sexta-feira, 29 de agosto de 2008

UEFA Champions League - Grupos Sorteados!

O sorteio dos grupos da UEFA Champions League 2008/09 aconteceu ontem. Em breve a gente faz por aqui uma análise mais profunda de cada chave, mas por enquanto uma rápida primeira impressão sobre cada grupo.

GRUPO A
Chelsea
Roma
Bordeaux
Cluj

- Vice-campeão em 2007/08, o Chelsea caiu em uma chave teoricamente simples. Os Blues despontam como favoritos no grupo A ao lado da Roma. O Bordeaux corre por fora, com o CFR Cluj, campeão romeno e classificado pelo primeira vez para a LC, como candidato ao último lugar.

GRUPO B
Internazionale
Werder Bremen
Panathinaikos
Anorthosis Famagusta

- Tricampeã italiana, a Internazionale teve bastante sorte. Os nerazzurri caíram em uma chave tranqüila e não devem encontrar tantas dificuldades. A equipe está no grupo B, ao lado de Werder Bremen, Panathinaikos e Anorthosis Famagusta, uma das principais zebras da competição. Aliás, o time cipriota, estreante na fase de grupos da LC, encarará mais um time grego. Na terceira fase preliminar, o Anorthosis Famagusta surpreendeu a eliminar o favorito Olympiacos.

GRUPO C
Barcelona
Sporting
Basel
Shakhtar Donetsk

- Campeão em 2005/06, o Barcelona está no grupo C e não deve encontrar muitos problemas. Os blaugranas aparecem como a principal força, tendo como rivais Sporting, Basel e Shakhtar Donetsk.

GRUPO D
Liverpool
PSV
Olympique de Marselha
Atlético de Madrid

- No grupo D, Liverpool e PSV se reencontram. Na edição passada do torneio, as duas equipes caíram na mesma chave e ambas avançaram para a fase seguinte. Fernando Torres viverá a sensação de encarar seu ex-clube. O atacante terá entre seus adversários o Atlético de Madrid. O Olympique de Marselha também entra com chances.

GRUPO E
Manchester United
Villarreal
Celtic
Aalborg

- Atual campeão, o Manchester United terá alguns conhecidos pela frente. Para começar, um adversário que não lhe traz boas recordações. Os Red Devils encaram o Villarreal, seu algoz em 2005/06. Na época, o clube inglês ficou em último na sua chave, enquanto a equipe espanhola se classificou para as oitavas-de-final. Já em 2007/08, foi a vez de o Manchester United enfrentar o Celtic na fase de grupos. Cada clube venceu uma vez e os dois passaram para as oitavas-de-final. O Aalborg completa a chave.

GRUPO F
Lyon
Bayern de Munique
Steaua Bucareste
Fiorentina

- Em um grupo equilibrado, Lyon, Bayern de Munique, Steaua Bucareste e Fiorentina travam um duelo sem grandes favoritos na chave F. A curiosidade ficará por conta do confronto entre o atacante Luca Toni, do Bayern, contra a equipe na qual brilhou no futebol italiano.

GRUPO G
Arsenal
Porto
Fenerbahçe
Dynamo Kiev

- O Arsenal caiu em uma chave com dois adversários complicados. No grupo G, os Gunners encaram os perigosos Porto e Fenerbahçe, além da eterna galinha morta, o Dynamo Kiev.

GRUPO H
Real Madrid
Juventus
Zenit St. Petersburg
BATE Borisov

- No grupo H, a briga pelas duas vagas para a etapa seguinte promete ser acirrada. O Real Madrid encara Juventus, de volta à LC após duas temporadas. Como se não bastasse, tanto o clube espanhol como o italiano ainda têm a concorrência do Zenit St. Petersburg, atual campeão russo e da Copa Uefa. Para compensar, o BATE Borisov, primeiro time bielorrusso a figurar na fase de grupos, não deve oferecer resistência.

Rafael Porto

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

UEFA Champions League 2008/09 – Jogos de Volta da 3ª Fase Preliminar

Agora é pra valer. As 32 equipes que vão disputar a Fase de Grupos da UEFA Champions League 2008/09 foram conhecidas nesse meio de semana, com os jogos de volta da terceira fase preliminar. Nessa temporada, a Liga dos Campeões terá alguns retornos ilustres, como Juventus, Fiorentina, Bayern de Munique e Atlético de Madrid, além de alguns estreantes bem alternativos, como BATE Borisov, Aalborg, Cluj e Anorthosis Famagusta. Confira como foram as partidas de volta. Em negrito o time classificado e ao lado o resultado do jogo de ida:

Terça-Feira
Artmedia Petrzalka (Eslováquia) 1x1 Juventus (Itália) [0x4]
Wisla Cracóvia (Polônia) 1x0 Barcelona (Espanha) [0x4]
Panathinaikos (Grécia) 1x0 Sparta Praga (República Tcheca) [2x1]
Quarta-Feira
BATE Borisov (Bielorrússia) 1x1 Levski Sofia (Bulgária) [1x0]
Kaunas (Lituânia) 0x2 Aalborg (Dinamarca) [0x2]
Dynamo Kiev (Ucrânia) 4x1 Spartak Moscou (Rússia) [4x1]
Steaua Bucareste (Romênia) 1x0 Galatasaray (Turquia) [2x2]
Fenerbahçe (Turquia) 2x1 Partizan (Sérvia) [2x2]
Basel (Suíça) 2x1 Vitória de Guimarães (Portugal) [0x0]
Atlético de Madrid (Espanha) 4x0 Schalke 04 (Alemanha) [0x1]
Dinamo Zagreb (Croácia) 1x3 Shakhtar Donetsk (Ucrânia) [0x2]
Olympique de Marselha (França) 2x1 Braan (Noruega) [1x0]
Olympiacos (Grécia) 1x0 Anorthosis Famagusta (Chipre) [0x3]
Slavia Praga (República Tcheca) 0x0 Fiorentina (Itália) [0x2]
Arsenal (Inglaterra) 4x0 Twente (Holanda) [2x0]
Liverpool (Inglaterra) 1x0 Stardard Liège (Bélgica) [0x0]

O sorteio da Fase de Grupos acontece nesta quinta-feira, a partir das 13 horas, horário de Brasília. As 32 equipes são divididas em quatro potes, com oito equipes em cada um, sendo definidas pelos resultados no cenário continental nos últimos cinco anos. Confira abaixo em que pote cada equipe vai estar. Cada grupo será formado por uma equipe de cada pote, sendo que a única restrição é com relação a equipes do mesmo país, que só podem se enfrentar nas quartas-de-final.

Pote 1: Manchester United (Inglaterra), Chelsea (Inglaterra), Liverpool (Inglaterra), Barcelona (Espanha), Arsenal (Inglaterra), Lyon (França), Internazionale (Itália) e Real Madrid (Espanha). Pote 2: Bayern de Munique (Alemanha), PSV Eindhoven (Holanda), Villarreal (Espanha), Roma (Itália), Porto (Portugal), Werder Bremen (Alemanha), Sporting (Portugal) e Juventus (Itália).
Pote 3: Olympique de Marselha (França), Zenit Saint Petersburg (Rússia), Steaua Bucareste (Romênia), Panathinaikos (Grécia), Bordeaux (França), Celtic (Escócia), Basel (Suíça) e Fenerbahçe (Turquia).
Pote 4: Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Fiorentina (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Dynamo Kiev (Ucrânia), Cluj (Romênia), Aalborg (Dinamarca), Anorthosis Famagusta (Chipre) e BATE Borisov (Bielorrússia).

Rafael Porto

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Antes tarde do que nunca...

Supercopa da Itália, decidida em partidas única entre Internazionale X Roma. o Jogo disputado em milão terminou em 2x2 com a inter saindo na frente com gol de Muntari. De Rossi empatou para o time da capital. No segundo tempo Balotelli colocou a equipe de Milão em vantagem e nos acréscimos, Vucinic empatou levando a decisão para o tempo extra. Nada de gols e decisão por penaltis. após 5 cobranças de cada time, o brasileiro da Roma Juan cobrou e o também brasileiro goleiro da Inter, Julio Cesar fez a defesa e garantiu o título para seu time. Parabéns Inter, começou a temporada já com um caneco e José Mourinho já mostra que será difícil bater a sua esquadra.




Supercopa da espanha, decidida em duas partidas entre Valencia x Real Madrid. Após perder o primeiro jogo por 3x2, o Real Madrid conseguiu uma vitória fantastica no jogo de volta. Em um jogo histórico, o Valencia abriu logo o placar em Madrid com David Villa, sempre ele. Logo em seguida, Van der Vaart perde a cabeça e em uma entrada violenta recebe cartão vermelho. Com o resultado de 1x0, a equipe visitante termina o primeiro tempo com uma vantagem de dois gols. O segundo tempo começou com tudo e logo aos 3 minutos Van Nistelrooy, sempre ele, empatou de penalti. O próprio Van Nistelrooy foi expulso aos 30 minutos, deixando o time da capital em uma situação complicadissima, mas ao contrário do esperado, o Real virou a partida com Sérgio Ramos. Logo depois De La Red que havia entrado no segundo tempo fez o terceiro para os madridistas. 45 minutos e o argentino Higuain fechou o caixão com o 4º gol. Morientes ainda descontou para o Valencia, mas era tarde. Real Madrid campeão da Supercopa da Espanha. Parabéns pelo título e o Real tem tudo para fazer mais uma bela temporada. Robinho que ficou no banco o jogo todo, foi vaiado pela torcida e não deve permanecer em Madrid.


Pedro Junior

sábado, 16 de agosto de 2008

Começou!

Alguns dos principais campeonatos nacionais da Europa já estão rolando. Por isso, é hora de dar uma olhada nos destaques dessas competições:

Alemanha
A Bundesliga não é exatamente o campeonato mais forte do mundo, mas tem o seu valor. Como sempre, o Bayern é o favorito ao título, mas é necessário dizer que dessa vez os Bávaros não investiram tanto quanto na temporada passada. Com uma das "classes médias" mais equilibradas do futebol mundial, a briga deve ser boa pelas outras duas vagas na Liga dos Campeões (considerando que uma é do Bayern) e pelas vagas na Copa UEFA. Schalke 04, Werder Bremen, Bayer Leverkusen e Hamburg são os principais candidatos.

França
A Ligue 1 não é exatamente o campeonato mais forte do mundo, mas tem seu valor. Como sempre, o Lyon é favorito ao título, mas é necessário dizer que dessa vez os lioneses não estão com essa banca toda. Na temporada passada já ficou claro que o domínio da equipe de Juninho Pernambucano na França já não é tão evidente. Esse ano, três equipes despontam como possíveis rivais do Lyon na briga pelo título: Bordeaux, Paris Saint-Gérmain e Olympique. O Bordeaux mostrou força no ano passado, brigando pela taça até o fim. O PSG parece ter aprendido com os erros do passado, fez boas contratações e espera voltar a brilhar. Já o Marselha só precisa aprender a não ter medo de jogar em casa para conseguir resultados mais expressivos. Na parte de baixo, os tradicionais Monaco e Auxerre tem cara de que vão sofrer.

Inglaterra
A Premier League é exatamente o campeonato mais forte do mundo, mas tem seus problemas. O principal deles é que é praticamente impossível imaginar uma equipe que não seja Manchester United, Chelsea, Liverpool e Arsenal entre os quatro primeiros. Apesar da briga entre essas equipes prometer ser acirrada, isso torna a competição meio previsível demais. Esse ano ainda dá pra apostar no Tottenham, que vem com um técnico vencedor (Juande Ramos) e um time com contratações interessantes. Destaque também para o Chelsea, que com Felipão no comando, vai ter uma cobertura especial da imprensa brasileira. Mas o torneio inteiro é legal de se assistir, já que todas as equipes têm jogadores de qualidade e os belos estádios estão sempre abarrotados de gente.

Rafael Porto

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Copa Uefa - Segunda eliminatória

Em ritmo de pré-temporada, o trio de ataque segue trazendo os resultados das fases eliminatórias das competições européias.

Jogos de ida:

Liepajas Metalurgs/LET 0 x 2 FC Vaslui/ROM
Borac/SER 1 x 0 Lokomotiv Sofia/BUL
Honka/FIN 0 x 0 Viking/NOR
Vojvodina/SER 0 x 0 Hapoel Tel Aviv/ISR
Haka Valkeakoski/FIN 0 x 4 Brondby/DIN
Legia Varsóvia/POL 1 x 2 FC Moscou/RUS
Stuttgart/ALE 2 x 1 Gyor/HUN
Djurgarden/SUE 2 x 1 Rosenborg/NOR
Suduva/LIT 1 x 4 SV Salzburg/AUT
Elfsborg/SUE 2 x 2 St. Patricks/IRL
APOEL Nicosia/CHP 2 x 2 Estrela Vermelha/SER
Litex Lovech/BUL 0 x 0 Hapoel Kiryat Shmona/ISR
Stabaek/NOR 2 x 1 Rennes/FRA
Young Boys/SUI 4 x 1 Debrecen/HUN
AA Gent/BEL 2 x 1 Kalmar/SUE
Hafnarfjordur/ISL 1 x 4 Aston Villa/ING
Liberec/RTC 1 x 2 Zilina/ESQ
FC Copenhagen/DIN 3 x 1 Lillestrom/NOR
Aris Salônica/GRE 1 x 0 Slaven Belupo/CRO
Dnipro D'petrovsk/UCR 3 x 2 Bellinzona/SUI
Maccabi Netanya/ISR 1 x 1 Cherno More Varna/BUL
Zurich/SUI 1 x 1 Sturm Graz/AUT
AEK/GRE 0 x 1 Omonia Nicosia/CHP
Siroki Brijeg/BOS 1 x 2 Besiktas/TUR
Vllaznia/ALB 0 x 3 Napoli/ITA
Braga/POR 1 x 0 Zrinski/BOS
Interblock/ESL 0 x 2 Hertha Berlin/ALE
Lech Poznan/POL 6 x 0 Grasshoppers/SUI
Manchester City/ING 0 x 1 FC Midtjylland/DIN
Queen of the South/ESC 1 x 2 FC Nordsjaelland/DIN
La Coruña/ESP 0 x 0 Hajduk Split/CRO

Manchester City decepcionando em casa...é possível reagir, mas foi um resultado vergonhoso. La Coruña em casa também não passou de um 0x0.
Se a Champions tem alguns times horríveis nas suas primeiras fases, a Uefa então nem se fala...e os times de Segundo escalão dos principais países europeus tem a obrigação de vence-los.
Lembrando que o atual campeão da Uefa é o Zenit, que bateu o poderoso Bayern na final. Zenit que já está garantido na fase de grupos da atual Champions League.

Pedro Junior

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

UEFA Champions League 2008/09 - Jogos de Ida da 3ª Fase Preliminar

Agora a coisa começou a pegar pra valer! Com algumas das principais equipes do mundo entrando na disputa, já dá pra sentir o gostinho da "verdadeira" Champions League, afinal, quem passar por esses confrontos está na Fase de Grupos. As partidas de volta acontecem nos dias 26 e 27 de agosto. O sorteio das chaves acontece já no dia 28. Confira os jogos dessa semana:

Spartak Moscou (Rússia) 1x4 Dynamo Kiev (Ucrânia)
Levski Sofia (Bulgária) 0x1 BATE Borisov (Bielorrússia)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia) 2x0 Dinamo Zagreb (Croácia)
Anorthosis Famagusta (Chipre) 3x0 Olympiacos (Grécia)
Aalborg (Dinamarca) 2x0 Kaunas (Lituânia)
Galatasaray (Turquia) 2x2 Steaua Bucareste (Romênia)
Braan (Noruega) 0x1 Olympique de Marselha (França)
Twente (Holanda) 0x2 Arsenal (Inglaterra)
Juventus (Itália) 4x0 Artmedia Bratislava (Eslováquia)
Schalke 04 (Alemanha) 1x0 Atlético de Madrid (Espanha)
Sparta Praga (República Tcheca) 1x2 Panathinaikos (Grécia)
Partizan (Sérvia) 2x2 Fenerbahçe (Turquia)
Standard Liège (Bélgica) 0x0 Liverpool (Inglaterra)
Vitória de Guimarães (Portugal) 0x0 Basel (Suíça)
Barcelona (Espanha) 4x0 Wisla Cracóvia (Polônia)
Fiorentina (Itália) 2x0 Slavia Praga (República Tcheca)

Rafael Porto

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Brasileirão - Fim do Primeiro Turno

Algumas considerações sobre a primeira metade do Campeonato Brasileiro

- O Grêmio é a maior surpresa da competição. Com um time bem limitado técnicamente e com um treinador fraco (Celso Roth), o Tricolor Gaúcho é a prova da baixa qualidade do Brasileirão.
- Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo têm mais time que o Grêmio, mas colecionam tropeços bobos. Ainda assim, principalmente a dupla paulista, são meus candidatos ao título.
- O Vitória joga um futebol ofensivo, bonito de se ver jogar. Méritos para Vágner Mancini, que encontrou um equilíbrio entre revelações das categorias de base e veteranos sub-aproveitados em outros times. Não deve se segurar lá em cima, mas já está longe do rebaixamento.
- O Flamengo foi a maior vítima da janela de transferências até agora. Renato Augusto, Souza e Marcinho fazem muita falta ao time da Gávea. Mesmo assim, a queda foi brusca demais.
- O Botafogo está subindo. Ney Franco é um técnico muito promissor e faz um trabalho excelente com a base deixada por Cuca.
- O Internacional é uma das decepções da temporada. Com um time muito forte, segue aos trancos e barrancos na competição. D'alessandro não tem uma sequência de bons jogos há 5 anos. Não acho que seja a solução.
- Fluminense e Santos têm bons times e não é difícil imaginar uma reação para fugir do rebaixamento. Já o Vasco precisa se cuidar e lembrar que não tomar gols pode ajudar.

Rafael Porto

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

UEFA Champions League 2008/09 – Jogos de Volta da 2ª Fase Preliminar

Foram disputados no meio dessa semana os jogos de volta da 2a Fase Preliminar da UEFA Champions League 2008/09, a mais importante competição de clubes do planeta. Nessa fase, algumas equipes com alguma relevância já entraram na disputa. E também já ficaram de fora. Rangers e Anderlecht protegonizaram os primeiros vexames da temporada européia e já estão eliminados das competições continentais. É bom lembrar que o Rangers é o atual vice-campeão da Copa UEFA.
Confira como foram os jogos dessa semana. Em negrito a equipe que se classificou e ao lado o resultado do jogo de ida.

A) Kaunas (Lituânia) 2x1 Rangers (Escócia) [0x0]
B) Ventspils (Letônia) 2x1 Brann (Noruega) [0x1]
C) Partizan (Sérvia) 2x0 Inter Baku (Azerbaijão) [1x1]
D) Artmedia Bratislava (Eslováquia) 4x2 Tampere United (Finlândia) [3x1]
E) Rapid Viena (Áustria) 3x1 Anorthosis Famagusta (Chipre) [0x3]
F) Dinamo Zagreb (Croácia) 3x2 Domzale (Eslovênia) [3x0]
G) Dinamo Tbilisi (Geórgia) 0x0 Panathinaikos (Grécia) [0x3]
H) Basel (Suíça) 4x2 IFK Göteborg (Suécia) [1x1]
I) Sparta Praga (República Tcheca) 2x0 Sheriff Tiraspol (Moldávia) [1x0]
J) Dynamo Kiev (Ucrânia) 2x2 Drogheda United (Irlanda) [2x1]
K) BATE Borisov (Bielorrússia) 2x2 Anderlecht (Bélgica) [2x1]
L) Wisla Cracóvia (Polônia) 5x0 Beitar Jerusalém (Israel) [1x2]
M) MTK (Hungria) 0x5 Fenerbahçe (Turquia) [0x2]
N) Modrica (Bósnia e Herzegovina) 1x2 Aalborg (Dinamarca) [0x5]

E os confrontos da 3a Fase Preliminar já foram sorteados. Aqui a coisa já começa a pegar, com alguns gigantes europeus entrando na briga. Quem passar dessa etapa está na milionária Fase de Grupos, enquanto os derrotados vão para a Copa UEFA. Os jogos de ida acontecem na semana que vem, dias 12 e 13 de agosto. As partidas de volta serão nos dias 26 e 27 de agosto. Veja os confrontos.

Anorthosis Famagusta (Chipre) x Olympiacos (Grécia)
Vitória de Guimarães (Portugal) x Basel (Suíça)
Schalke 04 (Alemanha) x Atlético de Madrid (Espanha)
Aalborg (Dinamarca) x Kaunas (Lituânia)
Levski Sofia (Bulgária) x BATE Borisov (Bielorrússia)
Standard Liège (Bélgica) x Liverpool (Inglaterra)
Twente (Holanda) x Arsenal (Inglaterra)
Spartak Moscou (Rússia) x Dynamo Kiev (Ucrânia)
Braan (Noruega) x Olympique de Marselha (França)
Fiorentina (Itália) x Slavia Praga (República Tcheca)
Galatasaray (Turquia) x Steaua Bucareste (Romênia)
Panathinaikos (Grécia) x Sparta Praga (República Tcheca)
Juventus (Itália) x Artmedia Bratislava (Eslováquia)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia) x Dinamo Zagreb (Croácia)
Barcelona (Espanha) x Wisla Cracóvia (Polônia)
Partizan (Sérvia) x Fenerbahçe (Turquia)

E aí, o que achou dos confrontos? Quem passar de Aalborg x Kaunas vai rumo ao título? Juventus e Barcelona terão muitos problemas? Deixe a sua opinião!

Rafael Porto

terça-feira, 5 de agosto de 2008

O novo galático

Rafael Van der Vaart, um dos jogadores mais cobiçados da europa, é merengue. O Real Madrid mais uma vez mostrou sua força e poder de compra e acertou a contratação do meia, que por sinal é um excelente jogador. Acredito que foi um tiro certeiro da equipe da capital espanhola e tenho a ótima impressão que Van der Vaart vai brilhar intensamente. O jogador era pretendido por metade dos clubes do velho continente, mas a sua vontade e o peso da equipe de Madrid falou mais alto. A negociação girou em torno de 13 milhões de Euros ou 31 milhões de reais e o jogador já foi apresentado. O grande nome para essa janela de transferências continua sendo o português candidato a melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo. Na minha opinião eles ainda tentarão levar o garoto do Manchester, mas muitos apostam que a contratação do Holandês foi um plano B, e isso significa uma desistência. Não se surpreendam se em breve pintar também Cristiano Ronaldo em Madrid. Poder de compra o Real já mostrou de sobra que tem.



O que mais me surpreendeu é que dessa vez, por incrível que pareça, o Real Madrid não tem feito loucuras no mercado e tem tentado pelo menos contratar as peças certas, até porque o elenco já é gigantesco, inclusive com jovens jogadores de enorme potencial que não podem ser descartados.

Rafael Van der Vaart, tem tudo pra brilhar intensamente nessa temporada, e agora em um grande clube, poder se tornar um jogador de ainda mais destaque, porque jogar no Hamburgo é muito pouco para um jogador como ele.

Pedro Junior