No Grupo A, o Chelsea mostrou que chega como um dos principais candidatos ao título e passou por cima do Bordeaux, em Londres, por 4 a 0. Lampard mais uma vez justificou a briga entre Felipão e Mourinho para contar com seu futebol. Melhor para o brasileiro. Já a Roma protagonizou a decepção da rodada, perdendo de virada, em casa, para o CFR Cluj, por 2 a 1. O argentino Culio, que marcou os dois gols dos romenos, já é candidato à naturalização para defender a seleção da Romênia.
No Grupo B, a Internazionale derrotou o Panathinaikos, na Grécia, por 2 a 0. Ibrahimovic foi o destaque, dando o passe para os dois gols nerazzurros. Werder Bremen e Anorthosis Famagusta ficaram no 0 a 0 e provaram que esse é possivelmente o grupo mais fraco do ano.
No Grupo C, o Barcelona derrotou o Sporting por 3 a 1 no Camp Nou sem maiores dificuldades. Já o Shakhtar Donetsk, com dois gols brasileiros (Fernandinho e Jádson), passou pelo Basel, jogando na Suíça, por 2 a 1. Se a briga no grupo é entre portugueses e ucranianos, ponto para o pessoal do leste europeu.
No Grupo D, o Atlético de Madrid largou muito bem, atropelando o PSV, na Holanda, por 3 a 0. Sérgio Aguero ainda não é, mas será, um jogador de nível mundial. Já o Liverpool, com a tradicional ajuda de Steven Gerrard, venceu o Olympique, de virada, por 2 a 1. A defesa dos Reds, mais uma vez, deu mostras de ser o ponto fraco do time de Rafa Benítez.
No Grupo E, rodada absolutamente sem graça. Dois 0 a 0. O Manchester não conseguiu se impor em casa contra o Villarreal, e o sempre impressionante Celtic Park não ajudou os escoceses a furarem a retranca do Aalborg.
No Grupo F, a Fiorentina começou arrasadora pra cima do Lyon, abrindo 2 a 0 na França. Gilardino parece reecontrar seu melhor futebol sob o comando de Prandelli, que o revelou no Parma. O ótimo Karim Benzema comandou o empate dos franceses. Já o Bayern de Munique venceu sem maior alarde, por 1 a 0, o Steaua, em Bucareste.
No Grupo G, o Arsenal quase dá vexame e perde para o Dynamo, em Kiev. Sorte que Gallas decretou o 1 a 1 no apagar das luzes. Melhor para o Porto, que derrotou o Fenerbahçe sem problemas no Estádio no Dragão por 3 a 1.
Para fechar, no Grupo H, Alessandro Del Piero fez um golaço de falta, que deu a vitória à Juventus por 1 a 0 sobre o Zenit, na Itália. E o Real Madrid não fez mais que a obrigação vencendo o BATE Borisov por 2 a 0, em Madri.
Rafael Porto
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
UEFA Champions League 2008/09 - 1ª Rodada
terça-feira, 16 de setembro de 2008
UEFA Champions League 2008/09
Chegou a hora! A competição mais legal do mundo vai começar nesta terça-feira. Esse ano rolam alguns retornos importantes como Bayern de Munique, Juventus, Fiorentina e Atlético de Madrid. Já alguns times tradicionais ficaram de fora, como Milan, Benfica e Valencia. Confira abaixo um raio-x dos 32 participantes da Fase de Grupos.
GRUPO A
BORDEAUX
Nome: Football Club des Girondins de Bordeaux
País: França
Cidade: Bordeaux
Estádio: Chaban Delmas (34.327 lugares)
Técnico: Laurent Blanc (Francês)
Principal Jogador: Fernando Cavenaghi (Atacante – Argentino)
Títulos: 5 Campeonatos Franceses, 3 Copas da França, 2 Copas da Liga Francesa, 2 Supercopas da França, 1 Segunda Divisão Francesa e 1 Copa Intertoto.
- Na temporada passada o Bordeaux assustou o Lyon e quase roubou o título francês dos lioneses. A principal arma para esse feito foi o excelente entrosamento do time montado por Laurent Blanc, que tem se revelado um técnico de muita qualidade. Na Liga dos Campeões, isso não parece ser o suficiente para lutar contra Roma e Chelsea, mas os Girondinos têm condições de incomodar.
CFR CLUJ
Nome: Fotbal Club Caile Ferate Romane 1907 Cluj
País: Romênia
Cidade: Cluj-Napoca
Estádio: Dr. Constantin Radulescu (25.000 lugares)
Técnico: Mauricio Trombetta (Italiano)
Principal Jogador: Sixto Peralta (Meia – Argentino)
Títulos: 1 Campeonato Romeno e 1 Copa da Romênia.
- O CFR Cluj surpreendeu a Romênia na temporada passada conquistando os dois primeiros títulos do clube em mais de 100 anos de história. Para isso, a equipe precisou da ajuda financeira de mais um dos obscuros milionários do leste-europeu. Com essa grana, o Cluj montou um time recheado de atletas estrangeiros, fugindo da tradição dos clubes romenos de revelar jogadores. O problema é que esse tipo de investidor também costuma tomar atitudes precipitadas. Nesse ano, depois de começar mal o campeonato nacional, o técnico campeão do ano passado, Ioan Andone, foi demitido. Deve ser um mero figurante na Liga dos Campeões.
CHELSEA
Nome: Chelsea Football Club
País: Inglaterra
Cidade: Londres
Estádio: Stamford Bridge (42.055 lugares)
Técnico: Luiz Felipe Scolari (Brasileiro)
Principal Jogador: John Terry (Zagueiro – Inglês)
Títulos: 1 Supercopa Européia, 3 Campeonatos Ingleses, 4 Copas da Inglaterra, 4 Copas da Liga Inglesa, 3 Supercopas da Inglaterra e 2 Campeonatos da Segunda Divisão Inglesa.
- Com o dinheiro infinito de Roman Abramovich, o Chelsea começa a temporada com mais uma boa fornada de reforços. Mas dessa vez, as atenções estão voltadas para o banco de reservas. Luiz Felipe Scolari chega com a moral de já ter sido campeão do mundo e das Américas. Mas o brasileiro sabe que com o elenco que tem, qualquer coisa abaixo do título europeu será considerada um fracasso. Se conseguir segurar a pressão e criar mais uma “Família Scolari”, processos que já parecem encaminhados, o Chelsea pode finalmente conseguir o título que sempre foi a obsessão de seu endinheirado dono.
ROMA
Nome: Associazione Sportiva Roma
País: Itália
Cidade: Roma
Estádio: Olímpico (72.698 lugares)
Técnico: Luciano Spalletti (Italiano)
Principal Jogador: Francesco Totti (Atacante – Italiano)
Títulos: 3 Campeonatos Italianos, 9 Copas da Itália, 2 Supercopas da Itália e 1 Segunda Divisão Italiana.
- A Roma de Luciano Spalletti joga o futebol mais bonito da Itália, com passes rápidos, contra-ataques velozes e mentalidade ofensiva. O time titular dos Giallorossi é muito forte e chega a ser impressionante a consciência tática da equipe. Cada jogador sabe exatamente onde se posicionar, e o esquema 4-2-3-1 funciona com perfeição. O problema é quando alguma das peças principais está lesionada. O time ainda sente muito quando precisa substituir um dos pilares do esquema, principalmente Totti, que não tem e nunca teve um substituto à altura. A dificuldade em se adaptar a outro esquema tático também pode complicar em partidas contra times mais versáteis. Mesmo assim, deve passar para a segunda fase. O detalhe é que a final da Liga dos Campeões esse ano acontece no Olímpico de Roma, o que sempre é um incentivo a mais para a equipe.
GRUPO B
ANORTHOSIS FAMAGUSTA
Nome: Anorthosis Famagusta Football Club
País: Chipre
Cidade: Larnaca
Estádio: Antonis Papadopoulos (9.782 lugares)
Técnico: Temuri Ketsbaia (Georgiano)
Principal Jogador: Sávio (Meia-atacante – Brasileiro)
Títulos: 13 Campeonatos Cipriotas, 10 Copas do Chipre e 7 Supercopas do Chipre.
- Provavelmente o time mais alternativo na Fase de Grupos da Liga dos Campeões. O Anorthosis Famagusta eliminou o Olympiacos na 3a Fase Preliminar e se tornou o primeiro time do Chipre a chegar a essa etapa da principal competição continental da Europa. Será difícil fazer algo a mais do que isso, mas o feito dos cipriotas já é memorável. Só para deixar claro, esse Sávio citado como principal jogador é aquele mesmo, que começou no Flamengo.
INTERNAZIONALE
Nome: Football Club Internazionale Milano
País: Itália
Cidade: Milão
Estádio: San Siro (82.955 lugares)
Técnico: José Mourinho (Português)
Principal Jogador: Zlatan Ibrahimovic (Atacante – Sueco)
Títulos: 2 Copas Intercontinentais, 2 Ligas dos Campeões, 3 Copas da UEFA, 16 Campeonatos Italianos, 5 Copas da Itália e 4 Supercopas da Itália.
- A Inter se aproveitou das punições à Milan e Juventus para assumir o protagonismo no futebol italiano. Mas na Europa os Nerazzurri ainda não conseguiram voltar a brilhar. Nessa temporada, com José Mourinho, o “Special One”, no comando, é impossível não colocar a Inter como favorita a tudo que disputar. Nesse Grupo B pelo menos, o time vai nadar de braçada.
PANATHINAIKOS
Nome: Panathinaikos Football Club
País: Grécia
Cidade: Atenas
Estádio: Olímpico (71.030 lugares)
Técnico: Henk Ten Cate (Holandês)
Principal Jogador: Sotiris Ninis (Meia – Grego)
Títulos: 19 Campeonatos Gregos, 16 Copas da Grécia e 3 Supercopas da Grécia.
- Depois de passar anos como coadjuvante do Olympiacos e do AEK, o Panathinaikos vem com uma proposta diferente para 2008/09. A equipe investiu pesado para os padrões gregos, tanto dentro de campo quanto na comissão técnica. Gilberto Silva, apesar da decadência dos últimos anos, ainda tem o status e a experiência de ser campeão mundial. E Henk Ten Cate traz com ele a fama de ser o verdadeiro responsável pelo Barcelona campeão continental em 2005/06 e pelo Chelsea vice-campeão da temporada passada. Lutar com o Chelsea é utopia, mas o Werder Bremen é um adversário acessível.
WERDER BREMEN
Nome: Sportverein Werder Bremen von 1899
País: Alemanha
Cidade: Bremen
Estádio: Weserstadion (43.087 lugares)
Técnico: Thomas Schaaf (Alemão)
Principal Jogador: Diego (Meia – Brasileiro)
Títulos: 4 Campeonatos Alemães, 5 Copas da Alemanha, 4 Copas da Liga Alemã e 1 Copa Intertoto.
- O Werder Bremen tem uma equipe muito entrosada, até pelo tempo de serviço do técnico Thomas Schaaf, que está no clube há 36 anos, sendo que é treinador há 10. O problema é que o time não consegue competir com o dinheiro do Bayern de Munique e vive perdendo atletas importantes para os Bávaros. Nessa temporada foi a vez de Borowski rumar para a Baviera. Frings e Diego formam uma dupla de meio-campo interessante, mas o Werder tem problemas sérios no ataque.
GRUPO C
BARCELONA
Nome: Futbol Club Barcelona
País: Espanha
Cidade: Barcelona
Estádio: Camp Nou (98.772 lugares)
Técnico: Josep Guardiola (Espanhol)
Principal Jogador: Lionel Messi (Atacante – Argentino)
Títulos: 2 Ligas dos Campeões, 2 Supercopas Européias, 18 Campeonatos Espanhóis, 24 Copas da Espanha e 7 Supercopas da Espanha.
- O elenco, o dinheiro e a tradição sempre colocam o Barcelona como candidato à qualquer título que dispute. O problema é que nessa temporada os Blaugranas iniciam um ciclo novo, com um treinador inexperiente, sem peças importantes nos últimos anos (Deco e Ronaldinho) e com muita pressão pelos resultados. Passar pela Fase de Grupos não será problema, mas esse Barça não inspira muita confiança na torcida.
BASEL
Nome: Footballclub Basel 1893
País: Suíça
Cidade: Basiléia
Estádio: St. Jakob Park (42.500 lugares)
Técnico: Christian Gross (Suíço)
Principal Jogador: Ivan Ergic (Meia – Sérvio)
Títulos: 12 Campeonatos Suíços, 9 Copas da Suíça e 1 Copa da Liga Suíça.
- O estádio do Basel impressionou o mundo todo durante a disputa da Eurocopa. Mas o time não deve repetir a dose na Liga dos Campeões. Os suíços não chegam a ser uma galinha morta e podem arrancar um pontinho ou outro por aí, mas é complicado acreditar em um desempenho mais empolgante do time.
SHAKHTAR DONETSK
Nome: Football Club Shakhtar Donetsk
País: Ucrânia
Cidade: Donetsk
Estádio: Olimpiyskyi (25.813 lugares)
Técnico: Mircea Lucescu (Romeno)
Principal Jogador: Darijo Srna (Meia – Croata)
Títulos: 4 Campeonatos Ucranianos, 6 Copas da Ucrânia e 2 Supercopas da Ucrânia.
- Na temporada passada o Shakhtar Donetsk investiu uma verdadeira fortuna para tentar surpreender na Liga dos Campeões. A estratégia foi um verdadeiro fracasso, e esse ano os ucranianos voltam com um plano bem mais modesto. Sem tantas estrelas no time, o Shakhtar sonha em passar de fase na competição pela primeira vez.
SPORTING
Nome: Sporting Clube de Portugal
País: Portugal
Cidade: Lisboa
Estádio: José Alvalade (52.000 lugares)
Técnico: Paulo Bento (Português)
Principal Jogador: Liédson (Atacante – Brasileiro)
Títulos: 18 Campeonatos Portugueses, 19 Copas de Portugal e 7 Supercopas de Portugal.
- O Sporting é o time mais simpático de Portugal Os Leões não têm um histórico de envolvimentos em falcatruas como o Porto e não têm a empáfia comum dos maiores campeões, caso do Benfica. Além disso, o técnico Paulo Bento gosta de trabalhar com jogadores jovens, o que costuma resultar em um jogo ofensivo e bonito de ver. Como a primeira posição do grupo deve ficar com o Barcelona, Sporting e Shakhtar Donetsk devem travar uma bela briga pelo segundo lugar.
GRUPO D
ATLÉTICO DE MADRID
Nome: Club Atlético de Madrid
País: Espanha
Cidade: Madrid
Estádio: Vicente Calderón (55.000 lugares)
Técnico: Javier Aguirre (Mexicano)
Principal Jogador: Diego Forlán (Atacante – Uruguaio)
Títulos: 1 Copa Intercontinental, 9 Campeonatos Espanhóis, 9 Copas da Espanha, 3 Supercopas da Espanha, 1 Segunda Divisão Espanhola e 1 Copa Intertoto.
- Depois de mais de 10 anos o Atlético de Madrid está de volta à Fase de Grupos da Liga dos Campeões. E com um time de respeito. Comandados pelo competente Javier Aguirre, os Colchoneros entram na temporada com uma equipe de respeito, que tem condição inclusive de incomodar Barcelona e Real Madrid no Campeonato Espanhol. O problema é que o Grupo D é um dos mais equilibrados da Liga dos Campeões, e o Atleti não vai poder se dar ao luxo de desperdiçar alguns pontos enquanto se reacostuma ao torneio.
LIVERPOOL
Nome: Liverpool Football Club
País: Inglaterra
Cidade: Liverpool
Estádio: Anfield (45.362 lugares)
Técnico: Rafael Benítez (Espanhol)
Principal Jogador: Steven Gerrard (Meia – Inglês)
Títulos: 5 Ligas dos Campeões, 3 Copas da UEFA, 3 Supercopas da UEFA, 18 Campeonatos Ingleses, 7 Copas da Inglaterra, 7 Copas da Liga Inglesa, 16 Supercopas da Inglaterra e 4 Segundas Divisões Inglesas.
- Simplesmente um dos maiores especialistas em disputar a Liga dos Campeões. O Liverpool é uma daquelas equipes que se sentem absolutamente à vontade na competição continental. Mesmo quando não vão bem na temporada como um todo, caso dos últimos anos, os Reds fazem a festa na Liga dos Campeões. Time para repetir as boas campanhas européias o Liverpool tem. Mas a equipe começa a conviver com a pressão de também fazer um bom trabalho no Campeonato Inglês, o que pode atrapalhar o ambiente em Anfield Road.
OLYMPIQUE DE MARSELHA
Nome: Olympique Marseille
País: França
Cidade: Marselha
Estádio: Velódrome (60.031 lugares)
Técnico: Eric Gerets (Belga)
Principal Jogador: Hatem Ben Arfa (Meia – Francês)
Títulos: 1 Liga dos Campeões, 8 Campeonatos Franceses, 10 Copas da França, 1 Supercopa da França, 1 Segunda Divisão Francesa e 2 Copas Intertoto.
- O time dos marselheses não é dos piores, mas teve muito azar em cair nessa chave. Com o favoritíssimo Liverpool e dois fortes concorrentes como Atlético e PSV, o Olympique acaba ficando com status de azarão. Na temporada passada, a equipe quase se classificou para as oitavas-de-final, mas ficou de fora porque perdeu pontos em casa. Nesse ano, a síndrome de jogar mal dentro do Velódrome continua, o que torna a caminhada do único francês campeão continental bastante conturbada.
PSV EINDHOVEN
Nome: Philips Sport Vereniging Eindhoven
País: Holanda
Cidade: Eindhoven
Estádio: Philips Stadion (35.119 lugares)
Técnico: Huub Stevens (Holandês)
Principal Jogador: Ibrahim Afellay (Meia – Holandês)
Títulos: 1 Liga dos Campeões, 1 Copa da UEFA, 21 Campeonatos Holandeses, 8 Copas da Holanda e 8 Supercopas da Holanda.
- A principal aposta dos Boeren para a temporada 2008/09 é o técnico Huub Stevens, que chega ao seu time do coração depois de uma passagem destacada pelo Hamburgo, na Alemanha. De resto, as virtudes e problemas do time são os mesmos. Velocidade, entrosamento e experiência são as armas, enquanto a falta de maiores desafios no campeonato nacional faz o time ficar pouco competitivo com relação aos outros times na Liga dos Campeões.
GRUPO E
AALBORG
Nome: Aalborg Boldspilklub
País: Dinamarca
Cidade: Aalborg
Estádio: Energi Nord Arena (10.800 lugares)
Técnico: Bruce Rioch (Escocês)
Principal Jogador: Michael Jakobsen (Zagueiro – Dinamarquês)
Títulos: 3 Campeonatos Dinamarqueses, 2 Copas da Dinamarca e 1 Copa Intertoto.
- Mais uma das equipes que entram na Liga dos Campeões apenas para competir. A equipe do Aalborg é bastante experiente e competitiva no futebol local, mas para enfrentar os grandes europeus deve ser insuficiente. Como todo time escandinavo, jogar em casa é uma das armas secretas pelo frio congelante. Mas como todo time escandinavo, deve ser apenas figurante.
CELTIC
Nome: The Celtic Football Club
País: Escócia
Cidade: Glasgow
Estádio: Celtic Park (60.832 lugares)
Técnico: Gordon Strachan (Escocês)
Principal Jogador: Shunsuke Nakamura (Meia – Japonês)
Títulos: 1 Liga dos Campeões, 42 Campeonatos Escoceses, 34 Copas da Escócia, 13 Copas da Liga Escocesa.
- A atmosfera criada pelos torcedores do Celtic quando o jogo acontece na Escócia é incrível. Superar os Bhoys no Celtic Park é tarefa quase impossível. O problema é quando a equipe católica de Glasgow joga fora. Como visitante o Celtic deixa muito a desejar, o que é fatal em uma competição de mata-mata como a Liga dos Campeões.
MANCHESTER UNITED
Nome: Manchester United Football Club
País: Inglaterra
Cidade: Manchester
Estádio: Old Trafford (76.212 lugares)
Técnico: Alex Ferguson (Escocês)
Principal Jogador: Cristiano Ronaldo (Meia – Português)
Títulos: 1 Copa Intercontinental, 3 Ligas dos Campeões, 1 Supercopa da UEFA, 17 Campeonatos Ingleses, 11 Copas da Inglaterra, 2 Copas da Liga Inglesa, 17 Supercopas da Inglaterra e 2 Segundas Divisões Inglesas.
- Atual campeão e com o melhor jogador do mundo em atividade, o Manchester entra na Liga dos Campeões 2008/09 como um dos principais favoritos ao título. E o time dos Red Devils é mesmo de se respeitar. Em todas as posições existem craques, e jogar em Old Trafford é um pesadelo para qualquer adversário. Na temporada passada a equipe venceu a maratona de Campeonato Inglês e Liga dos Campeões. A tendência é que dessa vez fique ainda mais difícil.
VILLARREAL
Nome: Villarreal Club de Fútbol
País: Espanha
Cidade: Vila-real
Estádio: El Madrigal (25.000 lugares)
Técnico: Manuel Pellegrini (Chileno)
Principal Jogador: Nihat Kahveci (Atacante – Turco)
Títulos: 2 Copas Intertoto e 1 Terceira Divisão Espanhola.
- Apesar da falta de títulos relevantes, o Submarino Amarelo é uma das equipes que mais crescem no futebol europeu. Nos últimos anos, o clube deixou de ser um desconhecido para se firmar como uma força intermediária da Espanha, inclusive conquistando o vice-campeonato nacional na temporada passada e chegando à semifinal da Liga dos Campeões na sua primeira participação. A fórmula para isso é bem definida. Apostar em jogadores sulamericanos de potencial e formar um time coeso e bem entrosado. Mas a falta de um grande craque pode fazer a diferença nem um torneio de nível elevado.
GRUPO F
BAYERN DE MUNIQUE
Nome: Fussball Club Bayern München
País: Alemanha
Cidade: Munique
Estádio: Allianz Arena (69.901 lugares)
Técnico: Jurgen Klinsmann (Alemão)
Principal Jogador: Luca Toni (Atacante – Italiano)
Títulos: 2 Copas Intercontinentais, 4 Ligas dos Campeões, 1 Copa UEFA, 21 Campeonatos Alemães, 14 Copas da Alemanha, 6 Copas da Liga Alemã e 3 Supercopas da Alemanha.
- Os gigantes bávaros estão de volta à Liga dos Campeões. Depois de passar uma temporada fora da principal competição da Europa, o Bayern retorna com vontade de chegar ao quinto título. E bons jogadores não faltam. No ano passado, para compensar o fiasco em 2006/07, a diretoria da equipe foi às compras e recheou o time de craques. Tudo pensando já no desempenho nessa temporada. O que pode derrubar as bases na Baviera é a falta de experiência do comandante, já que Klinsmann estréia como técnico de clubes no banco do Bayern.
FIORENTINA
Nome: Associazione Calcio Firenze Fiorentina
País: Itália
Cidade: Florença
Estádio: Artemio Franchi (47.282 lugares)
Técnico: Cesare Prandelli (Italiano)
Principal Jogador: Adrian Mutu (Atacante – Romeno)
Títulos: 2 Campeonatos Italianos, 6 Copas da Itália e 1 Supercopa da Itália.
- Outra tradicional equipe que retorna à Liga dos Campeões nesse ano. Depois de falir e renascer das cinzas, a simpática Fiorentina voltou a ser temida na Itália, muito graças ao trabalho do excelente e promissor Cesare Prandelli. Agora é hora da Viola desafiar as grandes forças da Europa novamente. Para azar da equipe, o Grupo F é um dos mais fortes, o que pode pesar no jovem time de Florença.
LYON
Nome: Olympique Lyonnais
País: França
Cidade: Lyon
Estádio: Gerland (41.044 lugares)
Técnico: Claude Puel (Francês)
Principal Jogador: Karim Benzema (Atacante – Francês)
Títulos: 7 Campeonatos Franceses, 4 Copas da França, 1 Copa da Liga Francesa, 7 Supercopas da França, 3 Campeonatos Franceses da Segunda Divisão e 1 Copa Intertoto.
- O problema do Lyon é bem claro. O time se tornou uma força incomparável no cenário francês mas ainda não têm forças para dar o salto e se tornar uma força européia. E isso tem causado problemas no ambiente lionês. Os jogadores que antes formavam um time unido, agora se mostram insatisfeitos e querem logo sair para um time com mais chances de conquistar a Europa. Por isso, a diretoria contratou Claude Puel para comando técnico. Nos últimos anos, ele se destacou por levar o limitadíssimo Lille à Fase de Grupos da Liga dos Campeões apostando na força do conjunto.
STEAUA BUCARESTE
Nome: Fotbal Club Steaua Bucuresti
País: Romênia
Cidade: Bucareste
Estádio: Stadionul Ghencea (27.557 lugares)
Técnico: Marius Lacatus (Romeno)
Principal Jogador: Banel Nicolita (Meia – Romeno)
Títulos: 1 Liga dos Campeões, 1 Supercopa da UEFA, 23 Campeonatos Romenos, 20 Copas da Romênia e 5 Supercopas da Romênia.
- O Steaua está virando freqüentador de carteirinha da Fase de Grupos da Liga dos Campeões. Nessa temporada, apesar de não conseguir a vaga direta, o time eliminou o forte Galatasaray na 3a Preliminar. O problema é que o sorteio não foi muito generoso e o maior campeão romeno caiu em um grupo bem complicado. Mais uma vez, deve ficar pelo caminho ainda na largada da competição.
GRUPO G
ARSENAL
Nome: Arsenal Football Club
País: Inglaterra
Cidade: Londres
Estádio: Emirates Stadium (60.355 lugares)
Técnico: Arsène Wenger (Francês)
Principal Jogador: Cesc Fàbregas (Meia – Espanhol)
Títulos: 13 Campeonatos Ingleses, 10 Copas da Inglaterra, 2 Copas da Liga Inglesa e 12 Supercopas da Inglaterra.
- A juventude do time do Arsenal tem dois lados. É muito legal ver um time rápido e competitivo com uma média de idade tão baixa. Mas na Liga dos Campeões a falta de experiência costuma cobrar um preço alto. Para esse ano, mais uma vez os Gunners preferiram apostar em revelações e não trazer nenhum grande nome. Fica a sensação de que essa política pode ser muito interessante, mas não é suficiente para conquistar a Europa.
DYNAMO DE KIEV
Nome: Football Club Dynamo Kyiv
País: Ucrânia
Cidade: Kiev
Estádio: Lobanovsky (16.900 lugares)
Técnico: Yuri Semin (Russo)
Principal Jogador: Ismael Bangoura (Atacante – Guineano)
Títulos: 1 Supercopa Européia, 12 Campeonatos Ucranianos, 9 Copas da Ucrânia e 3 Supercopas da Ucrânia.
- O Dynamo de Kiev não tem mais a mesma força dos tempos de União Soviética. A equipe agora sofre para superar o Shakhtar Donetsk no cenário nacional. Na Liga dos Campeões é presença certa todo ano, mas sempre dá vexame. No ano passado não somou nenhum ponto. Por causa disso, o técnico Yuri Semin foi contratado para reformular tudo. Uma grande limpa foi feita no elenco, mas isso não deve ser suficiente para transformar o Dynamo em uma força continental.
FENERBAHÇE
Nome: Fenerbahçe Spor Kulübü
País: Turquia
Cidade: Istambul
Estádio: Sukru Saraçoglu (55.000 lugares)
Técnico: Luis Aragonés (Espanhol)
Principal Jogador: Alex (Meia – Brasileiro)
Títulos: 17 Campeonatos Turcos, 4 Copas da Turquia e 1 Supercopa da Turquia.
- O Fenerbahçe fez na temporada passada a melhor campanha de sua história em uma Liga dos Campeões. Mas no Campeonato Turco ficou com o vice-campeonato, o que resultou na saída de Zico. Para o lugar do brasileiro, a diretoria do Fener abriu o bolso e trouxe o técnico campeão da Eurocopa com a Espanha, Luis Aragonés. Jogando no caldeirão do Sukru Saraçoglu é difícil bater os Canários Amarelos, mas fora de casa o time ainda não chega a ser temido.
PORTO
Nome: Futebol Clube do Porto
País: Portugal
Cidade: Cidade do Porto
Estádio: Estádio do Dragão (51.000 lugares)
Técnico: Jesualdo Ferreira (Português)
Principal Jogador: Lucho González (Meia – Argentino)
Títulos: 2 Copas Intercontinentais, 2 Ligas dos Campeões, 1 Copa UEFA, 1 Supercopa Européia, 23 Campeonatos Portugueses, 17 Copas de Portugal e 15 Supercopas de Portugal.
- A equipe que tem o nome mais bonito do futebol mundial quase ficou de fora dessa edição da Liga dos Campeões, mesmo com o título português do ano passado. O Porto foi acusado de manipular resultados de jogos, o que quase eliminou o time da principal competição européia. Mas com a vaga garantida, os Dragões chegam para tentar repetir a surpresa de 2004, quando conquistaram o título. Mas para isso, o Clube das Antas vai precisar de muita força de vontade, já que a maior parte do talento do time, chamado Quaresma, foi embora para Milão.
GRUPO H
BATE BORISOV
Nome: Futbolnyi Klub BATE Borisov
País: Bielorrússia
Cidade: Borisov
Estádio: Haradzki (5.500 lugares)
Técnico: Viktor Goncharenko (Bielorrusso)
Principal Jogador: Gennadi Bliznyuk (Atacante – Bielorrusso)
Títulos: 4 Campeonatos Bielorrussos e 1 Copa da Bielorrússia.
- Mais um estreante alternativo na Liga dos Campeões. E candidatíssimo à pior campanha da competição, já que caiu no grupo mais complicado. No mais, não há muito o que dizer sobre o BATE, apenas que o time é bancado por uma empresa de automóveis da Bielorrússia, que seu técnico é o mais jovem da competição, com apenas 31 anos, e que o time não vai poder jogar no seu estádio devido à capacidade mínima necessária. Os jogos da equipe serão na cidade de Minsk.
JUVENTUS
Nome: Juventus Football Club
País: Itália
Cidade: Turim
Estádio: Olímpico (27.500 lugares)
Técnico: Claudio Ranieri (Italiano)
Principal Jogador: Gianluigi Buffon (Goleiro – Italiano)
Títulos: 2 Copas Intercontinentais, 2 Ligas dos Campeões, 3 Copas UEFA, 2 Supercopas Européias, 27 Campeonatos Italianos, 9 Copas da Itália, 4 Supercopas da Itália, 1 Segunda Divisão Italiana e 1 Copa Intertoto.
- Depois de dois anos, a Velha Senhora está de volta. Rebaixada para a Série B italiana por envolvimento em manipulação de resultados, a Juventus ainda não é a mesma. Mas a camisa bianconera impõe um respeito absurdo nos adversários. Com o melhor goleiro do mundo e um ataque mortal na frente, o ponto fraco da Juve é o meio-campo, onde Nedved centraliza a responsabilidade de armar as jogadas e não é mais um garoto. É favorita à vaga, mas vai ter que suar contra Real Madrid e Zenit para conseguir passar de fase.
REAL MADRID
Nome: Real Madrid Club de Fútbol
País: Espanha
Cidade: Madrid
Estádio: Santiago Bernabéu (80.401 lugares)
Técnico: Bernd Schuster (Alemão)
Principal Jogador: Iker Casillas (Goleiro – Espanhol)
Títulos: 3 Copas Intercontinentais, 9 Ligas dos Campeões, 2 Copas da UEFA, 1 Supercopa da UEFA, 31 Campeonatos Espanhóis, 17 Copas da Espanha e 8 Supercopas da Espanha.
- Faz tempo que o maior vencedor da Liga dos Campeões não brilha na competição. Para acabar com a fama recente de se dar mal no torneio continental, o Real Madrid entra em 2008/09 com uma postura diferente dos anos anteriores. Sem contratar de baciada e praticamente com a mesma equipe do ano passado, os Merengues querem voltar a brilhar no principal campeonato de clubes do planeta. Jogador por jogador, poucos times podem se comparar. O problema é a mentalidade galáctica, que insiste em fazer os madridistas acharem que o time precisa ser um expoente do futebol arte e ofensivista.
ZENIT ST. PETERSBURG
Nome: Futbolny Klub Zenit Sankt-Petersburg
País: Rússia
Cidade: São Petersburgo
Estádio: Petrovsky (21.570 lugares)
Técnico: Dick Advocaat (Holandês)
Principal Jogador: Andrei Arshavin (Meia – Russo)
Títulos: 1 Copa UEFA, 1 Supercopa da UEFA, 1 Campeonato Russo, 1 Copa da Rússia, 1 Copa da Liga Russa e 1 Supercopa da Rússia.
- O Zenit se apresentou para o mundo na temporada passada, conquistando o título da Copa UEFA passando por cima de adversários bem mais qualificados. Além do dinheiro infinito da Gazprom, empresa de gás natural que financia a equipe, o time ainda tem no elenco o excelente Arshavin, que foi cobiçado por meia Europa depois da Eurocopa. Com uma mentalidade de jogo que costuma ser bastante ofensiva, o Zenit tem bala para incomodar qualquer um, mas pode sentir a falta de experiência na competição, ainda mais em um grupo que conta com dois gigantes europeus.
Rafael Porto
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Algumas colocações
Como já faz tempo que não atualizamos, vou colocar algumas considerações, vou falar um pouco de tudo, bem rápido e resumido.
Seleção brasileira depois de uma partida normal, que foi classificada como ótima pela imprensa, volta a decepcionar em casa, diante do último colocado das eliminatórias, a Bolivia. Os bolivianos aplicaram uma marcação implacavel e mereceram o ponto conquistado. a tática de passou do meio de campo, é chute no gol quase deu certo...e Marcelo Moreno, grande jogador, ex cruzeiro quase conseguiu surpreender. O Brasil apresentou um futebol mediocre, sem criatividade nenhuma, e Dunga já deveria ter colocado o time mais pra frente. No lugar do suspenso Gilberto Silva, Hernanes, Anderson, Julio Baptista ou até mesmo Nilmar já de saída. Mas ele insistiu em colocar Lucas, que é um grande jogador, mas tem as mesmas caracteristicas de Josué. Contra o último colocado, a fraca Bolivia, não era melhor ter arriscado mais?
Sorte que a Argentina também empatou, fora de casa diga-se de passagem, mas era favorita contra o Peru.
José Trajano anunciou hoje na ESPN BRasil que a emissora vai transmitir a Copa do brasil 2009. Os Corintianos mais supersticiosos já estão dizendo que a última vez que ESPN transmitiu a competição foi em 2002, ano no qual o clube foi campeão.
A Sportv, cansada de transmitir campeonato Francês, anunciou a transmissão do Campeonato Italiano, ótima notícia para os que acompanham a competição. Sábado terá Roma X Palermo e Inter x Cagliari. a ESPN continua transmitindo também, e a Band é a única emissora aberta que passa o Calcio.
Falando em ESPN e campeonatos europeus, sábado teremos 3 grandes jogos em sequencia. Na Espn Brasil as 8:45 tem Liverpool x Manchester United. As 13:30 tem Manchester city x Chelsea e Na ESPN internacional as 10:55 tem Blackburn x Arsenal.
Acho que por enquanto é isso, vou voltar a frequentar o blog, já que o nosso outro atacante Rafael Porto continua com sua saga de trabalho, 3 turnos por dia. Manhã, tarde e Noite. Grande Porto...assim você vai ficar rico cara!
Pedro Junior.