terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Sorteio da champions e pitacos

Olá pessoal, o sorteio da champions foi pedreira, não? Hoje vamos dar os pitacos sobre quem passa. Lembrando que o segundo time, define em casa. Por exemplo, Chelsea x Juventus, a segunda partida é na Italia...certo? Então vamos aos confrontos e um breve comentário.

RP - Rafael Porto
PJ - Pedro Junior

- Chelsea x Juventus
- Inter x Manchester
- Sporting x Bayern
- Atlético de Madrid x Porto
- Villarreal x Panathinaikos
- Lyon x Barcelona
- Arsenal x Roma
- Real Madrid x Liverpool


Chelsea x Juventus

RP - Confronto entre gigantes. A Juve tenta recuperar a força de anos anteriores, o Chelsea é um dos mais poderosos dos últimos tempos. Os dois estão em situações parecidas nos campeonatos nacionais, mas pelo que fez até agora na Champions League, e por decidir em casa, aposto na Juve. Mas pode ser o coração falando mais alto.

PJ - Dois times que realmente podem brigar pelo título, uma pena já se enfrentarem. Duas ótimas defesas que ao meu ver são os pontos fortes. Juventus jogou duas partidas perfeitas contra o Real Madrid, se repetir pode passar, mas quem segue em frente é o Chelsea...pois pra vencê-los é preciso suar sangue. Não que a Juve não seja capaz e mesmo decidindo em casa...dá Chelsea.

Inter x Manchester

RP - Talvez o confronto entre as duas equipes em melhor forma no momento. O que vai decidir é saber qual Inter vai entrar em campo: a que passa por cima de todo mundo no Campeonato Italiano, ou a que ficou atrás do Panathinaikos na Fase de Grupos. Pelo histórico recente, aposto na segunda opção e fico com os Red Devils.

PJ - Acho que é o melhor jogo pra ser assistido. Dois times que também podem ser considerados favoritos ao título, mas o histórico pipoqueiro dos Italianos me deixa com os dois pés bem atrás. A Inter depende do Ibra que é quem desequilibra, o Manchester tem mais jogadores que podem decidir e por fazer a segunda em casa, passam os ingleses.

Sporting x Bayern

PJ - Pela história e tradição, coisas que realmente pesam na Champions, não posso ter outra opinião. Os Alemães passam e até com certa facilidade se continuarem com o futebol que apresentaram na fase anterior. Sporting é um time de segundo escalão europeu e só um pequeno milagre pra passar pelo gigante Bayern.

RP - Entre tantos confrontos equilibrados, nesse existe um abismo entre as duas equipes. O Bayern tem mais opções, mais qualidade, mais técnica, mais experiência, mais tradição e decide em casa. Um abraço para o Sporting.

Atlético de Madrid x Porto

PJ - O Atlético vem se reforçando muito bem a cada temporada que passa. Comete alguns erros como Cleber Santana, mas depois acaba se ajeitando. Essa temporada vem correndo por fora na Champions e pode surpreender, talvez não título mas deve ir longe. Porto é uma boa equipe mas mesmo decidindo nas suas dependências não vai dar. Passam os espanhóis mas vai ser apertado.

RP - Um dos jogos mais nivelados. O Atlético tem um time que mistura a experiência de Forlán, Maxi Rodriguez e Coupet à juventude de Luis Garcia e Aguero. O Porto tem menos qualidade técnica, mas joga a Champions League todo ano, enquanto os Colchoneros estavam ausentes há anos. Só para não ficar em cima do muro, aposto no Atlético.

Villarreal x Panathinaikos

RP - O Panathinaikos queria igualar a campanha do Olympiakos no ano passado e fez melhor, passando em primeiro lugar. Já o Villarreal é provavelmente o time com o melhor aproveitamento em Champions League, com uma semifinal e agora com pelo menos uma oitava novamente. O jogo em Atenas deve ser difícil para os espanhóis, mas time por time, aposto no Submarino Amarelo.

PJ - Confronto muito equilibrado e que o fator casa pode pesar muito a favor do Panathinaikos. Villarreal não é um time brilhante mas vem conseguindo ótimos resultados principalmente na Champions. Super em dúvida, eu coloco que passam os gregos pelo fator casa, mas não tenho certeza.

Lyon x Barcelona

PJ - o Lyon sempre chega pra atrapalhar mas acaba tropeçando nos chamados grandes da europa. Sempre por um detalhe, sempre por um gol, mas dessa vez tem tudo pra ser diferente. O Barcelona está sobrando muito e deve passar por cima dos franceses. Passa Barcelona com certeza e não é o coração falando.

RP - O Barcelona vem tendo uma temporada perto da perfeição, atropelando os adversários. O problema é que eu sinto que o time ainda não foi realmente testado, pela fragilidade de quem encarou até agora, tanto na Champions League, quanto no Espanhol. O Lyon pode ser esse primeiro grande teste para os catalães, mas a equipe francesa já não tem a mesma força de temporadas passadas. Deve mesmo dar Barça.

Arsenal x Roma

RP - Pela forma como jogam as equipes, deve ser o jogo mais ofensivo, mais gostoso de assistir. O Arsenal continua com uma equipe jovem demais, que pode sentir a pressão, como parece ter acontecido na Fase de Grupos, quando ficou com o segundo lugar. Já a Roma está em franca recuperação na temporada, e finalmente está aprendendo a jogar sem Totti e com formações táticas diferenciadas. Pela empolgação de chegar à final, que será em Roma, aposto nos italianos.

PJ - A roma começou muito mal o campeonato italiano e vem se recuperando. Jogo ofensivo sempre pra cima do adversário que surpreendeu o Real Madrid champions league passada. Arsenal tem sua maneira de jogar cadenciando o jogo mas sempre buscando o ataque. Vai ser um jogão e eu realmente tenho dúvidas de quem passa mas pelo meu pai vou apostar no Arsenal.

Real Madrid x Liverpool

PJ - O Liverpool é o líder do campeonato inglês e vem jogando um belo futebol. Real Madrid passou apertos frente a Juventus, tá com um treinador novo e ainda sofre com vários desfalques. Real tá com síndrome de pipocadas também nos últimos anos e em casa é muito dificil de tirar do Liverpool. Mais um inglês que passa.

RP - Confronto com "só" 14 títulos da Champions League em campo. O Real Madrid, apesar do falatório de sempre, faz uma temporada patética, em marcha lenta. Enquanto isso, o Liverpool finalmente parece disposto a voltar a ganhar o Campeonato Inglês. Aliando isso aos últimos anos, onde os Reds mostraram força na Europa e o Real amarelou, fico com o Liverpool. E nem que minha mãe jogasse no Real Madrid eu apostaria nos Merengues.

Um bom final de ano a todos vocês e que venham os confrontos. 2009 vai ser melhor ainda por aqui.
Grande abraço

Pedro Junior

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Fim da Fase de Grupos

Na boa, a Champions League é a competição mais legal, cheia de estrelas, times gigantes, todo mundo sabe e concorda com isso. Mas a Fase de Grupos começa a ficar meio chatinha. Essa etapa da competição virou uma mera formalidade para os times grandes. Os que jogam bem se classificam com duas rodadas de antecedência (Barcelona, Juventus, Liverpool), os que vão mais ou menos se classificam uma rodada antes (Real Madrid, Arsenal), e os que jogam mal (Inter, Chelsea) se classificam na última, sem maiores preocupações, tudo muito bem, obrigado. Isso desvaloriza um pouco a competição, que só começa a pegar fogo mesmo nas oitavas-de-final. Enfim, apenas uma constatação, já que esse ano não me empolguei com os primeiros jogos da Champions. Mas tenho certeza que ano que vem, no mata-mata, o bicho vai pegar. Agora vamos a um rápido resumo de como foi a primeira fase da UEFA Champions League 2008/09.

Grupo A
Classificados
: Roma e Chelsea
Copa UEFA: Bordeaux
Eliminado: CFR Cluj
- Foi um dos grupos mais excitantes. Começou com o Chelsea atropelando e o CFR Cluj surpreendendo todo mundo com uma vitória fora de casa contra a Roma. Mas depois, os comandados de Felipão começaram a jogar mal, o time romeno se assustou, a Roma se recuperou e o Bordeaux também chegou a assustar.

Grupo B
Classificados
: Panathinaikos e Internazionale
Copa UEFA: Werder Bremen
Eliminado: Anorthosis Famagusta
- Outro grupo que teve graça. A Inter começou voando, mas foi murchando a bola e só passou em segundo lugar. O Panathinaikos consegue, no mínimo, repetir a campanha do arquirival Olympiakos no ano passado, e melhor ainda, com um primeiro lugar no grupo. O Anorthosis, se não fosse o Anorthosis, seria considerado o maior amarelão da competição, já que estava quase garantido na próxima fase aos 40 minutos do segundo tempo da penúltima rodada, quando vencia o Werder. Levou o empate, perdeu o último jogo e não vai nem pra UEFA.

Grupo C
Classificados
: Barcelona e Sporting
Copa UEFA: Shakhtar Donetsk
Eliminado: Basel
- O grupo mais sem graça. Com duas rodadas de antecedência, Barça e Sporting já estavam garantidos. Isso porque os catalães estão em um nível muito acima dos rivais e jogaram o melhor futebol da Fase de Grupos. Já o Sporting fez o serviço e venceu as duas partidas contra o Shakhtar, principal rival pela segunda vaga. E o Basel só figurou.

Grupo D
Classificados: Liverpool e Atlético de Madrid
Copa UEFA: Olympique de Marselha
Eliminado: PSV Eindhoven
- Era para ser o Grupo da Morte, lembram? Não foi. Reds e Colchoneros deitaram e rolaram e se classificaram com um pé nas costas. Aliás, o Atlético foi uma das mais gratas surpresas até aqui, com um grupo equilibrado e futebol envolvente. O Olympique demonstrou o mesmo e inexplicável problema em se impor em casa, e o PSV foi absolutamente ridículo e confirmou a queda grosseira no nível do futebol holandês nos últimos anos.

Grupo E
Classificados: Manchester United e Villarreal
Copa UEFA: Aalborg
Eliminado: Celtic
- Outro grupo onde os classificados nadaram de braçada. Os Red Devils e o Submarino Amarelo passaram com sobras. Já o Aalborg beliscou a vaga na UEFA graças ao desempenho absurdo do Celtic, que só vence em casa. Como esse ano nem o Celtic Park ajudou, os escoceses estão fora, para alegria do Juca.

Grupo F
Classificados: Bayern de Munique e Lyon
Copa UEFA: Fiorentina
Eliminado: Steaua Bucareste
- A Fiorentina tinha tudo para incomodar bávaros e lioneses, mas demonstrou uma tremenda falta de capacidade de se impor, mesmo quando tinha o domínio das partidas. Melhor para os favoritos do grupo, que passaram sem maiores preocupações.

Grupo G
Classificados: Porto e Arsenal
Copa UEFA: Dinamo Kiev
Eliminado: Fenerbahçe
- Grupo com reviravoltas interessantes. O Porto deu pinta de que seria eliminado, fez um primeiro turno fraquinho, mas se recuperou muito bem e passou em primeiro lugar. O Dinamo Kiev, que nos últimos anos só levou pancada, dessa vez deu trabalho, e conseguiu pelo menos uma vaga na UEFA. O Arsenal passou no piloto automático, e o Fenerbahçe foi a maior decepção do ano, passando de uma quarta-de-final na temporada passada, para uma eliminação na primeira fase dessa vez.

Grupo H
Classificados: Juventus e Real Madrid
Copa UEFA: Zenit St. Petersburg
Eliminado: BATE Borisov
- Os dois jogos entre Real e Juve foram os pontos altos dessa Fase de Grupos. A Juventus mostrou força e venceu os dois confrontos, mas o Real também não teve dificuldades em se classificar. Isso porque o Zenit, que muitos esperavam que fosse supreender, sentiu a pressão e não conseguiu vencer os grandes, mas vai disputar o bi na Copa UEFA.

As oitavas-de-final começam em fevereiro de 2009. O sorteio dos confrontos acontece nesta sexta-feira, dia 19 de dezembro, às 9 horas da manhã, horário de Brasília. Os primeiros colocados enfrentam os segundos, mas não pode haver confrontos entre times que estavam no mesmo grupo, nem entre times do mesmo país. Isso causa situações curiosas. O Barcelona, por exemplo, tem como opções de confronto apenas Chelsea, Inter, Lyon e Arsenal. Ou seja, é jogão na certa.

Rafael Porto

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Mundial de Clubes 2008

Eu sei, eu sei...Post super atrasado
Mas o que vale é a intenção
Rapidamente portanto, um raio-x das equipes da competição nesse ano, inclusive as que já bailaram, só pra ficar completinho.

ADELAIDE UNITED
Nome: Adelaide United Football Club
País: Austrália
Cidade: Adelaide
Estádio: Hindmarsh Stadium (17 mil lugares)
Técnico: Aurelio Vidmar (Australiano)
Principal Jogador: Travis Dodd (Meio-campista australiano)
- Única equipe na competição que não é campeã continental. Acontece que a FIFA permite que o país sede tenha só um representante. Então como o Gamba Osaka, que é japonês, venceu a Liga dos Campeões da Ásia, o Adelaide, que foi vice, ganhou a vaga. É conhecido no Brasil pela passagem (fracassada) de Romário por lá, em 2006.

AL AHLY
Nome: Al-nady Al-Ahly Lel-tarbeya Albadaneya
País: Egito
Cidade: Cairo
Estádio: Olímpico (74 mil lugares)
Técnico: Manuel José (Português)
Principal Jogador: Mohamed Aboutrika (Meia-atacante egípicio)
O Al Ahly é o maior clube do futebol africano, com seis títulos da Liga dos Campeões local. Como o Egito é um país rico, os jogadores formados na equipe acabam ficando por lá, o que faz com que a equipe jogue junto por muito tempo. E o entrosamento é o ponto forte do time, que já está com Manuel José no comando há cinco anos.

GAMBA OSAKA
Nome: ガンバ大阪
País: Japão
Cidade: Osaka
Estádio: Osaka Expo'70 (21 mil lugares)
Técnico: Akira Nishino (Japonês)
Principal Jogador: Yasuhito Endo (Meio-campista japonês)
O Gamba Osaka não é uma equipe grande do futebol japonês, tanto que conta com apenas um título nacional. Mas a campanha na Liga dos Campeões da Ásia foi perfeita, com direito a atuações fantásticas de Endo. Não deve ter bola para passar pelo Manchester, mas jogando em casa, pode criar dificuldades para os Red Devils.

LDU QUITO
Nome: Liga Deportiva Universitaria de Quito
País: Equador
Cidade: Quito
Estádio: Casa Blanca (55 mil lugares)
Técnico: Edgardo Bauza (Argentino)
Principal Jogador: Patricio Urrutia (Volante equatoriano)
A LDU de hoje está longe de ser aquele time envolvente e veloz que derrotou o Fluminense na final da Libertadores da América. Muito disso se deve à saída de Guerrón, que ditava o ritmo acelerado da equipe. Sem ele, e ainda com o inseguro Cevallos no gol, a LDU pode ser protagonista da primeira derrota sulamericana antes da final de um Mundial de Clubes.

MANCHESTER UNITED
Nome: Manchester United Football Club
País: Inglaterra
Cidade: Manchester
Estádio: Old Trafford (76 mil lugares)
Técnico: Alex Ferguson (Escocês)
Principal Jogador: Cristiano Ronaldo (Meia-atacante português)
A única dúvida com relação ao Manchester é a famosa falta de comprometimento dos europeus com o Mundial. A competição acontece no meio da temporada européia, é realizada do outro lado do mundo, não traz retorno financeiro e reconhecimento esportivo como a Liga dos Campeões ou o campeonato nacional dos principais países. Mesmo assim, com um pouquinho de concentração, os Red Devils levam esse título com um pé nas costas.

PACHUCA
Nome: Club de Fútbol Pachuca
País: México
Cidade: Pachuca
Estádio: Hidalgo (30 mil lugares)
Técnico: Enrique Meza (Mexicano)
Principal Jogador: Bruno Marioni (Atacante argentino)
No ano passado o Pachuca foi o maior vexame do Mundial, sendo eliminado pelos tunisianos do Étoile du Sahel. Dessa vez, a equipe chega com mais experiência, e com a certeza de que não é nada impossível derrotar a LDU na semifinal e decidir o título contra o Manchester.

WAITAKERE UNITED
Nome: Waitakere United
País: Nova Zelândia
Cidade: Waitakere
Estádio: Trusts Stadium (6 mil lugares)
Técnico: Chris Milicich (Neozelandês)
Principal Jogador: Benjamin Totori (Atacante salomônico)
A presença do Waitakere United pelo segundo ano no Mundial de Clubes mostra como a competição da FIFA ainda precisa de alguns ajustes para realmente se consolidar. O time é simplesmente semi-amador, com os atletas precisando acumular outras profissões para sobreviver.

Tabela do Mundial de Clubes
Preliminar

11/12 - Waitakere United x Adelaide United (Jogo 1)
Quartas-de-Final
13/12 - Al Ahly x Pachuca (Jogo 2)
14/12 - Gamba Osaka x Vencedor Jogo 1 (Jogo 3)
Semifinais
17/12 - LDU Quito x Vencedor Jogo 2 (Jogo 4)
18/12 - Manchester United x Vencedor Jogo 3 (Jogo 5)
Decisão Quinto Lugar
18/12 - Perdedor Jogo 2 x Perdedor Jogo 3
Decisão de Terceiro Lugar
21/12 - Perdedor Jogo 4 x Perdedor Jogo 5
Final
21/12 - Vencedor Jogo 4 x Vencedor Jogo 5

Rafael Porto

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Campeonato Brasileiro 2008

Olá a todos os amigos do Trio de Ataque. Hoje estamos aqui por dois motivos. O primeiro deles é que como comentaram no último post...faltou colocar o craque do campeonato. Tanto na opinião do Porto, quanto na minha, o craque do campeonato é o Hernanes do São Paulo.
O segundo motivo é que alguns amigos que acompanham o blog, outros que eu solicitei resolveram fazer suas próprias seleções. Muito bom, pois o intuito sempre é a participação.
Vamos lá então, começando pela seleção do Pedro Fillipo, vulgo Pipiu:

Victor (Grêmio)

Leonardo Moura (Flamengo)
Thiago Silva (Fluminense)
André Dias (São Paulo)
Leandro (Palmeiras)

Hernanes (São Paulo)
Ramires (Cruzeiro)
Ibson (Flamengo)
Alex (Internacional)

Keirrison (Coritiba)
Nilmar (Internacional)

Muricy Ramalho (São Paulo)

Craque: Alex (Internacional)

A segunda seleção é do nosso amigo sempre participativo Rodrigo Fonseca, vulgo Zula:

Victor (Grêmio)

Léo Moura (Flamengo)
Miranda (São Paulo)
Thiago Silva (Fluminense)
Juan (Flamengo)

Guiñazu (Internacional)
Ramires (Cruzeiro)
Alex (Internacional)
Wagner (Cruzeiro)

Nilmar (Internacional)
Washington (Fluminense)

Muricy Ramalho (São Paulo)

Craque: Não teve nenhum craque nesse campeonato

a terceira e última seleção de hoje, é do Toni, irmão do Xico. Não sei o nome inteiro dele.

Rogerio (São Paulo)

Vitor (Goiás)
Fabio Luciano (Flamengo)
Miranda (São Paulo)
Leandro (Palmeiras)

Guinazu (Internacional)
Hernanes (São Paulo)
Ramires (Cruzeiro)
Alex (Internacional)

kleber Pereira (Santos)
Nilmar (Internacional)

Ele não me mandou nem o técnico, nem o craque...mas tudo bem.

Por hoje é só, alguém mais quer mandar sua seleção ? é só mandar e-mail ou procurar a gente de alguma forma.
Um abraço a todos.

Pedro Junior

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Campeonato Brasileiro 2008

Chega ao fim mais um campeonato brasileiro. Sem entrar muito em detalhes, digo que o título ficou em boas mãos. O São Paulo é o clube mais europeu do futebol brasileiro e soube contornar muito bem os problemas vividos no primeiro turno. Se mandasse o Muricy embora, talvez não tivesse nem entrado na libertadores. Enfim, não estamos aqui hoje para falar do campeonato em sí...e sim para fazer uma seleção dos que consideramos os melhores em cada posição. Sem mais delongas, vamos aos eleitos:

Seleção de Rafael Porto

Goleiro - Victor (Grêmio)

Lateral Direito - Vítor (Goiás)
Zagueiro - Miranda (São Paulo)
Zagueiro - Fábio Luciano (Flamengo)
Lateral Esquerdo - Juan (Flamengo)

Volante - Ramires (Cruzeiro)
Volante - Guinazu (Inter)
Volante - Hernanes (São Paulo)
Meia - Wagner (Cruzeiro)

Atacante - Nilmar (Inter)
Atacante - Keirrison (Coritiba)

Técnico - Celso Roth (Grêmio)

Seleção de Pedro Junior


Goleiro - Rogerio (São Paulo)

Lateral direito - Léo Moura (Flamengo)
Zagueiro - Miranda (São Paulo)
Zagueiro - Thiago Silva (Fluminense)
Lateral esquerdo - Leandro (Palmeiras)

Volante - Ramires (Cruzeiro)
Volante - Hernanes (São Paulo)
Meia esquerda - Alex (Internacional)
Meia direita - Tcheco (Grêmio)

Atacante - Kleber Pereira (Santos)
Atacante - Keirrison (Coritiba)

Técnico - Muricy Ramalho (São Paulo)

e aí? concorda ou discorda? hoje tem a eleição da revista placar da seleção do campeonato com as bolas de prata e o grande craque para bola de ouro.

Pedro Junior