Nesse final de semana, mais dois clubes garantiram o título nacional. Na espanha tivemos um campeonato dominado desde o início por Real Madrid e Barcelona. Os dois times andaram sempre lado a lado e a vantagem do Barcelona foi ter vencido o clássico disputado no Santiago Bernabeu, casa do Real. Terminou com apenas um ponto a frente do rival. Guardiola conquistou seu segundo título espanhol em dois anos a frente da equipe. Mesmo com dificuldades por conta da má fase de Ibrahimovic e da lesão de Iniesta, Xavi comandou o meio campo como sempre faz e no ataque Messi brilhou intensamente e terminou a temporada como artilheiro do campeonato. O jovem Pedro coroou um ano absolutamente fantastico onde mostrou-se um jogador rápido e com faro de gol o que o coloca como uma opção da espanha para a Copa do Mundo. O lateral brasileiro Daniel Alves também tem muito o que comemorar pois fez uma temporada muito boa e está confirmado na seleção brasileira que disputa o mundial.Na Itália, tivemos um campeonato que começou com a Inter absolutamente arrasadora, parecendo que ia levar facilmente seu 5º título nacional seguido. Durante a competição, alguns tropeços e abriu espaço para Roma e Milan tentar atrapalhar a caminhada. No final das contas conseguiu voltar a apresentar um ótimo futebol e como dito anteriormente, levou o 5º caneco seguido pra Milão. Alem disso, está na final da Champions League depois de despachar o favoritissimo Barcelona. Com uma zaga absolutamente segura, um meio campo que une força física com criatividade e um ataque rápido e arrasador, a Inter que sempre brilhava na Itália e não conseguia chegar na Champions, encontrou o equilibrio no genial José Mourinho. Contratações muito bem pensadas como Eto'o e Sneijder deram experiência ao já excelente time e o resultado pode ser a triplice coroa (Campeonato Italiano, Taça da Itália e Champions League).
* as duas fotos são do portal globoesporte
Vamos aguardar a final da Champions entre Inter e Bayern para fazer um post a respeito. Parabéns aos campeões e que venha a copa do mundo.
Pedro Junior
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Campeões nacionais na Espanha e Itália
sexta-feira, 14 de maio de 2010
A primeira vez a gente nunca esquece
Lembro quando o Pedro Jr me passou o link deste honrado blog pela primeira vez. Achei interessantíssimo. O que mais me chamou a atenção foi conhecimento sobre futebol europeu e mundial que os colegas apresentavam (e ainda apresentam, óbvio). Na época, pensei: "Nossa, quero entender de futebol europeu e saber analisar como esses caras".
Dois anos depois, o blog andava sem muita atualização e numa mesa de bar, de repente, pinta o convite. "Piu, tá afim de entrar pro trio de ataque?". Aceitei de primeira. Várias idéias surgiram na minha cabeça no exato momento. Espero conseguir colocá-las todas em prática.
E cá estou, escrevendo pela primeira vez para um Blog. E como diz o ditado, "a primeira vez a gente nunca esquece". Espero que apreciem os meus comentários, brincadeiras e informações aqui doravante postadas.
VALEU!
Pedro Piu
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Dunga e a contestada lista
Na última terça-feira tivemos a lista de convocados do técnico dunga para a copa do mundo. sem surpresas como ele mesmo prometia, apenas a inclusão de Grafite no lugar de Adriano, que procurou por muito tempo deixar de ser convocado.
Não podemos discutir que o treinador foi coerente. Como ele mesmo diz, quem roeu o osso, agora quer comer o mignon. Ele passou 4 anos com esses jogadores e não seria justo abandoná-los agora que a Copa do mundo vai começar. Inclusive os números falam exatamente isso. Se o futebol não é vistoso, não podemos reclamar dos resultados obtidos.
Vamos fazer uma análise dos convocados. Posição por posição.
Goleiros:
PJ - Julio Cesar indiscutível. Temporada impecável tanto na seleção quanto no clube. Os reservas não me interessam muito pois imagino que não serão necessários. Estamos muito bem servidos nessa posição
RP - Julio César é um dos poucos da Seleção Brasileira que ninguém contesta. É um dos melhores do mundo hoje. Gomes terminou a temporada muito bem no Tottenham e mereceu a convocação. Mas o Doni, reserva da Roma e eternamente criticado por onde passou, poderia ter sido deixado de fora. O Victor, do Grêmio, já provou que tem mais capacidade que ele.
Laterais:
PJ - Maicon é o títular absoluto da lateral direita, mas como tirar o excelente Dani Alves? Dunga já notou isso e andou fazendo uma dobradinha com os dois jogando do mesmo lado. Ótimas opções. O lado esquerdo sempre foi o grande mistério, muita gente passou e não ficou, Gilberto foi resgatado não sei porque...eu não levaria e o Michel Bastos parece que agradou na chance que teve. Jogou muito bem no Lyon mas talvez tivessemos melhores opções para o lado esquerdo. Setor carente da seleção
RP - Na direita, o Brasil está muito bem servido. Maicon é um leão e peça fundamental da Inter de Milão. Daniel Alves também é importantíssimo no Barcelona e poderia até ser titular da Seleção no meio-de-campo ou na lateral-esquerda. Do outro lado, os problemas são maiores. Michel Bastos é um jogador apenas regular e Gilberto também não inspira maior confiança. A
convocação dos dois parece ter sido motivada pela falta de melhores opções.
Zagueiros:
PJ - Lucio é um verdadeiro monstro. Já provou em todos os lugares que jogou que é realmente
fantastico. Marca qualquer jogador, não se intimida com adversário "famoso" e vai bem no
ataque. Juan é sempre tranquilo, passa muita confiança. É o ponto forte dessa seleção. Luisão é
um ótimo reserva e Thiago Silva merece MUITO estar na Copa. É o futuro da nossa zaga.
RP - Diferente do que aconteceu em outras gerações, essa Seleção Brasileira parece se destacar
mais pela defesa. Além de um belo goleiro e de um forte lado esquerdo, também temos uma zaga de respeito. Lúcio se firmou não só como um grande zagueiro, mas também como um líder dentro de campo. Juan sempre foi discreto e efetivo na medida certa. Entre os reservas, o sempre regular Luisão e o excelente Thiago Silva, que deve ter vida longa na Seleção pela qualidade que tem.
Volantes:
PJ - Felipe Melo teve uma temporada péssima na Juventus e Gilberto Silva está escondido no
futebol Grego. Todos desconfiamos dessa dupla mas até agora mostraram sempre um bom futebol. Torço para que continuem assim durante a Copa. São tantos volantes que se precisarmos atacar vai ficar dificil. Ramires é uma ótima opção pela versatilidade, mesmo caso de Elano que na seleção de Dunga transforma-se em Meia. Esses dois ainda atacam com frequencia. Já Josué, que não apresenta o mesmo futebol dos tempos de São Paulo, é a minha maior pergunta com relação a essa convocação.
RP - É a posição favorita do Dunga. Até por isso ele preferiu levar vários jogadores de marcação no meio de campo, deixando os armadores de lado. O treinador parece confiar na segurança dos volantes, que poderiam deixar os atacantes e meias ofensivos mais livres. Para essa função importante, chamou Gilberto Silva, que se não é mais um jogador que encha os olhos, pelo menos tem experiência. Felipe Melo fez bons jogos pela Seleção, mas teve uma temporada fraca na Juventus e continua mostrando um temperamento difícil de ser controlado. Josué é um dos nomes mais contestados no time, até porque nunca mostrou na Seleção o futebol que o consagrou quando estava no São Paulo. E Ramires pode ser uma boa surpresa entre os reservas, já que alia qualidade na marcação com velocidade na saída para o ataque.
Meias:
PJ - Todos concordam que dependemos muito do Kaka. Intocavel nesse time é a esperança de criação de jogadas. Nunca foi um de dar show de habilidade, mas é incrivelmente eficaz. Chega no ataque com muita força e dependemos muito da forma física que chegará na Africa do Sul. Seu reserva imediato é Julio Baptista. Tem a confiança do treinador mas não consegue jogar nem na Roma. A pergunta que todos se fazem é no caso de uma possivel lesão de Kaka, o que faremos? Eu esperava mais um meia convocado mas infelizmente não tivemos. Completando a meia, temos Elano. Citei ele como volante mas é na meia que ele joga. É outro que conta com a confiança plena do técnico e realmente as vezes consegue acabar com algumas partidas, outras passa sem ser notado. Ponto forte é a bola parada. Completando as opções o contestado Kleberson. Brilhou em 2002 e é reserva em seu clube em 2010. Quando surgia novamente com um bom futebol, teve uma lesão que atrapalhou. Já provou que é bom, tem recursos....precisa provar que é de nível de seleção brasileira.
RP - Elano nunca foi um craque, mas na Seleção de Dunga sempre mostrou vontade dentro de campo. A possibilidade de atuar em várias posições também ajudou na convocação. Julio Baptista não tem tido uma sequencia de jogos na Roma e não parece capaz de dar gás novo à equipe caso entre em um jogo difícil. Kleberson tem tido dificuldades até no Flamengo, o que o torna um dos nomes de difícil aceitação na lista de convocados. Já pelos pés de Kaká passa o sucesso do Brasil na Copa do Mundo. Se o meia do Real Madrid conseguir jogar o seu futebol plenamente, a Seleção pode respirar aliviada. Caso não encontre o melhor jogo ou sinta alguma lesão, o Brasil pode se preparar para sofrer. Kaká é o único fora de série da Seleção, mas também é o único sem um reserva respeitável.
Ataque:
PJ - Luis Fabiano superou a desconfiança e tornou-se incontestável no ataque. Uma série de lesoes atrapalhou o inicio de ano, mas espero que chegue inteiro ao mundial pois é a referência
do ataque. Robinho é o homem de Dunga. Jogou quase todos os jogos desde que o treinador assumiu a seleção. Seu sonho é ser o melhor do mundo mas não consegue ser protagonista por onde passa. Nem no Santos onde está emprestado pelo modesto Manchester City. Na seleção sempre mostra muita vontade e normalmente consegue manter um bom nivel de jogo. Esse é o ataque títular. Nilmar é uma ótima opção de banco, já mostrou várias vezes inclusive na própria seleção. Não é corpudo como alguns defendem, mas é muito rápido e tem o faro do gol. Grafite surgiu de última hora e não conta com a confiança dos torcedores. Realmente não é o seu melhor momento, mas o que vem fazendo na Alemanha o credenciava para uma vaga nesse ataque, até porque jogadores muito piores já tiveram uma chance. Podia ter entrado no grupo antes, para ser testado mais vezes em amistosos e eliminatória, mas chegou de última hora, graças a vida bandida que Adriano leva.
RP - Luis Fabiano foi o camisa 9 perfeito para o Brasil durante o comando de Dunga. Fez gols
importantes e nunca fugiu da responsabilidade. Uma temporada mediana no Sevilla até levanta
algumas suspeitas, mas mesmo nos piores momentos de clube, ele sempre correspondeu na Seleção. Robinho não é o craque que todos (inclusive ele) acreditam que seja, mas tem condições de ser útil ao time e tem momentos de brilhantismo que podem até decidir uma partida. Nilmar é um jogador que oscila muito entre bons jogos e atuações apagadas, mas tem uma média ótima de gols na Seleção e uma velocidade que pode ser um ingrediente importante. E Grafite foi a grande surpresa da convocação. Foi pouco testado no time e não se sabe como vai responder em um momento de maior pressão. Mas tem faro de gol e vai ser um substituto à altura de Luis Fabiano.
Muita reclamação, muita crítica ao técnico Dunga, mas agora não tem mais volta. O que está feito, está feito. É com isso que vamos tentar o Hexa na primeira copa do continente africano. Se não temos a melhor das seleções, temos um time que promete muita entrega e luta até o final. Já vencemos em 94 desta forma, inclusive com ele dentro de campo. Vamos esperar pra ver o que
acontece e torcer como sempre fazemos.
Destaque para as convocações da Espanha, Holanda e Alemanha. Talvez vire post em breve. Por
enquanto é isso, e haaaaaja coração amigo. Copa do mundo é copa do mundo.
Pedro Junior
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Mais uma vez em casa
Voltando ao blog, após uma tristeza pessoal. Mais uma vez o Corinthians foi eliminado da Libertadores em casa, mas dessa vez pelo menos teve festa, não teve vergonha após o jogo. Como retorno, vou reproduzir um texto por aqui.
Grandeza com recibo
O Corinthians saiu da Libertadores, de novo. Como sempre, a euforia terminou em casa, diante da torcida, que fez sua parte, encheu a casa e voltou triste. O Corinthians é um time que tradicionalmente perde na Libertadores, é fato.
Mas, como deu pra notar hoje, e de forma que jamais havia visto em toda minha vida, é o time que mais “incomoda” no país.
Palmeirenses, sãopaulinos, santistas, cruzeirenses, atleticanos, gremistas, colorados, até alguns cariocas. Todos torciam pelo Flamengo, outro gigante com alto índice de rejeição, sem a menor cerimônia.
Isso pra muitos é tido como “time odiado”, só.
Mas, ainda assim, é um baita recibo de grandeza.
A festa que fizeram na cidade quando o Flamengo fez o gol parecia um jogo de Copa do Mundo. E isso só acontece com o Corinthians.
Na mesma proporção, não existe. Nem com Palmeiras rebaixado, SPFC eliminado, nada!
É o time que mais incomoda, o que mais causa raiva, e evidentemente o que mais se prova gigante sem ter que mover uma palha.
O Corinthians consegue ser grande pelos seus méritos e, quando não, pela reação dos outros.
Hoje, no Pacaembu, fez um primeiro tempo fantástico. Sua torcida deu um show, apoiou, encheu a casa, fez festa com o que tinha, já que em SP não entra bandeiras e nem nada.
O time tentou, mas do outro lado tinha outro time. Não existe “perder pra si mesmo”. Isso é raro. E não foi o caso.
Ao final, a temida Fiel não quebrou nada. Aplaudiu, porque viu que houve entrega e esforço. Não deu, como no futebol sempre “não dará” pra um dos lados.
Muitos passarão a semana questionando tudo no Corinthians. Tudo aquilo que não seria questionado se um chute do Love tivesse ido na trave. Não concordo com isso.
Fez ótima campanha, mas pegou um time digno de final logo nas oitavas, ironicamente por incompetencia deste mesmo rival na primeira fase.
Se desmontado, não ganha nada com isso.
Se mantido, o trabalho renderá frutos.
O Corintiano mente pra si mesmo quando diz que “não tá nem ai pra Libertadores”. Como os demais mentem quando dizem “nem ligar pro Corinthians ganhar”.
A vontade do corintiano pelo torneio é tamanha que no dia que acontecer, e acontecerá, veremos a maior festa da história do futebol brasileiro no que diz respeito a um clube. Não tenho dúvida, e quero estar vivo pra ver.
E o medo disso acontecer é tamanho que gera tudo que gerou esta eliminação.
Rivais felizes, corintianos tristes.
Mas é o futebol.
Dormir triste é parte do jogo. Dormir irritado ou revoltado é que não faz parte de nada disso.
Se voltou pra casa apenas triste, tenha certeza: Seu time honrou a camisa.
E isso basta.
Amanhã tem jogo, ano que vem tem mais, e nada vai mudar.
O Corinthians perdeu, está fora, será cobrado e gozado por isso.
Mas que passaram um recibo gigante hoje, passaram!
abs,
RicaPerrone
Agora vamos curtir essa ressaca, sem perder o bom humor.
Pedro Junior