Hoje o assunto é o Campeonato Brasileiro 2009. Mais uma edição iniciou-se no último final de semana, e com uma rodada de atraso, aqui estamos para fazer o nosso Guia Brasileirão Trio de Ataque. Como no ano passado, vamos por ordem alfabética.
Atlético MG
O estadual iludiu muito a torcida, passou por cima dos adversários e na final, único jogo que realmente valia alguma coisa, levou um passeio do maior rival e mostrou muitas fraquezas. Já eliminado na Copa Do Brasil, trocou de treinador na semana da estréia
Destaque: Diego Tardelli - se encontrou e desandou a fazer gol, como sempre faz sob comando do técnico Leão.
Expectativa: Copa Sul Americana
Atlético PR
Ganhou o estadual por um regulamento completamente confuso e pela incompetência do rival Coritiba. Apesar de levar o caneco não apresentou um futebol decente em nenhum momento. Pelo destaque já temos noção do nível do elenco e sem dinheiro para reforços, a esperança é a categoria de base e o apoio da torcida.
Destaque: Rafael Moura - Muito elogiado pela luta e vem sendo decisivo principalmente nas bolas aéreas.
Expectativa: Lutar contra o rebaixamento e consequentemente uma vaga na Sul Americana
Avaí
Apostou e manteve a base que subiu para a série A no ano passado. Apesar do entrosamento de bastante tempo, fez um estadual irregular, mas acabou levando o caneco. A falta de jogadores decisivos pode pesar muito no equilibrio da Série A.
Destaque: Marquinhos - Com passagem por vários clubes brasileiros e até futebol alemão, o jogador dita o ritmo do meio campo da equipe.
Expectativa: Fugir contra o rebaixamento
Barueri
A falta de torcida e o elenco limitado podem fazer do time da prefeitura a edição 2009 do Ipatinga. Vai sempre andar pela parte de baixo da tabela e não tem muita expectativa dentro do campeonato. É lutar para sobreviver
Destaque: Pedrão - Artilheiro do campeonato paulista, talvez seja o único jogador significante do time.
Expectativa: Fugir desesperadamente do rebaixamento
Botafogo
Apesar do bom estadual, o time fraquejou nas finais e ficou sem a taça do Rio De Janeiro. Depende muito de 2 jogadores, e não tem elenco para uma competição tão longa. Apesar do bom trabalho do técnico Ney Franco, a falta de recursos pode tirar alguns atletas durante a competição, o que atrapalharia bastante o desempenho no campeonato.
Destaque: Maicossuel - Encontrou o bom futebol depois de passagens apagadas por Flamengo e Cruzeiro
Expectativa: Copa Sul Americana com sonho distante na Libertadores
Corinthians
Manteve o time montado no ano passado que chegou a final da Copa do Brasil e sobrou na série B. Com bons reforços e a força do camisa 9 ganhou o estadual invicto e é favorito ao título nacional. Com Ronaldo feliz e sem lesões não tem como não colocar o time nas cabeças, mas essa dependencia pode ser prejudicial em alguns momentos.
Destaque: Ronaldo - Muito acima dos concorrentes, se não se lesionar deve brilhar intensamente
Expectativa: Vaga na libertadores e sonho com o título
Coritiba
Não conseguiu vencer o estadual apesar de mostrar mais futebol que o rival. O time parece seguro o suficiente pra ficar longe do rebaixamento, mas fraco demais para lutar por algo mais relevante. Deve fazer apenas figuração no ano do centenário
Destaque: Marcelinho Paraíba - Jogador experiente com passagens pelo futebol internacional, encontrou o bom futebol jogando no meio campo
Expectativa: Copa Sul Americana
Cruzeiro
Fez um estadual tranquilo, na decisão passou por cima do rival e vem muito bem na libertadores. Mesma base do ano passado e um ótimo time. Tem um elenco de bom nível mas tem tradição de vender muito durante a competição. Se conseguir manter o time até o final é candidato a levar o campeonato. Tem que cuidar também da cabeça do atacante Kleber que vem jogando muita bola mas é muito nervosinho.
Destaque: Ramires - saído do JEC, o jovem já apresenta um bom futebol desde o ano passado. Já merece inclusive vaga na seleção do Sr. Dunga
Expectativa: Luta pelo título
Flamengo
Campeão estadual de novo, oba-oba de novo. O Flamengo sempre se empolga com o Carioca e no Brasileiro vê que o buraco é mais embaixo. Adriano pode fazer a diferença, mas só se o time conseguir segurar Juan, Léo Moura e Ibson, o que é difícil com a pindaíba financeira. Sozinho, não há Imperador que resolva.
Destaque: Adriano - Ainda não se sabe quando entra em campo, mas tem futebol muito superior aos adversários. Nível europeu, mas precisa parar com a vida loka
Expectativa: Luta por uma vaga na Libertadores
Fluminense
Fez vergonha no campeonato carioca mas no papel tem um time muito bom principalmente do meio pra frente. Thiago Neves não deve ficar por muito tempo já que seu contrato de emprestimo está próximo do fim. Se o treinador Parreira acertar as partes deficientes, e fizer o ataque jogar o que pode, o Fluminense pode sonhar mais alto. Mas precisa se reforçar principalmente nas laterais e trazer no mínimo um volante.
Destaque: Fred - Outro "europeu" que retornou, seu futebol vem crescendo após uma lesão na chegada. Deve brigar pela artilharia do campeonato
Expectativa: Luta por uma vaga na libertadores
Goiás
Levantou o caneco do campeonato Goiano mais uma vez, mas no ano passado só jogou um turno. Se começar bem e não esperar a situação ficar crítica, pode fazer um campeonato tranquilo. O grande mérito foi ter segurado o ótimo lateral direito Vitor, mas é muito pouco para sonhos mais altos
Destaque: Iarley - Apesar da idade, é oportunista e pode decidir muitos jogos
Expectativa: Copa Sul Americana
Grêmio
Fez feio no estadual, talvez por priorizar demais a Libertadores, onde foi o melhor de todos os times da primeira fase. Tá acertando um estilo de jogo bem gaúcho, com uma defesa bem forte e marcação pegada. Maxi Lopes está se acertando e Souza vem jogando muita bola no meio campo.
Destaque: Tcheco - Capitão da equipe, muito forte nas bolas paradas e alimenta bem o ataque.
Expectativa: Luta por uma vaga na libertadores
Inter
Melhor time do Brasil até o momento, joga pra frente e marca muito forte. Sobrou no estadual, vem bem na Copa do Brasil e é uma máquina de fazer gols. Zagueiros muito fortes e que chegam bem no ataque, volantes idem e um meio campo e ataque infernais. Time veloz e muito forte fisicamente, o Inter é o time a ser batido.
Destaque: Nilmar - Depois de todos os problemas no joelho, voltou a voar em campo
Expectativa: Ataque ao título
Nautico
Não fez um bom estadual e precisa se reforçar se quiser permanecer na série A. Deve passar o campeonato sofrendo na parte de baixo, para desespero da calorosa torcida nordestina, um dos únicos pontos positivos do time.
Destaque: Carlinhos Bala - Após ótima passagem pelo rival Sport, ainda não conseguiu repetir as atuações
Expectativa: Luta contra o rebaixamento
Palmeiras
Começou o ano desacreditado e fazendo vergonha, mas sobrou na primeira fase do estadual com o garoto Keirrison iluminado. Conseguiu uma classificação improvavel na libertadores e tem Vanderlei Luxemburgo, um treinador tradicionalmente bom em pontos corridos. Do meio pra frente é uma equipe interessante, mas a defesa deixa a desejar e tira o sono da torcida.
Destaque: Keirrison - Revelação do Coritiba, chegou marcando muitos gols. Vai brigar pela artilharia do campeonato
Expectativa: Luta pela libertadores
Santo André
Elenco limitadissimo e contando com Gustavo Nery, o que é sempre um perigo e um ponto negativo. Marcelinho Carioca pode fazer a diferença com um toque de classe no meio campo e nas bolas paradas, mas não é mais menino pra segurar a bomba sozinho. Precisa de reforços pra surpreender e não sofrer até dezembro
Destaque: Marcelinho Carioca - Ainda consegue se destacar no futebol brasileiro, mas a idade avançada prejudica um pouco.
Expectativa: Luta contra o rebaixamento
Santos
Vagner Mancini está conseguindo arrumar um time aparentemente sem solução. Neymar, Kleber Pereira e Madson fazer uma boa linha de frente, mas apenas Kleber Pereira coloca a bola na rede. Essa dependencia pode ser prejudicial para o time. Elenco limitado, não parece que vá brigar por muita coisa dentro do campeonato
Destaque: Madson - Muita velocidade, vem jogando muito bem na equipe santista mas precisa melhorar a finalização
Expectativa: Vaga na Copa Sul Americana
São Paulo
Como atual Tri-campeão do Brasileiro, não dá pra descartar a equipe do Morumbi. A base do time é a mesma com pequenas mudanças. Nos anos anteriores, Muricy Ramalho só conseguiu fazer o time engrenar do meio do ano pra frente, nada impede que isso aconteça novamente, principalmente com a equipe disputando a libertadores. Não levou o estadual, mas ainda assim tem um dos melhores times do país. Pode sentir a falta do Goleiro e capitão Rogerio Ceni, ainda mais que Bosco não passa a menor segurança.
Destaque: Hernanes - Jogador moderno, pode atuar como volante ou como armador...vem sendo utilizado mais a frente atualmente.
Expectativa: Luta pelo título
Sport
Sobrou no campeonato estadual, mas não é parametro nenhum. Um bom time, muito bem arrumado pelo técnico Nelsinho Baptista mas um elenco que talvez não aguente uma competição tão longa. Cresce muito jogando na ilha do retiro e não deve passar por nenhum problema em relação ao rebaixamento.
Destaque: Ciro - Jovem revelação, o atacante é muito rápido e finaliza bem. Precisa cuidar do temperamento
Expectativa: Vaga na Sul Americana
Vitoria
Ano passado conseguiu fazer um bom campeonato brasileiro sob o comando do então técnico Vagner Mancini. Com vários jogadores revelados, vendeu os destaques e esse ano não parece que vá repetir a boa campanha. Ramon e Jackson, aqueles, comandam o meio campo do time e Neto Baiano é o matador.
Destaque: Ramon - Maestro do meio campo, a idade pode pesar contra ele.
Expectativa: Luta contra o rebaixamento e vaga na Copa Sul Americana