terça-feira, 19 de abril de 2011

Real Madrid x Barcelona - Jogo um

O primeiro dos quatro jogos entre Real Madrid x Barcelona é o que menos vale. Mesmo que tivesse perdido, o Barcelona dificilmente seria incomodado na conquista do título nacional. Com o empate então o caminho ficou aberto e a diferença de oito pontos continua. O jogo em sí foi bem fraco mesmo, só serviu para a quebra de dois tabus. Messi marcar contra um time dirigido por José Mourinho e Cristiano Ronaldo marcar contra o Barcelona. As equipes voltam a se enfrentar amanhã, em Valencia, pela final da Copa do Rei. Dessa vez não teremos dois times satisfeitos com o empate, é jogo decisivo, um dos dois tem que ganhar.
Na Espanha, a imprensa bate forte em José Mourinho. O português é chamado de covarde e acusado de truncar o jogo. Sou completamente contra essa idéia. Acredito até que o maior vencedor do primeiro clássico foi ele. Na temporada passada conseguiu parar a máquina do Barcelona quando treinava a Inter. Colocou todo mundo pra marcar e encontrou um gol. Até Eto'o marcou o lateral esquerdo do Barça naquele jogo no Camp Nou. Mourinho mais uma vez conseguiu parar o adversário, dessa vez com o grosseiro Pepe no meio. Pepe talvez seja o jogador ideal para executar essa função, só não pode exagerar na violência. Com um árbitro mais rigoroso, é perigoso ser expulso da partida.
O Barcelona jogou como sempre joga, o Real mudou o estilo mas não completamente. Real Madrid de Mourinho ganhou várias partidas jogando no contra ataque. O problema dos merengues nesse primeiro jogo foi o ataque. Ficou claro e provado que Ozil não pode ficar de fora. Para as próximas partidas, espero jogos truncados como esse e considero ainda o Barcelona favorito tanto pro título da Copa quanto para a vaga na final da Champions, mas não duvido mais da capacidade de Mourinho em parar o time catalão. Para o Special One, esse pode ter sido o clássico mais valioso pelas experiências que realizou.

Pedro Junior