Na noite dessa segunda-feira, o argentino Lionel Messi ganhou a bola de ouro da revista francesa France Football. Ele é o primeiro argentino e um dos mais jovens a receber esse prêmio que nada tem a ver com a Fifa. Normalmente é uma previa da eleição de melhor jogador do mundo da FIFA. Em segundo lugar ficou o português Cristiano Ronaldo e em terceiro o espanhol Xavi Hernandes.
Messi deve levar também o prêmio da Fifa, e com merecimento. Normalmente o vencedor sai do time que conquistou a Champions League, e nesse caso é o Barcelona mesmo. O argentino vem se destacando já a algumas temporadas. Logo que subiu para o profissional, ainda na época do Ronaldinho no Barça, sofreu com seguidas lesões. Depois teve uma temporada boa, mas ainda assim teve problemas de contusão. Na temporada passada foi o contrario. Jogou muita bola, ajudou muito no ataque do time e teve uma sequencia muito boa de jogos. Na minha opinião é mais do que merecido o prêmio. Só chamo a atenção para uma coisa. Xavi, companheiro de Messi, tá jogando muito também e foi muito bem na Eurocopa...podendo pintar uma surpresa. Mas é muito dificil tirar do argentino.
Parabéns Lionel Messi, merecido com certeza.
Pedro Junior
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Lionel Mess - Bola de ouro France Football
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Novidades na seleção
Nunca fui fã do Dunga. Mas os resultados que ele obteve não podemos contestar. Nem sempre a seleção joga um futebol bonito que todo mundo espera, mas vem conseguindo alcançar os objetivos. Agora uma coisa eu realmente não consigo entender. O técnico Dunga convoca jogadores completamente desconhecidos e duvidosos. Quem não lembra de Afonso Alves? É o grande exemplo de aposta errada e injustiça com outros jogadores.
Com a vaga na próxima copa assegurada, ele resolveu fazer algumas experiências...até então nada de errado. Deixou os jogadores "nacionais" de fora por estarem na reta final do brasileirão. Então ele chamou Fabio Aurélio do Liverpool, Michel Bastos do Lyon, Carlos Eduardo do Hoffenheim e Hulk do Porto. Vamos por ordem:
Fábio Aurélio. Já está jogando na europa a muito tempo mas nunca tinha sido brilhante. Encontrou seu grande futebol da época de São Paulo quando mudou-se para a Inglaterra. Boatos dão conta que já seria convocado antes, mas machucou o joelho sozinho em casa. Sobre ele, eu acho que a convocação é mais do que justa...até porque essa posição anda muito carente.
Michel Bastos. Grande temporada passada na frança e começou muito bem essa temporada em seu novo time. Tá em ótima fase, e acho que merece a chance sim. Na época que passou aqui por Curitiba, no atlético pr, teve problemas com balada...parece que isso é passado, se for mesmo...vai longe. Dificil ir pra Copa, mas vale a pena ser testado.
Carlos Eduardo. Fez um excelente campeonato alemão com seu time. Agora será que o Diego da Juventus não mereceria uma chance? Existem muitos jogadores dessa posição que talvez estejam em melhor fase do que ele. Diego é apenas um exemplo. Comeu a bola na Alemanha e começou muito bem na Itália. Abre o olho, Dunga.
Hulk. Nada contra esse jogador. É bom, forte, fazedor de gols...mas é o mesmo exemplo do anterior. Se o grafite não merece mais do que ele, eu não sei o que é futebol. Sem contar outros concorrentes. É o nome mais inexplicável da última convocação.
Concordo com o Dunga na teoria de que, quem roeu osso até agora, merece comer mignon que é a chance de ir pra Copa...mas algumas vagas estão abertas e existem melhores opções do que essas últimas que foram escolhidas.
Pedro Junior
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Eliminatórias européias para a Copa do Mundo
A fifa realizou nessa segunda-feira o sorteio da repescagem das eliminatórias européias para a copa do mundo. Não quero nem entrar no mérito da fórmula de disputa, mas classificar-se para o mundial na europa é muito mais dificil do que na América do Sul por exemplo. Enfim vamos aos confrontos:
França(9) x Irlanda(34)
Rússia(12) x Eslovênia(49)
Grécia(16) x Ucrânia(22)
Portugal(10) x Bósnia(42)
Entre parenteses, a posição das seleções no ranking da Fifa.
Vamos por partes. A França já faz algum tempo que não apresenta um grande futebol...e a Irlanda é bem complicadinha. Podemos ter uma surpresa nesse confronto.
Nada contra a Eslovênia, conseguiu um grande segundo lugar no seu grupo...mas a Rússia não pode ficar fora dessa copa. Arshavin e seus companheiros têm tudo pra carimbar a vaga.
Grécia e Ucrânia, sinceramente pra mim é um jogo aberto. Vou torcer pela Ucrânia só por causa do Shevchenko. Não tenho palpite, apenas vou torcer.
Gostaria que Portugal ficasse fora da copa. Apesar do Cronaldo merecer, os outros não merecem. Futebol limitado e a Bósnia fez uma ótima campanha. Acho dificil, mas vou torcer pra Bósnia.
Abaixo, a lista dos países já classificados para a Copa do Mundo 2010:
América do Norte e Central - EUA, México e Honduras
América do Sul - Brasil, Paraguai, Chile e Argentina
Ásia - Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão e Austrália (sim, a Austrália disputa as eliminatórias asiaticas)
África - Costa do Marfim, Gana e África do Sul(País Sede)
Europa - Inglaterra, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Suíça, Sérvia, Itália, Espanha e Eslováquia
Oceania - Não tem nenhuma vaga direta, só via repescagem
E a notícia de última hora...Joel Santana foi demitido da África do Sul. Após perder 8 dos 9 últimos jogos, ele não suportou a pressão. O Preferido para (re)assumir a vaga é Carlos Alberto Parreira.
Pedro Junior
terça-feira, 26 de maio de 2009
Sacola de ofertas
Bom, hoje vou fazer um resumão de tudo que está acontecendo e que não demos o devido destaque. Começo esse texto com os campeões dos principais campeonatos europeus.
Barcelona - sobrou no espanhol...deu um certo mole na fase final, mas aplicou uma goleada historica no Real Madrid, em pleno Bernabeu que o time está sentindo até agora...de lá pra cá foram só derrotas. Alguém discorda do Barcelona?
Inter - sobrou na Itália, talvez um pouco por incompetência dos adversários, mas realmente não teve pra ninguém, mais uma vez...agora sob a batuta de José Mourinho, que já renovou seu contrato até 2012. Na Champions decepcionou denovo. Teve a infelicidade de cruzar os diabos vermelhos e ficou pelo caminho. Alguém discorda da Inter?
Manchester United - fez um campeonato tranquilo, chegou a ser ameaçado mas parecia que tinha sempre o controle da situação. Ganhou de forma absoluta mas foi um ótimo campeonato inglês. Alguém discorda do Manchester?
Champions League – Não tem muito o que falar sobre essa final. É a final dos sonhos...os dois melhores times...ou que apresentam o futebol mais bonito e gostoso de se ver chegaram na decisão. O Manchester sobrou contra o pobre Arsenal e o Barcelona penou muito contra o poderoso Chelsea, que mais uma vez, nadou e morreu na praia. Espero que seja um grande jogo, vou torcer para o Barca, né Porto? Apostamos uma caixa, já que tenho 2 na conta do Rafael até agora...e só torço para que o Manchester não faça gol no começo da partida, pois senão acaba e estraga o jogo.
Messi e Puyol já estão nas ruas de Roma para alegria da torcida do Barcelona.
Copa do Brasil – Até aqui, o Coritiba foi ajudado e muito pela tabela...passou por várias fases empatando fora com gols e 0x0 em casa. Mas agora o bicho pegou. Internacional talvez não merecesse passar pelo Flamengo, mas futebol não tem merecimento e o Inter chega como franco favorito ao título. Teve uma queda até pelo nível dos adversários, o Gauchão já acabou. Corinthians chega novamente aos finalmentes da Copa do Brasil, mas resta saber se o time vai ter força pra passar primeiro pelo Vasco e possivelmente pelo Inter na final. O Vasco chega com a empolgação do início na série B onde não está achando adversário. Vão ser duas boas semi-finais...aposto em Inter e Corinthians com o colorado campeão.
Obina – Na noite de ontem, o Palmeiras acertou o empréstimo até o final do ano do atacante Obina do Flamengo. Juro que estou tentando entender e gostaria de ver uma resposta por parte do Luxemburgo em relação a essa contratação.
Porque? O Obina saiu do Vitória como promessa de matador, chegou no Flamengo e ficou nacionalmente conhecido por uma música irônica que dizia: “Obina é melhor que Eto’o”. Sempre teve mais destaque por fazer gol em decisão do que ser um atacante regular e de uns tempos pra cá vem tendo muitos problemas com a balança. Principalmente em inicio de temporada, onde volta visivelmente fora de forma. Eu me pergunto, nesse Brasil todo, não existe um atacante melhor para o Palmeiras contratar? Será que o Obina ganha pouco e o Palmeiras está com essa bola toda pra
contratar o cara e pagar um bom salário? O Luxemburgo tem fama de levar um por fora em certas transações...seria esse o caso? Mas o
Obina é um provável alvo dos clubes de fora do país? Juro que não entendi.
Por hoje é só...não esqueçam de assistir a final da Champions Amanhã.
Pedro Junior
sexta-feira, 22 de maio de 2009
A lista do Dunga
O técnico da seleção brasileira, Dunga, fez a convocação para os dois próximos jogos nas eliminatórias da Copa do Mundo 2010 contra Uruguai e Paraguai, e para a Copa das Confederações a ser realizada no mês de Junho na Africa do Sul. Abaixo vamos fazer uma breve análise sobre os convocados, incluindo as novidades que foram o goleiro Victor do Grêmio, o Lateral esquerdo André Santos do Corinthians, Ramires volante do Cruzeiro, e o centro avante Nilmar que volta a seleção após um longo tempo.
PJ - Pedro Junior
RP - Rafael Porto
Julio Cesar
PJ - Um dos melhores do mundo...temporada impecável
RP - Fase sensacional. Hoje é um dos melhores do mundos.
Gomes
PJ - Fez alguns bons jogos durante a temporada, mas não justifica essa convocação. é o fator europa pesando
RP - Começou mal no Tottenham, depois se recuperou. Dar chance a outro nome seria mais justo.
Victor
PJ - Excelente ano de 2008, merecida a chance. Mas vai ser dificil entrar em campo
RP - É o goleiro em melhor forma no Brasil. Merece o posto de primeiro reserva. Bem melhor que o Gomes.
Maicon
PJ - Posição extremamente carente, dentre os candidatos é o menos pior. Se destaca pela força física
RP - Foi um dos diferenciais da Inter campeão italiana. Não é um grande marcador, mas qual lateral brasileiro é?
Daniel Alves
PJ - Joga muito no futebol espanhol, mas para a seleção brasileira é um pouco ofensivo demais.
RP - Ainda não mostrou na Seleção o futebol que o consagrou na Espanha. No Barcelona é peça fundamental.
Kleber
PJ - Já jogou muita bola, não é de hoje que se tornou um lateral comum. Convocado na hora errada
RP - Até voltou a jogar bem no Inter, mas não merece a Seleção de forma nenhuma. O problema é a falta de opções.
André Santos
PJ - Melhorou a marcação e no apoio é muito forte. O problema é a mascara, acha que joga mais do que realmente joga
RP - Está muito bem no Corinthians, mas ainda acho cedo para a Seleção
Alex
PJ - Está muito bem em seu clube e merece a convocação...é o futuro da zaga brasileira
RP - Bom zagueiro, boa fase. Justificado.
Juan
PJ - Zagueirão com bagagem na europa, tranquilo e merecedor da vaga
RP - Nem é preciso dizer nada. Qualidade indiscutível e cabeça no lugar
Lucio
PJ - Apesar da idade, ainda tem muita lenha pra queimar. Hoje ainda considero indispensável
RP - Apesar de uma ou outra bobagem, ainda é um senhor zagueiro. Xerifão da defesa brasileira.
Luisão
PJ - Apenas um bom zagueiro. Existem melhores opções, mas não compromete
RP - Bom zagueiro, mas nada de excepcional. Prefiro o Miranda, mas não deve comprometer
Anderson
PJ - Jogador moderno, ataca e defende. Fez uma excelente temporada européia, se trabalhar a cabeça, vai ter vida longa na seleção
RP - Titular importante do Manchester, na Seleção ainda não achou seu espaço. Culpa do treinador, porque futebol ele tem de sobra.
Gilberto Silva
PJ - Já foi um ótimo jogador, mas para seleção brasileira o seu tempo já passou
RP - Não acho que seja a fonte dos problemas da Seleção, como muita gente acha. Mas a hora dele já passou
Josué
PJ - Depois que saiu do São Paulo, não se encontrou ainda. Tem MUITAS opções melhores
RP - É um bom jogador, mas não vive boa fase faz algum tempo
Ramires
PJ - Já tava mais do que na hora de ter uma chance na seleção. Precisa ser testado pois pode jogar em várias formas. Futuro promissor
RP - Sozinho é meio time do Cruzeiro, candidato à título do Brasileirão e da Libertadores. Convocação merecidíssima. É o Joinville na Seleção
Felipe Melo
PJ - Nunca mostrou nada no futebol brasileiro, mas jogou muito bem na espanha e se encontrou na Fiorentina. Não comprometeu nas vezes que foi chamado
RP - Não chegou a decepcionar com a amarelinha, mas não tem futebol de seleção. Invenção do Dunga.
Elano
PJ - Filho do Dunga, é reserva em seu clube. Já fez boas partidas na seleção, mas acho que temos melhores opções
RP - Jogador útil pela versatilidade. Tem a confiança do treinador, mas é reserva de um time médio da Inglaterra
Julio Baptista
PJ - Nasceu virado pra lua...tem mais sorte do que futebol. E o Dunga gosta muito dele
RP - Não dá para acreditar que um jogador desse está na Seleção. Só funciona no ataque, e não é nessa posição que vai jogar
Kaka
PJ - As contusoes atrapalharam aquele1 ritmo que vinha, mas ainda é o melhor jogador que temos. Vida Longa na seleção. Indispensável!
RP - Melhor jogador brasileiro hoje, último grande craque que produzimos. Camisa 10, capitão, bate pênalti, falta e escanteio.
Luis Fabiano
PJ - A vida ne europa fez bem. Matador e brigador...é hoje nossa melhor opção para a camisa 9
RP - Matador incontestável. Precisa só controlar a máscara e o temperamento. Peça importante do time.
Robinho
PJ - Joga em um clube triste que não disputa nada, pintou como novo pele mas nunca será. Na seleção consegue fazer boas partidas mas a máscara é enorme
RP - Malabarista, se trabalhasse no circo seria a estrela maior. Prefiro o Ronaldo com 200 milhões de quilos
Alexandre Pato
PJ - 6 meses parado na transferência para europa atrapalharam o ritmo, mas tá voltando a brilhar e tem um futuro promissor
RP - Aos poucos começa a justificar o status que lhe foi dado precocemente. Tem tudo para um dia brilhar na Seleção.
Nilmar
PJ - Merecedor da vaga, um estilo de jogo muito rápido e agressivo. Talvez o físico atrapalhe em jogos mais brigados, mas merece a chance
RP - Em excelente fase, mereceu a convocação. Me parece a melhor opção de dupla para o Luis Fabiano.
Dunga
RP - Algumas polêmicas, mas no geral nada que atrapalhe. O Brasil tem tantos jogadores interessantes que nem o Clodovil convocaria um time ruim. Não tem sido a convocação o problema, e sim a forma de jogar e a atitude dentro de campo.
Concorda ou discorda? solte o verbo.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Guia Brasileirão 2009
Hoje o assunto é o Campeonato Brasileiro 2009. Mais uma edição iniciou-se no último final de semana, e com uma rodada de atraso, aqui estamos para fazer o nosso Guia Brasileirão Trio de Ataque. Como no ano passado, vamos por ordem alfabética.
Atlético MG
O estadual iludiu muito a torcida, passou por cima dos adversários e na final, único jogo que realmente valia alguma coisa, levou um passeio do maior rival e mostrou muitas fraquezas. Já eliminado na Copa Do Brasil, trocou de treinador na semana da estréia
Destaque: Diego Tardelli - se encontrou e desandou a fazer gol, como sempre faz sob comando do técnico Leão.
Expectativa: Copa Sul Americana
Atlético PR
Ganhou o estadual por um regulamento completamente confuso e pela incompetência do rival Coritiba. Apesar de levar o caneco não apresentou um futebol decente em nenhum momento. Pelo destaque já temos noção do nível do elenco e sem dinheiro para reforços, a esperança é a categoria de base e o apoio da torcida.
Destaque: Rafael Moura - Muito elogiado pela luta e vem sendo decisivo principalmente nas bolas aéreas.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento e consequentemente uma vaga na Sul Americana
Avaí
Apostou e manteve a base que subiu para a série A no ano passado. Apesar do entrosamento de bastante tempo, fez um estadual irregular, mas acabou levando o caneco. A falta de jogadores decisivos pode pesar muito no equilibrio da Série A.
Destaque: Marquinhos - Com passagem por vários clubes brasileiros e até futebol alemão, o jogador dita o ritmo do meio campo da equipe.
Expectativa: Fugir contra o rebaixamento
Barueri
A falta de torcida e o elenco limitado podem fazer do time da prefeitura a edição 2009 do Ipatinga. Vai sempre andar pela parte de baixo da tabela e não tem muita expectativa dentro do campeonato. É lutar para sobreviver
Destaque: Pedrão - Artilheiro do campeonato paulista, talvez seja o único jogador significante do time.
Expectativa: Fugir desesperadamente do rebaixamento
Botafogo
Apesar do bom estadual, o time fraquejou nas finais e ficou sem a taça do Rio De Janeiro. Depende muito de 2 jogadores, e não tem elenco para uma competição tão longa. Apesar do bom trabalho do técnico Ney Franco, a falta de recursos pode tirar alguns atletas durante a competição, o que atrapalharia bastante o desempenho no campeonato.
Destaque: Maicossuel - Encontrou o bom futebol depois de passagens apagadas por Flamengo e Cruzeiro
Expectativa: Copa Sul Americana com sonho distante na Libertadores
Corinthians
Manteve o time montado no ano passado que chegou a final da Copa do Brasil e sobrou na série B. Com bons reforços e a força do camisa 9 ganhou o estadual invicto e é favorito ao título nacional. Com Ronaldo feliz e sem lesões não tem como não colocar o time nas cabeças, mas essa dependencia pode ser prejudicial em alguns momentos.
Destaque: Ronaldo - Muito acima dos concorrentes, se não se lesionar deve brilhar intensamente
Expectativa: Vaga na libertadores e sonho com o título
Coritiba
Não conseguiu vencer o estadual apesar de mostrar mais futebol que o rival. O time parece seguro o suficiente pra ficar longe do rebaixamento, mas fraco demais para lutar por algo mais relevante. Deve fazer apenas figuração no ano do centenário
Destaque: Marcelinho Paraíba - Jogador experiente com passagens pelo futebol internacional, encontrou o bom futebol jogando no meio campo
Expectativa: Copa Sul Americana
Cruzeiro
Fez um estadual tranquilo, na decisão passou por cima do rival e vem muito bem na libertadores. Mesma base do ano passado e um ótimo time. Tem um elenco de bom nível mas tem tradição de vender muito durante a competição. Se conseguir manter o time até o final é candidato a levar o campeonato. Tem que cuidar também da cabeça do atacante Kleber que vem jogando muita bola mas é muito nervosinho.
Destaque: Ramires - saído do JEC, o jovem já apresenta um bom futebol desde o ano passado. Já merece inclusive vaga na seleção do Sr. Dunga
Expectativa: Luta pelo título
Flamengo
Campeão estadual de novo, oba-oba de novo. O Flamengo sempre se empolga com o Carioca e no Brasileiro vê que o buraco é mais embaixo. Adriano pode fazer a diferença, mas só se o time conseguir segurar Juan, Léo Moura e Ibson, o que é difícil com a pindaíba financeira. Sozinho, não há Imperador que resolva.
Destaque: Adriano - Ainda não se sabe quando entra em campo, mas tem futebol muito superior aos adversários. Nível europeu, mas precisa parar com a vida loka
Expectativa: Luta por uma vaga na Libertadores
Fluminense
Fez vergonha no campeonato carioca mas no papel tem um time muito bom principalmente do meio pra frente. Thiago Neves não deve ficar por muito tempo já que seu contrato de emprestimo está próximo do fim. Se o treinador Parreira acertar as partes deficientes, e fizer o ataque jogar o que pode, o Fluminense pode sonhar mais alto. Mas precisa se reforçar principalmente nas laterais e trazer no mínimo um volante.
Destaque: Fred - Outro "europeu" que retornou, seu futebol vem crescendo após uma lesão na chegada. Deve brigar pela artilharia do campeonato
Expectativa: Luta por uma vaga na libertadores
Goiás
Levantou o caneco do campeonato Goiano mais uma vez, mas no ano passado só jogou um turno. Se começar bem e não esperar a situação ficar crítica, pode fazer um campeonato tranquilo. O grande mérito foi ter segurado o ótimo lateral direito Vitor, mas é muito pouco para sonhos mais altos
Destaque: Iarley - Apesar da idade, é oportunista e pode decidir muitos jogos
Expectativa: Copa Sul Americana
Grêmio
Fez feio no estadual, talvez por priorizar demais a Libertadores, onde foi o melhor de todos os times da primeira fase. Tá acertando um estilo de jogo bem gaúcho, com uma defesa bem forte e marcação pegada. Maxi Lopes está se acertando e Souza vem jogando muita bola no meio campo.
Destaque: Tcheco - Capitão da equipe, muito forte nas bolas paradas e alimenta bem o ataque.
Expectativa: Luta por uma vaga na libertadores
Inter
Melhor time do Brasil até o momento, joga pra frente e marca muito forte. Sobrou no estadual, vem bem na Copa do Brasil e é uma máquina de fazer gols. Zagueiros muito fortes e que chegam bem no ataque, volantes idem e um meio campo e ataque infernais. Time veloz e muito forte fisicamente, o Inter é o time a ser batido.
Destaque: Nilmar - Depois de todos os problemas no joelho, voltou a voar em campo
Expectativa: Ataque ao título
Nautico
Não fez um bom estadual e precisa se reforçar se quiser permanecer na série A. Deve passar o campeonato sofrendo na parte de baixo, para desespero da calorosa torcida nordestina, um dos únicos pontos positivos do time.
Destaque: Carlinhos Bala - Após ótima passagem pelo rival Sport, ainda não conseguiu repetir as atuações
Expectativa: Luta contra o rebaixamento
Palmeiras
Começou o ano desacreditado e fazendo vergonha, mas sobrou na primeira fase do estadual com o garoto Keirrison iluminado. Conseguiu uma classificação improvavel na libertadores e tem Vanderlei Luxemburgo, um treinador tradicionalmente bom em pontos corridos. Do meio pra frente é uma equipe interessante, mas a defesa deixa a desejar e tira o sono da torcida.
Destaque: Keirrison - Revelação do Coritiba, chegou marcando muitos gols. Vai brigar pela artilharia do campeonato
Expectativa: Luta pela libertadores
Santo André
Elenco limitadissimo e contando com Gustavo Nery, o que é sempre um perigo e um ponto negativo. Marcelinho Carioca pode fazer a diferença com um toque de classe no meio campo e nas bolas paradas, mas não é mais menino pra segurar a bomba sozinho. Precisa de reforços pra surpreender e não sofrer até dezembro
Destaque: Marcelinho Carioca - Ainda consegue se destacar no futebol brasileiro, mas a idade avançada prejudica um pouco.
Expectativa: Luta contra o rebaixamento
Santos
Vagner Mancini está conseguindo arrumar um time aparentemente sem solução. Neymar, Kleber Pereira e Madson fazer uma boa linha de frente, mas apenas Kleber Pereira coloca a bola na rede. Essa dependencia pode ser prejudicial para o time. Elenco limitado, não parece que vá brigar por muita coisa dentro do campeonato
Destaque: Madson - Muita velocidade, vem jogando muito bem na equipe santista mas precisa melhorar a finalização
Expectativa: Vaga na Copa Sul Americana
São Paulo
Como atual Tri-campeão do Brasileiro, não dá pra descartar a equipe do Morumbi. A base do time é a mesma com pequenas mudanças. Nos anos anteriores, Muricy Ramalho só conseguiu fazer o time engrenar do meio do ano pra frente, nada impede que isso aconteça novamente, principalmente com a equipe disputando a libertadores. Não levou o estadual, mas ainda assim tem um dos melhores times do país. Pode sentir a falta do Goleiro e capitão Rogerio Ceni, ainda mais que Bosco não passa a menor segurança.
Destaque: Hernanes - Jogador moderno, pode atuar como volante ou como armador...vem sendo utilizado mais a frente atualmente.
Expectativa: Luta pelo título
Sport
Sobrou no campeonato estadual, mas não é parametro nenhum. Um bom time, muito bem arrumado pelo técnico Nelsinho Baptista mas um elenco que talvez não aguente uma competição tão longa. Cresce muito jogando na ilha do retiro e não deve passar por nenhum problema em relação ao rebaixamento.
Destaque: Ciro - Jovem revelação, o atacante é muito rápido e finaliza bem. Precisa cuidar do temperamento
Expectativa: Vaga na Sul Americana
Vitoria
Ano passado conseguiu fazer um bom campeonato brasileiro sob o comando do então técnico Vagner Mancini. Com vários jogadores revelados, vendeu os destaques e esse ano não parece que vá repetir a boa campanha. Ramon e Jackson, aqueles, comandam o meio campo do time e Neto Baiano é o matador.
Destaque: Ramon - Maestro do meio campo, a idade pode pesar contra ele.
Expectativa: Luta contra o rebaixamento e vaga na Copa Sul Americana
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Nova roupagem
Pessoal, voltamos!
Hoje estou aqui para falar dos novos uniformes dos clubes europeus. Já é tradição a especulação antes dos lançamentos, mas dessa vez eu acho que foi cedo demais. Pegando carona com o Globo.com e com imagens do jornal Daily mail, apresento alguns modelos que podem ser lançados para a próxima temporada. Sim, nem terminamos ainda o calendário de jogos e já estamos falando de uniformes da temporada seguinte. Lembrando que esses uniformes não são confirmados, apenas especulações de internautas. Muitas vezes temos algumas mudanças, mas na maioria das ocasiões essas especulações acabam se confirmando.
Aqui temos o possível 3º uniforme do Arsenal. Apesar de não gostar muito da cor verde, achei muito bonito. É uma homenagem ao uniforme usado pelo time em 1982.
As novas camisas de Liverpool e Chelsea. Eu particularmente gosto muito dos uniformes do liverpool e não é diferente dessa vez. Se confirmar esse modelo, pensarei em adquirir. Já essa do Chelsea eu já não acho a atual grande coisa, e essa nova então, não me agrada de jeito nenhum.
O primeiro uniforme do manchester deve apostar na gola V, mas esse detalhe em branco é muito desnecessário e dá um toque antigo...não me agrada. A branca então, muito menos...a única coisa interessante nesse modelo branco é um possível novo patrocinador.
Para encerrar, o primo pobre da cidade de Manchester deve ter mudança no fornecedor e no patrocinador. Eu gosto dessa cor, então aprovo a camisa da equipe dos brasileiros Elano e Robinho.
Assim que possível, trarei novos uniformes...inclusive de clubes de outros países, e para quem gosta de camisas, principalmente colecionadores...fica a dica aqui em Curitiba. No shopping Omar temos uma loja com muitos modelos, atuais e antigos...e os caras são bons de negócio...aceitam inclusive trocas.
Pedro Junior
quinta-feira, 12 de março de 2009
Italianos babau...
Juventus x Chelsea – (0x1 na ida, 2x2 na volta)
A briga foi mesmo de cachorro grande. Em duas partidas de muita qualidade, o que prevaleceu foi a maior experiência recente do Chelsea, já que a Juve estava fora da competição havia dois anos. Na ida, vitória normal do Chelsea na Inglaterra, na volta, uma anormal falha de Buffon prejudicou a Velha Senhora.
Porto – Juve
Pedro - Chelsea
Manchester United x Internazionale (0x0 na ida, 2x0 na volta)
Outro confronto muito esperado, mas acabou com menos equilíbrio. No primeiro jogo, Júlio César fechou o gol, mas na volta os Red Devils, que estão voando na temporada, eliminaram o time de Mourinho. E o Manchester segue sonhando em conquistar tudo em 2008/09.
Porto – Manchester
Pedro – Manchester
Bayern de Munique x Sporting (5x0 na ida, 7x1 na volta)
12 a 1 no placar agregado. Nem o mais otimista torcedor dos Bávaros esperava um massacre tão grande. O Bayern destruiu, humilhou, avacalhou, escangalhou o Sporting. Mas nada que coloque os alemães como favoritos.
Porto – Bayern
Pedro – Bayern
Porto x Atlético de Madrid (2x2 na ida, 0x0 na volta)
Os jogos foram equilibrados, tanto que o Porto só se classificou pelos gols marcados fora de casa. Passaram os portugueses, mas devem cair na próxima fase.
Porto – Atlético
Pedro – Atlético
Panathinaikos x Villarreal (1x1 na dia, 1x2 na volta)
O competente time do Villarreal assustou ao só empatar em casa na primeira partida. No segundo jogo, mostrou que tem estrela na competição e venceu na Grécia. Segunda participação do Submarino Amarelo na UCL, com uma semifinal e agora, no mínimo, uma quarta-de-final.
Porto – Villarreal
Pedro – Panathinaikos
Barcelona x Lyon (1x1 na ida, 5x2 na volta)
O Barcelona, que começa a mostrar oscilações depois de começar voando na temporada, passou sufoco no primeiro jogo. Na partida de volta, fez prevalecer a melhor qualidade e se classificou facilmente.
Porto – Barcelona
Pedro – Barcelona
Roma x Arsenal (0x1 na ida, 1x0 na volta, 6x7 nos pênaltis)
Confronto equilibrado, mas sem o caminhão de gols que se imaginava pela ofensividade dos times. Cada um venceu em casa, e na loteria dos pênaltis, o azar dos italianos e a sorte dos ingleses se fez presente.
Porto – Roma
Pedro – Arsenal
Liverpool x Real Madrid (1x0 na ida, 4x0 na volta)
Quinta eliminação consecutiva dos Merengues nas oitavas-de-final. Deve ser praga minha. Mas a verdade é que o Liverpool jogou muito mais nos dois jogos, principalmente em Anfield, e mostrou que a camisa vermelha pesa muito na Champions League. Só um título do JEC me dá mais alegria que alguém goleando o Real.
Porto – Liverpool
Pedro – Liverpool

O Pedro acertou 6 classificados e eu acertei 5. Não estamos tão mal. O sorteio das quartas-de-final acontece no dia 20 de março. Agora não tem mais nenhum tipo de restrição, todo mundo pode enfrentar todo mundo. Também já serão sorteados os cruzamentos para as semifinais.
Rafael Porto
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
A falta de sentido na existência dos Campeonatos Estaduais
Alguém me responda, por favor: por que ainda existem campeonatos estaduais? Quem vê graça nesses campeonatos? Qual o objetivo de um torneio que tem uns 25 jogos, mas que um time grande joga pra valer umas 4 vezes, no máximo?
Alguns falam da importância de manter os times pequenos vivos. Na boa, o estadual dá uns 15 minutos de fama para uns dois pequenos por estado, depois eles voltam a sumir. Seria muito mais sensato criar estaduais que durassem o ano todo, só com os pequenos, e que esses torneios servissem como divisões inferiores do Campeonato Brasileiro, mais ou menos como acontece na Inglaterra, que tem umas nove divisões. Os times teriam calendário o ano todo. "Ah, mas dae os pequenos nunca jogariam contra os grandes". Isso é papo de cartola, que precisa dos votos dos times pequenos para continuar no cargo por 200 mandatos consecutivos. O que um São Paulo, por exemplo, ganha indo até Itápolis para enfrentar o Oeste? O time se desgasta com a viagem, joga em um campo esburacado, vestiário nojento, corre o risco de perder jogador por lesão, gasta dinheiro, e ainda pode perder o jogo, o que sempre leva a discussões ridículas sobre a capacidade da equipe, o que pode motivar dirigentes retardados a demitir treinadores, prejudicando o trabalho do ano inteiro, e jogando fora a pré-temporada, geralmente prejudicada pelo início prematuro dos estaduais. E se ganhar o jogo? Não vale nada, afinal o Oeste de Itápolis não é parâmetro para nada.
O único argumento que me faz pensar em manter os estaduais ativos é a tradição. Sempre uso como exemplo o Boxing Day da Inglaterra. Na Premier League, melhor liga da Europa atualmente, as equipes chegam a fazer três partidas em 5 dias, na época do Natal e Ano Novo. Tudo por causa de uma tradição antiga dos ingleses de acompanhar esportes na época das festas. No futebol profissional e competitivo de hoje, isso não teria mais espaço, mas mesmo assim a tradição é mantida. Acho que os Estaduais podiam ser diferentes, com os grandes entrando só nas fases decisivas, sem precisar começar o Campeonato Brasileiro, que é o que realmente importa, já com quase 30 jogos na temporada.
No final das contas, fica a impressão de que os estaduais só existem por causa do Paulistão, o único que rende dinheiro, pela força dos times do interior, geralmente bancados por prefeituras ou empresas. Os outros acabam tendo que se obrigar a jogar várias peladas na disputa de um título que não faz muita diferença. Ou a torcida do Figueirense lembra do título Catarinense de 2008 depois do rebaixamento para a Série B?
Rafael Porto
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Parabéns Cristiano Ronaldo
"E foi ele mesmo". Começo esse texto com o comentário do Venâncio no último post do Porto. Por todos os motivos citados antes mesmo do resultado, todos nós concordavamos que daria Cristiano Ronaldo. Estive lendo algumas coisas sobre a votação que inclui Treinadores e capitães das seleções nacionais, e hoje saiu uma matéria bem interessante no site da globo.
Maradona e Javier Mascherano, treinador e capitão respectivamente da seleção argentina, e Dunga e Lúcio, da seleção brasileira, escolheram Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do mundo. Mas a rivalidade falou mais alto na hora de votar no segundo e terceiro colocados. Os argentinos excluíram Kaka enquanto os brasileiros excluíram Messi. Confira os votos:
Maradona - 1º Cristiano Ronaldo, 2º Ibrahimovic e 3º Adebayor
Javier Mascherano - 1º Cristiano Ronaldo, 2º Fernando Torres e 3º Gerrard
Dunga - 1º Cristiano Ronaldo, 2º Fernando Torres e 3º Arshavin (?!?!?!?)
Lúcio - 1º Cristiano Ronaldo, 2º Gerrard e 3º Fernando Torres
Não quero entrar no mérito das votações, pois cada um tem sua opinião e sua visão e eu acho muito dificil indicar "apenas" 3 jogadores. Ibrahimovic é um grande jogador mesmo e não é de hoje que faz muita diferença no clube que estiver jogando, mas pesa contra ele o fato de ser suéco e a seleção não ajudar. Agora Maradona, Adebayor? E Dunga, ARSHAVIN? Esses eu não concordo mesmo. Lembrando que não podem votar nas suas respectivas seleções.
A matéria do site globoesporte destaca que alguns votos chamaram a atenção e mostram justamente aquilo que o Porto disse sobre alguns treinadores de seleções de pequena expressão. Segue abaixo o trecho retirado.
"Votos inusitados de alguns treinadores chamaram a atenção. O do Sri Lanka, Jang Jung, elegeu Michael Ballack como o melhor do mundo. Para Kodjovi Mawuena, de Togo, o goleiro Gianluigi Buffon merecia o prêmio. Oscar Tabarez, do Uruguai, queria David Villa."
Só pra constar que na minha opinião, David Villa é um excelente jogador e talvez em um grande clube possa no futuro estar disputando esse prêmio sim.
Eu votaria em Cristiano Ronaldo, Messi e Xavi respectivamente. Em quem você votaria?
Pedro Junior
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Melhor do Mundo FIFA
A FIFA anuncia nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça, quem foi o melhor jogador de futebol do mundo em 2008, segundo a entidade máxima do futebol. Não existem muitas dúvidas sobre a vitória de Cristiano Ronaldo. O português teve uma temporada 2007/08 perfeita. Comandou o Manchester United nos emocionantes e merecidíssimos títulos da UEFA Champions League e da Premier League. Mostrou habilidade acima da média, velocidade, raça, menos firula, e fez gols sem parar. Tanto que levou a Chuteira de Ouro, troféu entregue ao principal goleador da temporada européia, mesmo estando longe de ser um centroavante. Apesar de o Puto Maravilha ter vários antipatizantes, que não gostam do estilo marrento do craque, ninguém jogou mais bola do que ele no último ano.
A única chance de Cristiano Ronaldo não ficar com o prêmio é se a FIFA colocar um peso desmedido nas partidas de seleções. Isso porque com a camisa de Portugal, apesar de ter se tornado o capitão da equipe nesse ano, Ronaldo não empolgou. Na Eurocopa, não brilhou e ajudou seu time a naufragar bonito em gramados austríacos e suíços.
E é justamente a Euro que levou Fernando Torres e Xavi a serem finalistas do prêmio da FIFA. Os dois brilharam muito na conquista da Fúria. Outros atletas daquele time também poderiam estar aqui, principalmente Casillas, que foi um monstro no torneio continental. Mas como o Liverpool e o Barcelona não tiveram um ano dos melhores (principalmente no primeiro semestre), deve ser difícil para os espanhóis ficarem com o prêmio.
E o começo de ano (fim de temporada) ruim do Barça também complica Messi, na teoria o principal rival de Cristiano Ronaldo no quesito habilidade com os pés. Na temporada passada os azuis-grenás foram abaixo da média, e nem o começo arrasador da temporada atual deve credenciar Messi ao título, já que Ronaldo continua jogando muito.
Para fechar, é difícil entender a presença de Kaká entre os finalistas. Não que o brasileiro não jogue muito, mas passou o ano passado inteiro convivendo com lesões. E o Milan foi ainda pior que o Barcelona, com uma temporada melancólica. A Seleção Brasileira também não ajudou.
A indicação de Kaká só comprova o quanto o prêmio da FIFA é estranho. Na Europa, a Bola de Ouro, concedida pela revista France Football, tem muito mais respeito. No prêmio da publicação francesa, quem vota são jornalistas esportivos do mundo todo, profissionais que tem obrigação de conhecer e acompanhar o futebol dos jogadores que estão disputando. Já no prêmio da FIFA, quem vota são técnicos, dirigentes e o pior, os capitães das seleções nacionais. Qual a obrigação do capitão da seleção da Somália de saber que o Kaká não conseguiu manter o ritmo de jogos que teve em 2007? Porque o técnico de Andorra deve se preocupar em ter uma opinião crítica sobre a temporada de Messi e Cristiano Ronaldo?
Enfim, apesar de alguns problemas, o prêmio de melhor do mundo da FIFA é o que oficializa mesmo o melhor atleta de 2008. E quem deve sair coroado nesta segunda-feira é mesmo o português dos Red Devils.
Rafael Porto