quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Novidades na seleção

Nunca fui fã do Dunga. Mas os resultados que ele obteve não podemos contestar. Nem sempre a seleção joga um futebol bonito que todo mundo espera, mas vem conseguindo alcançar os objetivos. Agora uma coisa eu realmente não consigo entender. O técnico Dunga convoca jogadores completamente desconhecidos e duvidosos. Quem não lembra de Afonso Alves? É o grande exemplo de aposta errada e injustiça com outros jogadores.

Com a vaga na próxima copa assegurada, ele resolveu fazer algumas experiências...até então nada de errado. Deixou os jogadores "nacionais" de fora por estarem na reta final do brasileirão. Então ele chamou Fabio Aurélio do Liverpool, Michel Bastos do Lyon, Carlos Eduardo do Hoffenheim e Hulk do Porto. Vamos por ordem:

Fábio Aurélio. Já está jogando na europa a muito tempo mas nunca tinha sido brilhante. Encontrou seu grande futebol da época de São Paulo quando mudou-se para a Inglaterra. Boatos dão conta que já seria convocado antes, mas machucou o joelho sozinho em casa. Sobre ele, eu acho que a convocação é mais do que justa...até porque essa posição anda muito carente.

Michel Bastos. Grande temporada passada na frança e começou muito bem essa temporada em seu novo time. Tá em ótima fase, e acho que merece a chance sim. Na época que passou aqui por Curitiba, no atlético pr, teve problemas com balada...parece que isso é passado, se for mesmo...vai longe. Dificil ir pra Copa, mas vale a pena ser testado.

Carlos Eduardo. Fez um excelente campeonato alemão com seu time. Agora será que o Diego da Juventus não mereceria uma chance? Existem muitos jogadores dessa posição que talvez estejam em melhor fase do que ele. Diego é apenas um exemplo. Comeu a bola na Alemanha e começou muito bem na Itália. Abre o olho, Dunga.

Hulk. Nada contra esse jogador. É bom, forte, fazedor de gols...mas é o mesmo exemplo do anterior. Se o grafite não merece mais do que ele, eu não sei o que é futebol. Sem contar outros concorrentes. É o nome mais inexplicável da última convocação.

Concordo com o Dunga na teoria de que, quem roeu osso até agora, merece comer mignon que é a chance de ir pra Copa...mas algumas vagas estão abertas e existem melhores opções do que essas últimas que foram escolhidas.

Pedro Junior

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Eliminatórias européias para a Copa do Mundo

A fifa realizou nessa segunda-feira o sorteio da repescagem das eliminatórias européias para a copa do mundo. Não quero nem entrar no mérito da fórmula de disputa, mas classificar-se para o mundial na europa é muito mais dificil do que na América do Sul por exemplo. Enfim vamos aos confrontos:

França(9) x Irlanda(34)
Rússia(12) x Eslovênia(49)
Grécia(16) x Ucrânia(22)
Portugal(10) x Bósnia(42)

Entre parenteses, a posição das seleções no ranking da Fifa.

Vamos por partes. A França já faz algum tempo que não apresenta um grande futebol...e a Irlanda é bem complicadinha. Podemos ter uma surpresa nesse confronto.

Nada contra a Eslovênia, conseguiu um grande segundo lugar no seu grupo...mas a Rússia não pode ficar fora dessa copa. Arshavin e seus companheiros têm tudo pra carimbar a vaga.

Grécia e Ucrânia, sinceramente pra mim é um jogo aberto. Vou torcer pela Ucrânia só por causa do Shevchenko. Não tenho palpite, apenas vou torcer.

Gostaria que Portugal ficasse fora da copa. Apesar do Cronaldo merecer, os outros não merecem. Futebol limitado e a Bósnia fez uma ótima campanha. Acho dificil, mas vou torcer pra Bósnia.

Abaixo, a lista dos países já classificados para a Copa do Mundo 2010:

América do Norte e Central - EUA, México e Honduras

América do Sul - Brasil, Paraguai, Chile e Argentina

Ásia - Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão e Austrália (sim, a Austrália disputa as eliminatórias asiaticas)

África - Costa do Marfim, Gana e África do Sul(País Sede)

Europa - Inglaterra, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Suíça, Sérvia, Itália, Espanha e Eslováquia

Oceania - Não tem nenhuma vaga direta, só via repescagem

E a notícia de última hora...Joel Santana foi demitido da África do Sul. Após perder 8 dos 9 últimos jogos, ele não suportou a pressão. O Preferido para (re)assumir a vaga é Carlos Alberto Parreira.

Pedro Junior