem, dias 12 e 13 de agosto. As partidas de volta serão nos dias 26 e 27 de agosto. Veja os confrontos.
Anorthosis Famagusta (Chipre) x Olympiacos (Grécia)
Vitória de Guimarães (Portugal) x Basel (Suíça)
Schalke 04 (Alemanha) x Atlético de Madrid (Espanha)
Aalborg (Dinamarca) x Kaunas (Lituânia)
Levski Sofia (Bulgária) x BATE Borisov (Bielorrússia)
Standard Liège (Bélgica) x Liverpool (Inglaterra)
Twente (Holanda) x Arsenal (Inglaterra)
Spartak Moscou (Rússia) x Dynamo Kiev (Ucrânia)
Braan (Noruega) x Olympique de Marselha (França)
Fiorentina (Itália) x Slavia Praga (República Tcheca)
Galatasaray (Turquia) x Steaua Bucareste (Romênia)
Panathinaikos (Grécia) x Sparta Praga (República Tcheca)
Juventus (Itália) x Artmedia Bratislava (Eslováquia)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia) x Dinamo Zagreb (Croácia)
Barcelona (Espanha) x Wisla Cracóvia (Polônia)
Partizan (Sérvia) x Fenerbahçe (Turquia)
E aí, o que achou dos confrontos? Quem passar de Aalborg x Kaunas vai rumo ao título? Juventus e Barcelona terão muitos problemas? Deixe a sua opinião!
Rafael Porto
terça-feira, 5 de agosto de 2008
O novo galático
Rafael Van der Vaart, um dos jogadores mais cobiçados da europa, é merengue. O Real Madrid mais uma vez mostrou sua força e poder de compra e acertou a contratação do meia, que por sinal é um excelente jogador. Acredito que foi um tiro certeiro da equipe da capital espanhola e tenho a ótima impressão que Van der Vaart vai brilhar intensamente. O jogador era pretendido por metade dos clubes do velho continente, mas a sua vontade e o peso da equipe de Madrid falou mais alto. A negociação girou em torno de 13 milhões de Euros ou 31 milhões de reais e o jogador já foi apresentado. O grande nome para essa janela de transferências continua sendo o português candidato a melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo. Na minha opinião eles ainda tentarão levar o garoto do Manchester, mas muitos apostam que a contratação do Holandês foi um plano B, e isso significa uma desistência. Não se surpreendam se em breve pintar também Cristiano Ronaldo em Madrid. Poder de compra o Real já mostrou de sobra que tem.
O que mais me surpreendeu é que dessa vez, por incrível que pareça, o Real Madrid não tem feito loucuras no mercado e tem tentado pelo menos contratar as peças certas, até porque o elenco já é gigantesco, inclusive com jovens jogadores de enorme potencial que não podem ser descartados.
Rafael Van der Vaart, tem tudo pra brilhar intensamente nessa temporada, e agora em um grande clube, poder se tornar um jogador de ainda mais destaque, porque jogar no Hamburgo é muito pouco para um jogador como ele.
Pedro Junior
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Os Maiores Clássicos do Mundo
A revista World Soccer publicou na edição de julho um ranking dos maiores clássicos de futebol do mundo. Claro que nenhum tipo de ranking pode ser levado completamente a sério, mas é sempre legal pra dar aquela discutida no bar. Eu comentei de leve os 10 primeiros colocados, depois só citei mesmo. Confira:
1 - Real Madrid x Barcelona
Concordo plenamente. Em todos os critérios relevantes que consigo imaginar (tamanho de torcidas, importância das equipes, representatividade de comunidades rivais), o maior dos clássicos espanhóis supera qualquer outro.
2 - Boca Juniors x River Plate
Também não tem muito como reclamar. O jogo entre os maiores clubes argentinos é uma verdadeira guerra.
3 - Celtic x Rangers
O futebol escocês é bem desvalorizado, mas o duelo entre as duas equipes de Glasgow é importante por outro fator. O Celtic é o time dos católicos, enquanto o Rangers representa a comunidade protestante. E como toda boa disputa religiosa, o pau come solto sempre que eles se encontram.
4 - Galatasaray x Fenerbahçe
Quando vemos na Liga dos Campeões os grandes clubes europeus jogando em Istambul em um clima próximo ao que se imagina do inferno, podemos ter uma boa idéia do que acontece quando os dois maiores rivais da cidade se encontram.
5 - Ajax x Feyenoord
Hoje é bem difícil encontrar argumentos para colocar esse jogo entre os 10 maiores clássicos. Se nem o Ajax tem bala na agulha para se impôr como grande clube, imagina o Feyenoord. A frase que resume o sentimento dos torcedores é uma velha máxima holandesa: "Enquanto Amsterdam se diverte, Rotterdam trabalha". É a luta dos operários contra os moderninhos.
6 - Lazio x Roma
Infelizmente o principal motivo para esse clássico ser tão eletrizante é a violência das torcidas. A fama da torcida da Lazio de ser simpática ao fascismo ajuda a causar ainda mais temor nos encontros entres os rivais da capital italiana.
7 - Schalke 04 x Borussia Dortmund
Dois times que realmente se detestam. Mas é complicado entender qual critério que a revista usou para colocar esse jogo no Top 10 e excluir um Inter x Milan, por exemplo.
8 - Al Ahly x Zamalek
Talvez o confronto menos conhecido entre os 10 primeiros. O maior clássico do Egito é o representante africano, mas também tem uma relevância futebolística menor que muitos outros jogos.
9 - Betis x Sevilla
Quem viu o clássico de Sevilha na última temporada sabe bem qual o clima do jogo. Nada de copos plásticos no gramado. É garrafa de vidro mesmo.
10 - Partizan x Estrela Vermelha
Os dois times são de um país (Sérvia) onde uma discussão na fila do banco é motivo para guerra civil e mudança no nome da nação. Imagina no encontro das duas maiores torcidas.
11 - Olympique de Marselha x Paris Saint-Germán (França)
12 - Juventus x Fiorentina (Itália)
13 - Flamengo x Vasco (Brasil)
14 - Olympiakos x Panathinaikos (Grécia)
15 - Milan x Internazionale (Itália)
16 - Athletic Bilbao x Real Sociedad (Espanha)
17 - Benfica x Porto (Portugal)
18 - Corinthians x São Paulo (Brasil)
19 - Racing x Independiente (Argentina)
20 - América x Chivas Guadalajara (México)
21 - Nacional x Peñarol (Uruguai)
22 - Persépolis x Esteghlal (Irã)
23 - Spartak Moscou x CSKA Moscou (Rússia)
24 - Steaua Bucareste x Dinamo Bucareste (Romênia)
25 - Kaizer Chiefs x Orlando Pirates (África do Sul)
26 - Slavia Praga x Sparta Praga (República Tcheca)
27 - Corinthians x Santos (Brasil)
28 - Liverpool x Manchester United (Inglaterra)
29 - Rosario Central x Newell's Old Boys (Argentina)
30 - Cerro Porteño x Olimpia (Paraguai)
31 - Ferencvaros x Ujpest (Hungria)
32 - AIK x Djugardens (Suécia)
33 - CSKA Sofia x Levski Sofia (Bulgária)
34 - Genoa x Sampdoria (Itália)
35 - América x Deportivo Cali (Colômbia)
36 - Raja Casablanca x Wydad Casablanca (Marrocos)
37 - Basel x Zürich (Suíça)
38 - Rapid Viena x Austria Viena (Áustria)
39 - Barcelona x Emelec (Equador)
40 - Hajduk Split x Dinamo Zagreb (Croácia)
41 - Beitar Jerusalem x Hapoel Tel Aviv (Israel)
42 - Arsenal x Tottenham (Inglaterra)
43 - Alianza Lima x Universitario (Peru)
44 - Copenhagen x Brondby (Dinamarca)
45 - Anderlecht x Club Brugge (Bélgica)
46 - ASEC Mimosas x Africa Sports (Costa do Marfim)
47 - Sarajevo x Zeljeznicar (Bósnia e Herzegovina)
48 - Mohun Bagan x East Bengal (Índia)
49 - Tenerife x Las Palmas (Espanha)
50 - Grêmio x Internacional (Brasil)
E aí, faltou algum confronto? Atletiba? Avaí x Figueirense? Londrina x Maringá?
Algum jogo de futebol na Índia merece ser considerado em qualquer lista sobre qualquer coisa?
Dê sua opinião!
Rafael Porto
quarta-feira, 30 de julho de 2008
UEFA Champions League 2008/09 - Jogos de Ida da 2ª Fase Preliminar
Aconteceram no meio dessa semana os jogos de ida da 2ª Fase Preliminar da UEFA Champions League 2008/09, onde já entram algumas equipes com certa relevância. Lembrando que quem passar vai pro sorteio da 3ª Fase Preliminar, onde aparecem alguns gigantes do futebol mundial.
Confira os resultados, lembrando que os jogos de volta acontecem nos dias 05 e 06 de agosto.
A) Rangers (Escócia) 0x0 Kaunas (Lituânia)
B) Brann (Noruega) 1x0 Ventspils (Letônia)
C) Inter Baku (Azerbaijão) 1x1 Partizan (Sérvia)
D) Tampere United (Finlândia) 1x3 Artmedia Bratislava (Eslováquia)
E) Anorthosis Famagusta (Chipre) 3x0 Rapid Viena (Áustria)
F) Domzale (Eslovênia) 0x3 Dinamo Zagreb (Croácia)
G) Panathinaikos (Grécia) 3x0 Dinamo Tbilisi (Geórgia)
H) IFK Göteborg (Suécia) 1x1 Basel (Suíça)
I) Sheriff Tiraspol (Moldova) 0x1 Sparta Praga (República Tcheca)
J) Drogheda United (Irlanda) 1x2 Dynamo Kyiv (Ucrânia)
K) Anderlecht (Bélgica) 1x2 BATE Borisov (Belarus)
L) Beitar Jerusalem (Israel) 2x1 Wisla Kraków (Polônia)
M) Fenerbahçe (Turquia) 2x0 MTK (Hungria)
N) Aalborg (Dinamarca) 5x0 Modrica (Bósnia)
A divisão dos potes para o sorteio da 3ª Fase Preliminar é essa. O sorteio dos confrontos dessa fase, mesmo sem os times ainda definidos, acontece já na sexta-feira.
Pote dos Cabeças-de-Chave
Liverpool (Inglaterra)
Barcelona (Espanha)
Arsenal (Inglaterra)
Schalke 04 (Alemanha)
Juventus (Itália)
Vencedor Jogo A
Olympique de Marselha (França)
Steaua Bucareste (Romênia)
Vencedor Jogo G
Vencedor Jogo H
Olympiakos (Grécia)
Vencedor Jogo M
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Vencedor Jogo K
Fiorentina (Itália)
Spartak Moscou (Rússia)
Pote dos Não Cabeças-de-Chave
Atlético de Madrid (Espanha)
Levski Sofia (Bulgária)
Slavia Praga (República Tcheca)
Galatasaray (Turquia)
Vitória de Guimarães (Portugal)
Standard Liège (Bélgica)
Twente (Holanda)
Os outros 9 vencedores da 2ª Eliminatória
Rafael Porto
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Liga dos Campeões 2007/08 - Jogos de Volta da 1ª Fase Preliminar
Foram definidos nessa semana os classificados da 1ª Fase Preliminar da Liga dos Campeões 2007/08. Abaixo o resultado dos jogos e em negrito a equipe que se classificou.
1) Dinamo Zagreb (Croácia) 1x1 Linfield (Irlanda do Norte) [ida: 2x0]
2) Artmedia Bratislava (Eslováquia) 1x0 Valetta (Malta) [ida: 2x0]
3) NSÍ Runavík (Ilhas Faroe) 1x0 Dinamo Tbilisi (Geórgia) [ida: 0x3]
4) Kaunas (Lituânia) 3x1 Santa Coloma (Andorra) [ida: 4x1]
5) IFK Göteborg (Suécia) 4x0 Murata (San Marino) [ida: 5x0]
6) Ventspils (Letônia) 4x0 Llanelli (País de Gales) [ida: 0x1]
7) Pyunik Yerevan (Armênia) 0x2 Anorthosis Famugusta (Chipre) [ida: 0x1]
8) Rabotnicki (Macedônia) 1x1 Inter Baku (Azerbaijão) [ida: 0x0]
9) Buducnost Podgorica (Montenegro) 1x1 Tampere United (Finlândia) [ida: 1x2]
10) Domzale (Eslovênia) 2x0 Dudelange (Luxemburgo) [ida: 1x0]
11) Modrica (Bósnia) 2x1 Dinamo Tirana (Albânia) [ida: 2x0]
12) Sheriff Tiraspol (Moldova) 4x0 Aktobe (Cazaquistão) [ida: 0x1]
13) Levadia Tallinn (Estônia) 0x1 Drogheda United (Irlanda) [ida: 1x2]
14) Valur Reykjavík (Islândia) 0x1 BATE Borisov (Belarus) [ida: 0x2]
Assim, os jogos da 2ª Fase Preliminar da Liga dos Campeões, onde aparecem algumas equipes mais famosas, já estão definidos. Os jogos de ida acontecem nos dias 29 e 30 de julho, e os jogos de volta acontecem nos dias 5 e 6 de agosto. Confira:
A) Rangers (Escócia) x Kaunas (Lituânia)
B) Brann (Noruega) x Ventspils (Letônia)
C) Inter Baku (Azerbaijão) x Partizan (Sérvia)
D) Tampere United (Finlândia) x Artmedia Bratislava (Eslováquia)
E) Anorthosis Famagusta (Chipre) x Rapid Viena (Áustria)
F) Domzale (Eslovênia) x Dinamo Zagreb (Croácia)
G) Panathinaikos (Grécia) x Dinamo Tbilisi (Geórgia)
H) IFK Göteborg (Suécia) x Basel (Suíça)
I) Sheriff Tiraspol (Moldova) x Sparta Praga (República Tcheca)
J) Drogheda United (Irlanda) x Dynamo Kyiv (Ucrânia)
K) Anderlecht (Bélgica) x BATE Borisov (Belarus)
L) Beitar Jerusalem (Israel) x Wisla Kraków (Polônia)
M) Fenerbahçe (Turquia) x MTK (Hungria)
N) Aalborg (Dinamarca) x Modrica (Bósnia)
Rafael Porto
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Ronaldinho Gaucho no Milan
Estava pensando em fazer um texto pra falar sobre essa contratação, que talvez seja a mais importante até o momento na europa. Sem dúvida nenhuma Ronaldinho Gaucho ainda tem MUITO a dar para o futebol brasileiro e mundial. Lembrei do texto que ví no blog do Juca Kfouri e achei melhor reproduzir aqui do que escrever algo. segue abaixo:
O novo Gre-No-Li?
Por ROBERTO VIEIRA
Final da década de 40.
A Federação Italiana de Futebol permite a contratação de estrangeiros.
E o Milan contrata o trio atacante da Suécia, campeã olímpica.
O famoso trio Grenolin: Gunnar Gren, Gunnar Nordahl e Nils Liedholm.
Trio que desfalcaria a Suécia contra o Brasil na Copa de 50.
Mas que voltaria para o vice-campeonato de 1958. Em casa.
Final dos anos 80.
O Milan importa a segunda geração de ouro dos holandeses.
Van Basten, Gullit e Rijkaard.
E sai para conquistar o mundo pelas mãos de Berlusconi.
Como um novo Real Madrid de Santiago Bernabeu.
Começo do século XXI.
O Milan já possui Kaká. Melhor jogador do mundo em 2007.
O Milan já contratou Alexandre Pato, promessa de gols e títulos.
O Milan contrata Ronaldinho Gaúcho. Ronaldinho que é dúvida entre os torcedores de todo o mundo.
Mas conhecendo o Milan, é só dar tempo ao Milan.
E tratar de batizar o novo trio rossonero.
o endereço dele é esse aqui: http://blogdojuca.blog.uol.com.br/
Pedro Junior